“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de mar. de 2018

STEPHEN HAWKING - Arte Tumular - 1278 - Westminster Abbey Westminster, City of Westminster, Greater London, England






ARTE TUMULAR 
Foi sepultado no piso da Westminster Abbey , com uma laje representando um buraco negro

Local: Westminster Abbey Westminster, City of Westminster, Greater London, England
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Stephen Hawking
CH CBE FRS
Hawking na NASA, década de 1980
Nome completoStephen William Hawking
Nascimento8 de janeiro de 1942[1]
OxfordOxfordshire
Morte14 de março de 2018 (76 anos)
CambridgeCambridgeshire
Nacionalidadeinglês
britânico
CônjugeJane Hawking (1965–1991)
Elaine Mason (1995–2006)
Alma materUniversidade de Oxford
Universidade de Cambridge
Ocupaçãofísico teórico
Principais trabalhosRadiação Hawking
Teoremas de singularidade
Uma Breve História do Tempo
PrêmiosVer Prêmios, títulos e medalhas
Religiãonenhuma (ateu)[2]
Assinatura
Hawkingsig.svg
Orientador(es)Dennis William Sciama[3]
Orientado(s)
PERSONAGEM
Stephen William Hawking (IPA: ['stivən 'hɔkɪŋ]) (Oxford, 8 de janeiro de 1942 – Cambridge, 14 de março de 2018) foi um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge .
Morreu aos 76 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Stephen William Hawking (IPA: ['stivən 'hɔkɪŋ]) nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking.

Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St Albans, estudou na St Albans High School for Girls (garotos de até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.

Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai, que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não estar disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, de onde era um membro honorário.

Depois de obter doutorado, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, tendo sido professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge.

CASAMENTOS
Casou pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Hawking, separando-se em 1991. Casou depois com sua enfermeira Elaine Mason em 16 de setembro de 1995, da qual se divorciou em 2006. Hawking continuou combinando a vida em família (seus três filhos e três netos) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

DOENÇA
Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 Hawking teve que submeter-se a uma traqueostomia após ter contraído pneumonia visitando o CERN na Suíça e, desde então, utilizava um sintetizador de voz para se comunicar.

Gradualmente, foi perdendo o movimento dos braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade era praticamente nula. Em 2005 Hawking usava os músculos da bochecha para controlar o sintetizador, e em 2009 já não podia mais controlar a cadeira de rodas elétrica. Desde então outros grupos de cientistas estudaram formas de evitar que Hawking sofresse de síndrome do encarceramento, cogitando traduzir os pensamentos ou expressões de Hawking em fala.

A versão mais recente, desenvolvida pela Intel e cedida a Hawking em 2013, rastreava o movimento dos olhos do cientista para gerar palavras, embora o cientista tenha afirmado em seu site oficial que preferia usar o "cheek tracking" (rastreamento da bochecha) para utilizar a interface ACAT (Sistema desenvolvido pela Intel). "No entanto, embora eles funcionem bem para outras pessoas, eu ainda acho que o interruptor na minha bochecha é mais fácil e menos cansativo de usar".

Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Em 2015, em Londres, Drake, Martin Rees e o empresário russo Yuri Milner, juntamente com Stephen Hawking, anunciaram suas intenções de fornecer US$ 100 milhões em financiamento ao longo da próxima década para os melhores pesquisadores do SETI, através do projeto Breakthrough Listen, que permitiria que novos levantamentos de dados rádio-ópticos pudessem ocorrer usando os mais avançados telescópios.

Em dezembro de 2017, Hawking processou o governo britânico por querer privatizar o Serviço Nacional de Saúde.

PRÊMIOS, TÍTULOS E MEDALHAS
*1975 – Medalha Eddington
*1976 – Medalha Hughes
*1979 – Medalha Albert Einstein
*1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante)
*1985 – Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
*1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências
*1988 – Prêmio em Física da Fundação Wolf
*1989 – Prêmio "Príncipe das Astúrias" da Concórdia (contribuição à paz, entendimento, etc.)
*1989 – Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II
*1999 – Prêmio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Física
*2003 – Prêmio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University
*2006 – Medalha Copley da Royal Society
*2009 – Medalha Presidencial da Liberdade 2012 - Fundamental Physics Prize

MORTE
Stephen Hawking morreu na sua casa em Cambridge em 14 de março de 2018, aos 76 anos, devido a complicações da sua doença degenerativa.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: