“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

2 de mai. de 2018

SÃO BIRINUS - Arte Tumular - 1372 - Dorchester Abbey Dorchester, South Oxfordshire District, Oxfordshire, England






Títulos cristãos
Novo títuloBispo de Dorchester
634–649
Sucedido por
Agilbertus




Local:  Dorchester Abbey Dorchester, South Oxfordshire District, Oxfordshire, England
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Birinus
Saint Birinus.jpg
Vitral de Birinus na Abadia de Dorchester
Nascermosc. 600
Francia (França)
Morreu3 de dezembro de 649 ou 650
Dorchester , Wessex(Inglaterra)
Santuário principalAbadia de Dorchester, agora destruída.Pequenas partes sobrevivem. Réplica moderna agora no lugar.(Ou a Catedral de Winchester , agora destruída.)
Festa3 de dezembro, 4 de setembro
AtributosBispo, às vezes batizando um rei
PatrocínioBerkshire ; Dorchester
ControvérsiaCorpo reivindicado por ambos Dorchester Abbey e Winchester Cathedral

PERSONAGEM
Birinus ( c. 600 - 649 ou 650) foi o primeiro Bispo de Dorchester  e era conhecido como o " Apóstolo dos Saxões do Oeste " por sua conversão do Reino de Wessex ao Cristianismo. Ele é venerado como santo pela Igreja Católica Romana , a Igreja Ortodoxa Oriental e as igrejas anglicanas .
Morreu aos 50 anos.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Depois que Agostinho de Canterbury realizou as conversões iniciais na Inglaterra, Birinus, chegou aos reinos de Wessex em 634,  desembarcando no porto de "Hamwic", agora na área de St. Mary em Southampton .

Durante o breve período de Birinus em Hamwic, a Igreja de Santa Maria foi fundada. Um monge beneditino , Birinus foi nomeado bispo por Asterius em Gênova ,  e o papa Honório I criou a comissão para converter os saxões ocidentais.  Em 635, ele persuadiu o rei saxão ocidental Cynegils a permitir que ele pregasse. Cynegils estava tentando criar uma aliança com Oswald da Nortúmbria , com quem pretendia lutar contra os mercianos . Nas conversas finais entre os reis, o ponto de discórdia era que Oswald, sendo cristão, não se aliaria a um pagão . Cynegils então se converteu e foi batizado . 

Ele deu Birinus Dorchester-on-Thames para sua Sé episcopal. A comissão original de Birinus implicava pregar para partes da Grã-Bretanha onde nenhum esforço missionário havia chegado e pode ter incluído instruções para alcançar os mercianos. Mas ele permaneceu em Wessex. Dizem que Birinus tem sido muito ativo no estabelecimento de igrejas em Wessex. [9] Após a morte de Cynegils, o novo rei, Cenwalh , estabeleceu uma igreja em Winchester ,  talvez sob a direção de Birinus. 

Birinus também supostamente lançou as bases para Santa Maria em Reading , Santa Helena em Abingdon , e outras igrejas como a igreja de São Pedro e São Paulo, Checkendon , perto de Reading.

Diz a tradição que Birinus construiu a primeira igreja em Ipsden , como uma pequena capela em Berins Hill, cerca de duas milhas a leste da igreja atual.  Birinus batizou o filho de Cynegils, Cwichelm (falecido em 636) em 636  e o neto Cuthred (falecido em 661) em 639, a quem ele era padrinho. 

MORTE
Birinus morreu em Dorchester em 3 de dezembro em 649 ou 650.
Fonte: en.wikipedia.oreg
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: