“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de abr. de 2020

DENNIS HOPPER - Arte Tumular - 1497 - esus Nazareno Cemetery Ranchos de Taos, Taos County, New Mexico, EUA





ARTE TUMULAR
Esse cemitério apresenta uma série de sepultamentos extremamente simples de terra e pedras. A maioria das sepulturas é marcada por cruzes de madeira. O seu túmulo apresenta uma cruz de madeira  com o seu nome gravado, situada na cabeceira tumular. O túmulo consiste em uma formação oval por pedras e preenchidas na parte interna por pedras brancas. Fans e visitantes costumam prender uma bandana na cruz.


Local: Jesus Nazareno Cemetery Ranchos de Taos, Taos County, New Mexico, EUA
 
Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Dennis Hopper
Dennis Hopper no Festival de Cannes em 2008.
Nome completoDennis Lee Hopper
Nascimento17 de maio de 1936
Dodge CityKA
 Estados Unidos
Morte29 de maio de 2010 (74 anos)
VeniceCA
 Estados Unidos
OcupaçãoAtor
Cineasta
Atividade1954 - 2010
PERSONAGEM
Dennis Lee Hopper (Dodge City, 17 de maio de 1936 — Venice, 29 de maio de 2010) foi um ator e cineasta norte-americano.
Morreu aos 74 anos.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ficou famoso mundialmente ao dirigir e estrelar ao lado de Peter Fonda e Jack Nicholson o filme Sem Destino (1969). Como ator, ele apareceu pela primeira vez no western Johnny Guitar, de 1954. 

Dennis Hopper e Jack Nicholson no Oscar em 26 de março de 1990. 
FAMÍLIA
Foi casado com a atriz Brooke Hayward com quem teve uma filha chamada Marin Hopper, nascida em 1962. Foi depois casado com a atriz Michelle Phillips, um casamento que teve a duração de oito dias.

Em 1972, casou pela terceira vez: com a atriz Daria Halprin, casamento que acabou em 1976, e do qual nasceu uma filha chamada Ruthana Hopper, em 1974. Em seguida, Dennis casou com a atriz Katherine LaNasa com quem teve um filho chamado Henry Hopper.

SEM DESTINO / EASY RIDER | SODUBLADOS

Desde 1996, Dennis foi casado com a atriz Victoria Duffy com quem teve uma filha Galen Grier Hopper, nascida em 2003. Hopper ficou conhecido por dirigir e atuar no clássico Easy Rider - Sem Destino de 1969, ao lado de Peter Fonda. Além do filme, marco da contracultura da década de 1960, Dennis Lee Hopper interpretou um fotojornalista no longa Apocalipse Now (1979), dirigido por Francis Ford Coppola, e o vilão Frank Booth de Veludo Azul (1986), dirigido por David Lynch. Ao lado do amigo e mentor, James Dean, apareceu, na década de 1950, nos dramas Juventude Transviada e Giant (Assim Caminha a Humanidade).

MORTE
Em 2010, foi revelado que Dennis Hopper sofria de câncer da próstata em estágio terminal. A doença tornou-se irreversível e o ator faleceu em 29 de maio do mesmo ano.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Esse cemitério apresenta uma série de sepultamentos extremamente simples de terra e pedras. A maioria das sepulturas é marcada por cruzes de madeira

  É marcado por uma cruz de madeira entalhada. (A maioria das sepulturas deste cemitério é marcada por essas cruzes de madeira, mas algumas sepulturas são identificadas por marcadores de sepulturas de pedra mais tradicionais.) Em 2015, a sepultura de Hopper apresentava algumas bandanas "Easy Rider" amarradas na cruz, algumas itens no túmulo, uma garrafa de licor vazia e uma garrafa grande recheada de notas e outros itens. O túmulo de Dennis Hopper e o Cemitério Jesus Nazareno são facilmente acessíveis para visitantes que estão em Santa Fe e estão a caminho de Taos, ou para aqueles que estão em Taos e a caminho do Ghost Ranch de Georgia O'Keeffe ou de Santa Fe.

Nenhum comentário: