“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de abr. de 2020

PAPA PIO VII - Arte Tumular - 1515 - Saint Peter's Basilica Vatican City












Precedido por
Pio VI
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

251.º
Sucedido por
Leão XII




ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore de formato retangular com um portal central onde esta o corpo do Papa. Sobre esse conjunto ricamente decorado com a escultura de dois anjos suportando o brasão papal, que por dua vez suporta uma escultura quase em tamanho natural do pontífice sentado num trono, trajando a indumentária papal. Ladeado por dois anjos, um de cada lado representando os guardiães do templo na altura do portal. Do lado do Papa outros dois anjos alados acompanham a decoração. Todo o complexo escultórico e envolvido por uma serie de colunas em forma de arcos e aplicações de diversos tipos  mármores completando a decoração


Local - Saint Peter's Basilica Vatican City
Fotos- Wikipedia, FindaGrave
Descrição tumular- Helio Rubiales
Servo de Deus
Pio VII
O.S.B.
Papa da Igreja Católica
251° Papa da Igreja Católica
Atividade Eclesiástica
OrdemOrdem de São Bento
DioceseDiocese de Roma
Eleição14 de março de 1800
Entronização21 de março de 1800
Fim do pontificado20 de agosto de 1823 (23 anos)
PredecessorPio VI
SucessorLeão XII
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral21 de setembro de 1765
Nomeação episcopal16 de dezembro de 1782
Ordenação episcopal21 de dezembro de 1782
por Dom Francesco Saverio Cardeal de Zelada
Nomeado arcebispo14 de março de 1800
Cardinalato
Criação14 de fevereiro de 1785
por Papa Pio VI
OrdemCardeal-presbítero
TítuloSão Calisto
Papado
Brasão
C o a Pio VII.svg
LemaAquila Rapax ("Águia Rapaz")[1]
ConsistórioConsistórios de Pio VII
Dados pessoais
Nascimento14 de agosto de 1742
CesenaEmília-RomanhaItália
Morte20 de agosto de 1823 (81 anos)
Roma
NacionalidadeItaliano
Nome nascimentoBarnaba Niccolò Maria Luigi Chiaramonti
Nome religiosoDom Gregório Chiaramonti
ProgenitoresMãe: Giovanna Coronata Ghini (1713-1777)
Pai: Scipione Chiaramonti (1698-1750)
Títulos anteriores-Abade da Basílica de São Paulo Extramuros (1775-1782)
-Bispo da Tivoli (1782-1785)
-Bispo da Imola (1785-1816)
SepulturaBasílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas


PERSONAGEM
Papa Pio VII O.S.B. (Cesena, 14 de agosto de 1742 — Vaticano, 20 de agosto de 1823), nascido como Barnaba Niccolò Maria Luigi Chiaramonti, foi Papa de 14 de março de 1800 até à data da sua morte. Era Monge Beneditino, tendo tomado o nome de Dom Gregório Chiaramonti O.S.B..
Morreu aos 81 anos.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Barnaba Niccolò Maria Luigi Chiaramonti nasceu em Cesena em 1742, filho mais novo do conde Scipione Chiaramonti (30 de abril de 1698 - 13 de setembro de 1750). Sua mãe, Giovanna Coronata (m. 22 de novembro de 1777), era filha do marquês Ghini; através dela, o futuro Papa Pio VII foi relacionada com a Braschi família de Pio VI após o casamento em 10 de novembro de 1713. [carece de fontes?] Embora sua família era de status de nobre, não eram ricos, mas em vez disso, eram de estoque de classe média.

Seus avós maternos eram Barnaba Eufrasio Ghini e Isabella de 'conti Aguselli. Seus avós paternos foram Giacinto Chiaramonti (1673-1725) e Ottavia Maria Altini; seus bisavós paternos foram Scipione Chiaramonti (1642-1677) e Ottavia Maria Aldini. Seus bisavós paternos foram Chiaramonte Chiaramonti e Polissena Marescalchi.

Seus irmãos eram Giacinto Ignazio (19 de setembro de 1731 - 7 de junho de 1805), Tommaso (19 de dezembro de 1732 - 8 de dezembro de 1799) e Ottavia (1 de junho de 1738 - 7 de maio de 1814). 

Como seus irmãos, ele frequentou o Collegio dei Nobili em Ravenna, mas decidiu ingressar na Ordem de São Bento aos 14 anos, em 2 de outubro de 1756, como noviço na Abadia de Santa Maria del Monte, em Cesena. Dois anos depois, em 20 de agosto de 1758, ele se tornou um membro professo e assumiu o nome de Gregório . Ele ensinou em faculdades beneditinos em Parma e Roma, e foi ordenado um sacerdote em 21 de setembro de 1765.

ELEIÇÃO
Após a morte do Papa Pio VI, na época praticamente prisioneiro da França, em Valence em 1799, o conclave para eleger seu sucessor reuniu-se em 30 de novembro de 1799 no mosteiro beneditino de San Giorgio em Veneza. Havia três candidatos principais, dois dos quais se mostraram inaceitáveis ​​para os Habsburgos , cujo candidato, Alessandro Mattei, não conseguiu votos suficientes. No entanto, Carlo Bellisomi também era candidato, embora não fosse favorecido pelos cardeais austríacos; um "veto virtual" foi imposto contra ele em nome de Francisco II e realizado pelo cardeal Franziskus Herzan von Harras .

Após vários meses de impasse, Jean-Sifrein Maury propôs Chiaramonti como candidato a compromisso. Em 14 de março de 1800, Chiaramonti foi eleito papa, certamente não a escolha dos oponentes obstinados da Revolução Francesa, e tomou como seu nome pontifício Pio VII em homenagem ao seu antecessor imediato.] Ele foi coroado em 21 de marçoo em uma cerimônia bastante incomum, usando uma tiara papal -machê enquanto os franceses haviam apreendido as tiaras seguradas pela Santa Sé ao ocupar Roma e forçar Pio VI ao exílio. Ele então partiu para Roma, navegando em um navio austríaco que mal podia navegar, o Bellona, que não possuía nem uma galera.. A viagem de doze dias terminou em Pésaro e ele seguiu para Roma.

MORTE
Em 1822, Pio VII completou 80 anos e sua saúde estava visivelmente em declínio. Em 6 de julho de 1823, ele fraturou o quadril em uma queda nos aposentos papais e ficou acamado a partir daquele momento. Nas últimas semanas, ele freqüentemente perdia a consciência e murmurava os nomes das cidades para as quais fora transportado pelas forças francesas. Com o cardeal Secretário de Estado Ercole Consalvi ao seu lado, Pio VII sucumbiu ao seu ferimento em 20 de agosto às 5 da manhã.

Ele foi enterrado brevemente nas grutas do Vaticano, mas depois foi enterrado em um monumento na Basílica de São Pedro após seu funeral em 25 de agosto.

Fonte- pt.wikipedia.oirg
Formatação - Helio Rubiales

Nenhum comentário: