“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de mai. de 2020

FERDINAND MARCOS - Arte Tumular -1517 - Libingan ng mga Bayani Taguig, Southern Manila District, National Capital Region, Philippines









ARTE TUMULAR
Base tumular em formato retangular em mármore negro, tendo como destaque no tampo a assinatura do mesmo e na cabeceira tumular o escudo da Filipinas, ladeados por fotos do presidente. Ao lado destaca-se uma pira ardente represe ntando a eternidade.

Local- Libingan ng mga Bayani Taguig, Southern Manila District, National Capital Region, Philippines
Fotos- Findagrave
Descrição tumular- Helio Rubiales







Ferdinand Marcos
Ferdinand Marcos.JPEG
Marcos em 1982
10º Presidente das Filipinas
Em exercício
30 de dezembro de 1965 - 25 de fevereiro de 1986
primeiro ministroEle mesmo (1978-1981)
Cesar Virata (1981-1986)
Vice presidenteFernando Lopez (1965-1972)
Precedido porDiosdado Macapagal
Sucedido porCorazon Aquino
3º Primeiro Ministro das Filipinas
No cargo de
12 de junho de 1978 a 30 de junho de 1981
Precedido porEscritório estabelecido
(cargo anteriormente ocupado por Jorge B. Vargas como ministérios envolvidos)
Sucedido porCesar Virata
Secretário de Defesa Nacional
No cargo
28 de agosto de 1971 - 3 de janeiro de 1972
PresidenteEle mesmo
Precedido porJuan Ponce Enrile
Sucedido porJuan Ponce Enrile
Em exercício
31 de dezembro de 1965 - 20 de janeiro de 1967
PresidenteEle mesmo
Precedido porMacario Peralta
Sucedido porErnesto Mata
11º Presidente do Senado das Filipinas
No cargo de
5 de abril de 1963 a 30 de dezembro de 1965
PresidenteDiosdado Macapagal
Precedido porEulogio Rodriguez
Sucedido porArturo Tolentino
Senador das Filipinas
Em exercício
30 de dezembro de 1959 - 30 de dezembro de 1965
Membro da Casa filipina de Representantes de Ilocos Norte do 2º Distrito
Em exercício
30 de dezembro de 1949 - 30 de dezembro de 1959
Precedido porPedro Albano
Sucedido porSimeon M. Valdez
Detalhes pessoais
Nascermos
Ferdinand Emmanuel Edralin Marcos

11 de setembro de 1917
Sarrat , Ilocos Norte , Ilhas Filipinas
Morreu28 de setembro de 1989 (72 anos)
Honolulu , Havaí , EUA
Local de descansoCentro Presidencial Ferdinand E. Marcos , Batac , Ilocos Norte
(1993–2016)
Cemitério dos Heróis , Taguig , Metro Manila
(desde 18 de novembro de 2016)
Partido politicoKilusang Bagong Lipunan (1978–1989)
Outras
afiliações políticas
Partido Liberal (1946-1965)
Partido Nacionalista (1965-1978)
Cônjuge (s)
Imelda Romualdez ( m.  1954 )
Crianças
Alma materUniversidade das Filipinas
Profissão
Assinatura
Serviço militar
Fidelidade Filipinas / Estados Unidos [a]
ClassificaçãoPrimeiro tenente-
mor
Unidade21a Divisão de Infantaria (USAFFE)
14o Regimento de Infantaria (USAFIP-NL)
Batalhas / guerrasSegunda Guerra Mundial
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Casado com Imelda Marcos, ex-ganhadora de concurso de beleza nas Filipinas, que também ficou conhecida por sua grande coleção de sapatos.
 Foi eleito para a Câmara dos Representantes, em 1949, e para o Senado em 1959. Depois de ter perdido as eleições presidenciais como candidato do Partido Liberal em 1964, veio a ser eleito presidente como candidato do Partido Nacionalista ainda em 1964, sendo reeleito em 1969 e ainda em 1981.

Durante o seu governo realizaram-se reformas econômicas e sociais, assim como elaborou uma nova Constituição em que atribuía mais poderes à Presidência. A forte oposição levou-o a prender os seus líderes opositores e a instaurar a lei marcial, iniciando uma guerra de guerrilha pelos maoistas e separatistas muçulmanos. Levantou a lei marcial em 1981, mas, no entanto, a corrupção do Governo aumentou, bem como a pobreza e a guerrilha.

Em 1986, foi declarado oficialmente vencedor das eleições, mas suspeitou-se a nível nacional e internacional de fraude eleitoral maciça, tendo-se o exército, então, dividido e Marcos fugido para o Havaí (já no curso da chamada Revolução de Edsa ou Revolução do Poder Popular[1] ) subindo ao poder Corazón Aquino, a viúva de Benigno Aquino, um dos seus grandes opositores, assassinado em 1983, quando do seu regresso às Filipinas.

MORTE
Nos dias de sua morte, Marcos foi visitado pelo vice-presidente Salvador Laurel .  Durante a reunião com Laurel, Marcos ofereceu devolver 90% de sua riqueza ilícita ao povo filipino em troca de ser enterrado nas Filipinas ao lado de sua mãe, uma oferta também divulgada a Enrique Zobel . No entanto, a oferta de Marcos foi rejeitada pelo governo Aquino .

Marcos morreu em Honolulu, na manhã de 28 de setembro de 1989, de doenças nos rins, coração e pulmão 17 dias após seu 72º aniversário. Marcos foi enterrado em um mausoléu particular no templo de Byodo-In, na ilha de Oahu, onde seus restos eram visitados diariamente pela família Marcos, aliados políticos e amigos.

 O governo Aquino se recusou a permitir que o corpo de Marcos fosse levado de volta às Filipinas. O corpo só foi levado de volta às Filipinas quatro anos após a morte de Marcos durante o mandato do presidente Fidel Ramos .

De 1993 a 2016, seus restos mortais foram enterrados em uma cripta refrigerada em Ilocos Norte , onde seu filho, Ferdinand Jr., e sua filha mais velha, Imee, se tornaram governador e representante do Congresso, respectivamente. Um grande busto de Ferdinand Marcos (inspirado no Monte Rushmore ) foi encomendado pelo ministro do Turismo, Jose Aspiras , e esculpido na encosta de uma colina em Benguet. Foi posteriormente destruído; os suspeitos incluíam ativistas de esquerda, membros de uma tribo local deslocada pela construção do monumento e saqueadores em busca do lendário tesouro Yamashita .

A opinião sobre seu enterro permanece dividida: 50% dos 1.800 entrevistados de uma pesquisa realizada pela SWS em fevereiro de 2016 disseram que Marcos "era digno de ser enterrado no Libingan ng Mga Bayani" enquanto a outra metade rejeitava o enterro de um herói, chamando-o de " ladrao."

Em 18 de novembro de 2016, os restos mortais de Marcos foram enterrados em Libingan ng Bayani, apesar da oposição de vários grupos. O enterro foi inesperado para muitos, já que a decisão da Suprema Corte ainda permitia 15 dias para que a oposição movesse uma moção para reconsideração. Na manhã de 18 de novembro, usando helicópteros das Forças Armadas das Filipinas, sua família e seus apoiadores levaram seus restos mortais de Ilocos para Manila para um enterro particular.

Vários grupos de protesto formaram-se imediatamente ao ouvir as notícias do enterro inesperado. Entre os que se reuniram para se opor ao enterro estavam grupos de jovens e opositores do enterro de Ferdinand Marcos nos Libingan ng Bayani . A Liga de Estudantes Filipinos descreveu a transferência dos restos mortais de Marcos como sendo feita como "um ladrão na noite". Eles também criticaram o envolvimento do governo no enterro do ex-presidente que eles descreveram como um "ditador fascista". O Partilista de Kabataan também condenou o enterro, rotulando-o como "farsa grave" e como " galawang Hokage ", em referência ao enterro de Marcos, sendo planejado e conduzido sem o conhecimento do público.

Fonte- En.wikipedia.org
Formatação- Helio Rubiales

Nenhum comentário: