“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

2 de mai. de 2018

COMODO ' IMPERADOR - Arte Tumular - 1371 - Mausoleum of Hadrian, Rome, Lazio, Italy










Precedido por
Marco Aurélio
Imperador romano
180 - 192
Sucedido por
Pertinax






 ARTE TUMULAR
 Mandado construir em Roma, junto ao rio Tibre, pelo imperador Adriano (76-138), para aí ser sepultado, bem como os seus sucessores, é também conhecido como "Castelo de Santo Ângelo".A obra começou em 125 e terminou em 130 com Demétrio, assumindo-se como uma verdadeira fortaleza. Está assente numa base quadrada com 84 m de lado e alicerçou-se através de estacas enterradas nas lamas do Tibre. Possui uma torre cilíndrica com cerca de 65 m de diâmetro e 18 m de altura. O monumento, em travertino, no seu topo era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Atualmente encontra-se ali uma estátua de S. Miguel 

 Local: Mausoleum of Hadrian, Rome, Lazio, Italy GPS (lat/lon): 41.90306, 12.46636 
 Fotos: Findagrave, dead-treck.com 
 Descrição tumular: Helio Rubiales




Cômodo
Imperador Romano
Reinado177 a 31 de dezembro de 192
PredecessorMarco Aurélio (sozinho)
SucessorPertinax
Co-monarcaMarco Aurélio (177–180)
EsposaBruta Crispina
DinastiaNerva-Antonina
Nome completo
Lúcio Aurélio Cômodo
Nascimento31 de agosto de 161
LanúvioItáliaImpério Romano
Morte31 de dezembro de 192 (31 anos)
RomaItáliaImpério Romano
PaiMarco Aurélio
MãeFaustina, a Jovem
PERSONAGEM
Cómodo (português europeu) ou Cômodo (português brasileiro) (em latim: Commodus; Lanúvio, 31 de agosto de 161 – Roma, 31 de dezembro de 192) foi um imperador romano que governou de 180 a 192.
Morreu aos 31 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era filho de Marco Aurélio e de Faustina, a Jovem, nasceu no dia anterior às calendas de setembro. O último imperador da dinastia dos Antoninos, e dos últimos cinco, foi o primeiro a ascender ao cargo por linhagem sanguínea, e não por adoção.

É frequentemente citado como tendo sido um dos piores imperadores romanos, tendo o seu reinado marcado o final da chamada era dos cinco bons imperadores.

 Ele teve um irmão gêmeo chamado Antonino, e sua mãe tinha sonhos, quando grávida, de que daria à luz serpentes. Antonino, porém, só viveu até os quatro anos de idade.

Cómodo foi educado em literatura grega por Onesicrates, em latim por Antistius Capella e em retórica por Ateius Sanctus.

Em 176, seu pai o nomeou co-imperador, e até a morte de Marco Aurélio os dois governaram juntos, durante a guerra contra os Marcomanos. No entanto, com a morte de Marco Aurélio, Cômodo preferiu, contra a opinião dos assessores do pai, encerrar a política de guerra total de Marco Aurélio e fazer com os germanos uma paz negociada - muito embora o exército romano estivesse envolvido, entre 180 e 182, em campanhas de "limpeza" na região danubiana.

Cómodo celebrizou-se, segundo a tradição, pelo gosto dos espetáculos violentos. E esse seu gosto pela violência teria começado muito cedo: diz-se que, aos 12 anos de idade, após reclamar de um banho muito quente, exigiu que o criado responsável fosse queimado vivo. Os demais serventes lançaram o corpo de um animal ao fogo, dizendo tratar-se do responsável pelo banho. Cómodo, então, ficou de frente para o fogo, apreciando o cheiro da carne queimada. Este gosto pelos espetáculos seria transformado num instrumento político com sua ascensão ao trono.

MORTE
Diante da crise de legitimidade constante, o grupo de assessores mais próximos do imperador — que incluía o futuro imperador Septímio Severo, então governador da Panônia (e um dos 25 cônsules de 189), e seu irmão Públio Septímio Geta, governador da Dácia — resolveu-se pelo afastamento do imperador. Em 31 de dezembro de 192, a pedido da favorita de Cômodo, Márcia, um campeão de lutas chamado Narciso estrangulou o imperador durante o banho com a ajuda do seu raro cavalo albino. Todos que conspiraram contra a morte do Imperador foram executados exceto Dio.
Cómodo foi então enterrado no mausoléu de Adriano. Sua morte violenta marcou o início de um período de grande instabilidade política em Roma. Quando Septímio Severo se tornou imperador, Cómodo foi divinizado.

Fonte: pt.wikipe3dia.org
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: