“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de abr. de 2018

ISABELLA DE ARAGÃO - Arte Tumular - 1343 - Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France






Realeza francesa
Precedido por
Margarida da Provença
Rainha consorte da França
25 de agosto de 1270 - 28 de janeiro de 1271
Sucedido por
Marie de Brabante


ARTE TUMULAR
Escultura em mármore da representação da rainha deitada sobre uma laje.
Seu túmulo, como muitos outros, foi profanado durante a Revolução Francesa em 1793.

Local:   Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France
Foltos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Isabella de Aragão
Isabella de Aragon1.jpg
Rainha consorte da França
Posse25 de agosto de 1270 - 28 de janeiro de 1271
Nascermos1248
Morreu28 de janeiro de 1271 (22 a 23 anos)
EnterroBasílica de St Denis
CônjugeFilipe III da França
QuestãoLouis
Filipe IV da França
Robert
Charles, conde de Valois
casaBarcelona
PaiJaime I de Aragão
MãeViolento da Hungria
Religiãocatolicismo romano

PERSONAGEM
Isabella (1248 - 28 de janeiro de 1271),  infanta de Aragão , foi pelo casamento rainha consorte da França  de 1270 a 1271.
Morreu aos 22 anos.


SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Isabella era a filha do rei Jaime I de Aragão  e sua segunda esposa Violente da Hungria  e, portanto, neta de Yolanda de Courtenay .

 Em Clermont, em 28 de maio de 1262, Isabella casou-se com o futuro Filipe III da França , filho de Luís IX e Margarida da Provença . Eles tiveram quatro filhos: Luís (1265-1276) Filipe IV "a Feira" (1268-1314), rei da França Robert (1269-1271) Carlos, conde de Valois (1270–1325)

MORTE
Ela acompanhou seu marido na Oitava Cruzada contra Túnis . A caminho de casa, pararam em Cosenza , na Calábria . Seis meses de gravidez de seu quinto filho, em 11 de janeiro de 1271, ela sofreu uma queda de seu cavalo depois de retomar a viagem de volta à França. Isabella deu à luz um filho natimorto prematuro. Ela nunca se recuperou de seus ferimentos e do parto e morreu dezessete dias depois, em 28 de janeiro. Seu marido levou seu corpo e seu filho natimorto e, quando ele finalmente voltou para a França, enterrou-a na Basílica de St Denis .  Seu túmulo, como muitos outros, foi profanado durante a Revolução Francesa em 1793.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: