“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de mar. de 2018

JUAN DE LA CIERVA - Arte Tumular - 1276 - Cementerio de la Almudena Madrid, Provincia de Madrid, Madrid, Spain







ARTE TUMULAR
Base tumular de mármore branco, de formato quadrado, tendo na parte central um tampo com uma cruz cristã esculpida. Nas laterias está fixada (lapide) uma placa de mármore com o seu nome e datas gravados.
Local:  Cementerio de la Almudena Madrid, Provincia de Madrid, Madrid, Spain
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Juan de La Cierva y Codorniu, 1º conde de La Cierva (Murcia, 21 de Setembro de 1895 — Londres, 9 de Dezembro de 1936) foi um engenheiro aeronáutico espanhol. Seu maior feito foi a invenção do autogiro, em 1920.
Morreu aos 41 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Depois de quatro anos de desenvolvimento, La Cierva inventou o rotor articulado que resultou no primeiro voo mundial bem sucedido de uma aeronave com rotor, em 1924, com o protótipo C-6. 



Filho de uma família rica, de La Cierva nasceu em Múrcia, Espanha. Depois de experiências com a aviação em rapaz, formou-se em engenharia civil. Emigrou para a Inglaterra em 1925, onde, com a ajuda do industrialista James G. Weir, estabeleceu a Cierva Autogiro Company.

 No início da guerra civil espanhola, de La Cierva apoiou as forças de Francisco Franco. Ajudou os rebeldes a obter o De Havilland DH-89 Dragon Rapide em que o general Franco voou das Ilhas Canárias para o Marrocos.

MORTE
Juan de La Cierva morreu num acidente aéreo perto de Londres, com 41 anos de idade. Na manhã de 9 de Dezembro de 1936, embarcou no Dutch DC-2 da KLM, no aeródromo de Croydon, com destino a Amsterdã. Depois de algum atraso por culpa de espesso nevoeiro, decolou por volta das 10h30m mas colidiu contra um edifício no fim da pista e incendiou-se.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: