“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de abr. de 2018

REI ESTEVÃO - Inglaterra - Arte Tumular - 1336 - Faversham Abbey (Defunct) Faversham, Swale Borough, Kent, England



Stephen, rei da Inglaterra
Data de Nascimento: 1092/6 Morreu em 25 de outubro de 1154.
Títulos Regionais
Precedido por
Henry I
Rei da Inglaterra
1135 - 1141
Sucedido por
Matilda
como a dama do ingles
Duque da Normandia
1135 - 1144
Sucedido por
Geoffrey
Precedido por
Matilda
como a dama do ingles
Rei da Inglaterra
1141 - 1154
Sucedido por
Henry II
Precedido por
Eustáquio III
Conde de Bolonha
1125 - 1147
com Matilda I
Sucedido por
Eustáquio IV




Local:  Faversham Abbey (Defunct) Faversham, Swale Borough, Kent, England
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Stephen
Stepan Blois.jpg
Rei da Inglaterra mais ... )
Reinado22 de dezembro de 1135 a25 de outubro de 1154
Coroação22 de dezembro de 1135
AntecessorHenry I ou Matilda (disputado)
SucessorHenry II
Nascermosc. 1092 ou 1096
Blois , França
Morreu25 de outubro de 1154
Dover , Kent , Inglaterra
EnterroAbadia de Faversham , Kent, Inglaterra
ConsorteMatilda I, condessa de Boulogne
Questão
Mais...
casaBlois
PaiStephen, conde de Blois
MãeAdela da Normandia
PERSONAGEM
Estevão ( francês : Étienne ; c. 1092/6 - 25 de outubro de 1154), muitas vezes referido como Estêvão de Blois ,  Stephen foi rei da Inglaterra desde 1135 até sua morte, bem como Conde de Boulogne de 1125 até 1147 e Duque da Normandia de 1135 até 1144.
Morreu aos 58 anos.


SINOPSE
O reinado de Estêvão foi marcado pela Anarquia , uma guerra civil com sua prima e rival, a Imperatriz Matilda . Ele foi sucedido pelo filho de Matilda, Henrique II , o primeiro dos reis angevinos .

Stephen nasceu no condado de Blois, no centro da França; seu pai, o conde Stephen-Henry , morreu quando Stephen ainda era jovem e foi criado por sua mãe, Adela , filha de William, o Conquistador .

Colocado na corte de seu tio, Henrique I da Inglaterra , Estevão se destacou e recebeu extensas terras. Ele se casou com Matilda de Boulogne , herdando propriedades adicionais em Kent e Boulogne que fizeram do casal um dos mais ricos da Inglaterra.

Stephen escapou por pouco de afogar-se com o filho de Henrique I, William Adelin , no afundamento do Navio Branco em 1120; A morte de William deixou a sucessão do trono inglês aberta ao desafio.

Quando Henrique morreu em 1135, Estêvão atravessou rapidamente o Canal da Mancha e, com a ajuda de seu irmão Henrique de Blois , um poderoso eclesiástico, assumiu o trono, argumentando que a preservação da ordem em todo o reino tinha prioridade sobre seus juramentos anteriores. reivindicação da filha de Henry I, a Imperatriz Matilda .

 Os primeiros anos do reinado de Estevão foram em grande parte bem-sucedidos, apesar de uma série de ataques a suas posses na Inglaterra e na Normandia por David I da Escócia , rebeldes galeses e pelo marido da Imperatriz Matilda, Geoffrey de Anjou . Em 1138, o meio-irmão da imperatriz Robert de Gloucester se rebelou contra Stephen, ameaçando a guerra civil. Juntamente com seu assessor próximo, Waleran de Beaumont , Stephen tomou medidas firmes para defender seu governo, inclusive prender uma poderosa família de bispos.

Quando a Imperatriz e Robert invadiram em 1139, no entanto, Stephen foi incapaz de esmagar a revolta rapidamente, e se instalou no sudoeste da Inglaterra. Capturado na batalha de Lincoln em 1141, Stephen foi abandonado por muitos de seus seguidores e perdeu o controle da Normandia . Stephen só foi libertado depois que sua esposa e William de Ypres , um de seus comandantes militares, capturaram Robert no Rout of Winchester , mas a guerra se arrastou por muitos anos sem que nenhum dos lados conseguisse uma vantagem. Stephen tornou-se cada vez mais preocupado em garantir que seu filho Eustace herdasse seu trono. O rei tentou convencer a Igreja a concordar em coroar Eustácio para reforçar sua reivindicação; O papa Eugênio III recusou, e Stephen se viu em uma sequência de discussões cada vez mais amargas com seu clero sênior. Em 1153, o filho da imperatriz, Henry FitzEmpress , invadiu a Inglaterra e construiu uma aliança de poderosos barões regionais para apoiar sua reivindicação ao trono.

Os dois exércitos se encontraram em Wallingford , mas os barões de nenhum dos lados queriam lutar outra batalha campal. Estêvão começou a examinar uma paz negociada, um processo apressado pela morte súbita de Eustáquio. Mais tarde no ano Stephen e Henry concordaram com o Tratado de Winchester , em que Stephen reconheceu Henry como seu herdeiro em troca de paz, passando por cima de William , o segundo filho de Stephen. Estevão morreu no ano seguinte. Os historiadores modernos debateram extensivamente até que ponto a personalidade de Stephen, os eventos externos ou as fraquezas do estado normando contribuíram para esse prolongado período de guerra civil. 

MORTE
 A decisão de Stephen de reconhecer Henry como seu herdeiro não era, na época, necessariamente uma solução final para a guerra civil.  Apesar da emissão de novas reformas cambiais e administrativas, Stephen poderia ter vivido por muitos mais anos, enquanto a posição de Henry no continente estava longe de ser segura.  Embora o filho de Estevão Guilherme fosse jovem e despreparado para desafiar Henrique para o trono em 1153, a situação poderia ter mudado nos anos subsequentes - houve rumores generalizados durante 1154 de que Guilherme planejava assassinar Henrique, por exemplo.

O historiador Graham White descreve o tratado de Winchester como uma "paz precária", em consonância com o julgamento da maioria dos historiadores modernos de que a situação no final de 1153 ainda era incerta e imprevisível.  Certamente muitos problemas ainda precisam ser resolvidos, incluindo o restabelecimento da autoridade real sobre as províncias e a resolução da complexa questão de quais barões deveriam controlar as terras e propriedades contestadas após a longa guerra civil. Estêvão entrou em atividade no início de 1154, viajando ao redor do reino extensivamente.  Começou a expedir novamente ofensas reais para o sudoeste da Inglaterra e viajou para York, onde ocupou uma importante corte na tentativa de impressionar os barões do norte de que a autoridade real estava sendo reafirmada.  Depois de um verão movimentado em 1154, no entanto, Stephen viajou para Dover para conhecer o Conde de Flandres ; Alguns historiadores acreditam que o rei já estava doente e se preparando para resolver seus assuntos familiares. Estêvão adoeceu com uma desordem no estômago e morreu em 25 de outubro no priorado local , sendo enterrado em Faversham Abbey com sua esposa Matilda e seu filho Eustace.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: