“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

12 de abr. de 2018

SANTO AGOSTINHO DE CANTUÁRIA - Arte Tumular - 1344 - St Augustine Abbey (ruins) Canterbury, City of Canterbury, Kent, England






ARTE TUMULAR
Placa de mármore com o seu nome e datas, apenas identificando o local.

Local:   St Augustine Abbey (ruins) Canterbury, City of Canterbury, Kent, England
Fotos: Findagrave, wikipedia.
Descrição tumular: Helio Rubiales


Santo Agostinho de Cantuária
Santo Agostinho nas Crônicas de Nuremberg
Arcebispo de Cantuária; "Apóstolo dos ingleses"
Nascimentoc. primeiro terço do século VI em RomaItália
MorteProvavelmente 25 de maio de 604 em CantuáriaKentInglaterra
Veneração porIgreja CatólicaIgreja OrtodoxaComunhão Anglicana
Principal temploAbadia de Santo Agostinho, em Cantuária (em ruínas)
Festa litúrgica27 de maio na Igreja Católica26 de maio na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana
Gloriole.svg Portal dos Santos

PERSONAGEM
Agostinho de Cantuária (Roma, primeiro terço do século VI – Cantuária, provavelmente em 26 de maio de 604) foi um monge beneditino que se tornou o primeiro arcebispo de Cantuária em 597. Ele é considerado o "Apóstolo dos ingleses" e o fundador da Igreja da Inglaterra.



HISTÓRIA
Agostinho era prior de um mosteiro em Roma quando, em 595, foi convocado pelo papa Gregório I para liderar uma missão à Britânia com o intuito de converter o rei Etelberto e seus súditos no reino de Kent, que eram fiéis ao paganismo anglo-saxônico. A escolha de Kent como alvo da missão deveu-se ao casamento de Etelberto com uma princesa cristã, Berta, filha do rei dos francos Cariberto I, do qual Gregório esperava tirar o máximo de vantagem.

Antes da chegada a Kent, os missionários ameaçaram desistir, mas Gregório urgiu-os a continuar e o grupo finalmente desembarcou, em 597, na ilha de Thanet e de lá partiu para a capital, Cantuária.

 O rei se converteu ao cristianismo e permitiu que os missionários pregassem livremente, oferecendo-lhes terras para a fundação de um mosteiro fora das muralhas da cidade. Agostinho foi consagrado bispo e promoveu o batismo da população, incluindo um coletivo que reuniu milhares de pessoas no Natal de 597.

Diante do sucesso da missão, o papa enviou mais missionários em 601, juntamente com cartas e ofertas para garantir a consolidação da Igreja, mesmo após as tentativas da missão de submeter os bispos celtas locais à autoridade de Agostinho não terem sido bem sucedidas. Os bispos romanos se estabeleceram em Londres e em Rochester em 604, local onde foi fundada uma escola para preparar sacerdotes e missionários anglo-saxões.

Agostinho nomeou para sucessor Lourenço de Cantuária antes da sua morte, que terá ocorrido provavelmente em 604, após a qual passou a ser venerado como santo.

 MORTE E LEGADO
Antes de sua morte, Agostinho consagrou Lourenço como seu sucessor ao arcebispado, provavelmente para garantir uma transição suave no cargo. Ainda que na época de sua morte, em 26 de maio de 604, a missão ainda mal tivesse passado das fronteiras de Kent, seus esforços introduziram um estilo missionário mais ativo nas ilhas Britânicas. Apesar da presença prévia de cristãos na Irlanda e em Gales, eles não fizeram nenhum esforço para converter os invasores saxões.

Já Agostinho estava focado em converter os descendentes destes invasores e, ao final, se tornou uma influência decisiva para o cristianismo da região. Muitos de seus sucessos só foram possíveis por conta da relação próxima com Etelberto, que deu ao arcebispado tempo para se consolidar.

O exemplo de Agostinho também influenciou o grande esforço missionário da Igreja Anglo-Saxônica.

MORTE
O corpo de Agostinho foi originalmente sepultado no pórtico do que hoje é a Abadia de Santo Agostinho, em Cantuária, mas foi posteriormente exumado e recolocado num túmulo dentro da igreja da abadia, que se tornou um local de peregrinação e veneração. Após a conquista normanda, o culto de Agostinho passou a ser ativamente promovido  e o seu santuário passou a ter uma posição central entre as capelas laterais, ladeado por santuários de seus sucessores, Lourenço e Melito. O rei Henrique I da Inglaterra concedeu à abadia uma feira de seis dias a ser celebrada na época em que as relíquias foram transladadas para o seu novo santuário, de 8 a 13 de setembro, anualmente. Uma Vita de Agostinho foi escrita por Goscelin por volta de 1090, mas ela retrata Agostinho de maneira diversa do relato de Beda.

Ela tem pouco conteúdo histórico e se concentra principalmente nos milagres e em discursos imaginários. Elaborando sobre este mesmo relato, escritores posteriores continuaram a adicionar milagres e histórias à vida de Agostinho, geralmente fantasiosos. Entre eles está Guilherme de Malmesbury, que alega que Agostinho teria fundado a Abadia de Cerne, o autor (que geralmente acredita-se ser João Brompton) de uma crônica no período medieval tardio que contém cartas inventadas de Agostinho e diversos autores medievais que incluíram Agostinho em seus romances. Outros problemas em investigar o culto ao santo Agostinho é a confusão que resulta do fato de que a maior parte dos documentos litúrgicos medievais mencionando Agostinho não o distinguem de Agostinho de Hipona, um santo e escritor do século IV. Durante a Reforma Inglesa, o santuário de Agostinho foi destruído e suas relíquias se perderam. Contudo, ele foi reconstruído em março de 2012 na igreja de Santo Agostinho em Ramsgate, Kent, que está muito próxima do local de desembarque da missão. Uma cruz celta marca o local em Ebbsfleet, Kent Oriental, onde se diz que Agostinho teria desembarcado, embora Alan Kay, numa entrevista à BBC em 2005, tenha afirmado que o local exato seria em algum ponto entre Stonar e Sandwich. Ainda de acordo com ele, Ebbsfleet não estava na costa no século VI e que a história do desembarque foi inventada em 1884 por um aristocrata vitoriano que precisava da publicidade para atrair clientes para suas recém-inauguradas casas de chá.
Fonte: pt.wik,ipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: