“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de abr. de 2018

GEOFFREY DE MANDEVILLE - Arte Tumular - 1337 - Temple Church London, City of London, Greater London, England



Pariato da Inglaterra
Precedido por
Nova criação
Conde de Essex
1140–1144
Sucedido por
Geoffrey de Mandeville, 2º Conde de Essex






ARTE TUMULAR
Escultura em pedra com todos os paramentos militares sobre o seu tumulo.


Local:   Temple Church London, City of London, Greater London, England
Fotos: Findagrave, en.wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Geoffrey de Mandeville II, 1º Conde de Essex (falecido em setembro de 1144) foi uma figura proeminente durante o reinado do rei Estêvão da Inglaterra .



HISTÓRIA
Seu biógrafo, o historiador do século XIX JH Round , chamou-o de "a mais perfeita e típica apresentação do espírito feudal e anárquico que marca o reinado de Estevão". Essa caracterização tem sido contestada desde o final do século XX.

INÍCIO DE CARREIRA
Ele sucedeu seu pai, William , algum tempo antes de 1129, possivelmente já em 1116. Uma parte fundamental do patrimônio da família em Essex estava nas mãos do rei.

Guilherme incorrera em dívidas com a coroa, talvez em parte devido a uma grande multa aplicada por Henrique I devido ao seu descontentamento com a fuga de um importante prisioneiro político quando Guilherme estava no comando da Torre de Londres .

O rei também detinha a propriedade substancial do avô materno de Geoffrey, Eudo le Dapifer, ao qual Geoffrey reivindicava. Geoffrey ganhou as terras de Eudo e os escritórios de seu pai durante a mudança das fortunas dos dois competidores para o trono inglês após a morte do rei Henry em 1135.

Ele inicialmente apoiou Stephen, que em algum momento de 1140 (provavelmente em maio desse ano) fez dele Earl de Essex . Por volta de 1140 ou 1141, Stephen havia retornado para ele as mansões lucrativas em Essex. Ele fundou um priorado beneditino (mais tarde Walden Abbey ) em Walden, Essex e construiu um castelo lá. Ele também contribuiu para Hurley Priory em Berkshire, que foi fundada por seu avô Geoffrey de Mandeville I.

 Após a derrota e captura de Stephen em Lincoln no início de 1141, Earl Geoffrey, como muitos barões, reconheceu a rival de Stephen, a Imperatriz Matilda, como sua senhora soberana. Ela confirmou sua custódia da Torre, perdoou as grandes dívidas que seu pai havia incorrido para a coroa, concedeu-lhe as terras normandas de Eudé le Dapifer e nomeou-o xerife de Essex e Hertfordshire , Middlesex e Londres . Quando Stephen foi libertado em dezembro daquele ano, Earl Geoffrey retornou à sua lealdade original. Houve muito debate acadêmico sobre a datação das cartas que ele recebeu do rei Estêvão e da Imperatriz Matilda. Dependendo da ordem e do tempo desses documentos, ou Geoffrey parece ter jogado um contra o outro para conseguir o que queria ou seu apoio foi cortejado pelos pretendentes rivais ao trono.

O rei prendeu o conde em 1143 e, ameaçado de execução, Geoffrey entregou seus castelos de Pleshey e Saffron Walden , assim como a custódia da Torre de Londres a Estêvão. Em reação, Earl Geoffrey lançou uma rebelião.

MORTE
Em 1143–1144, o conde Geoffrey manteve-se como um rebelde e um bandido no país, usando a Ilha de Ely e Ramsey Abbey como sua sede. Ele foi sitiado pelo rei Estêvão e encontrou sua morte em Burwell, Cambridgeshire em setembro de 1144, em conseqüência de uma ferida de flecha recebida em uma escaramuça. Porque ele havia morrido excomungado, seu corpo foi inicialmente negado enterro no mosteiro que ele havia fundado, Walden Priory. Embrulhado em chumbo, foi aceito eventualmente pela comunidade templária em Londres para o enterro dentro da Igreja do Templo em Londres. Seu filho Geoffrey III conseguiu que uma efígie fosse colocada no chão, onde ainda pode ser vista hoje.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: