“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de mar. de 2018

FRANÇOIS MITERRAND - Arte Tumular - 1275 - Cimetière des Grands-maisons Jarnac, Departement de la Charente, Poitou-Charentes, France .




Precedido por
Valéry Giscard d'Estaing
Presidente da República Francesa
1981 - 1995
Sucedido por
Jacques Chirac


ARTE TUMULAR
Tumulo em formato de altar, com um grande nicho na parte central com uma placa de mármore branca com o seu nome e datas.

Local:   Cimetière des Grands-maisons Jarnac, Departement de la Charente, Poitou-Charentes,                         France .
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales



François Mitterrand
21º Presidente da França França
Período21 de maio de 1981
17 de maio de 1995
Primeiro-ministro
Antecessor(a)Valéry Giscard d'Estaing
Sucessor(a)Jacques Chirac
Co-Príncipe de Andorra Andorra
Período21 de maio de 1981
17 de maio de 1995
Co-PríncipeJoan Martí i Alanis
Primeiro-ministro
Antecessor(a)Valéry Giscard d'Estaing
Joan Martí i Alanis
Sucessor(a)Jacques Chirac
Joan Martí i Alanis
Dados pessoais
Nome completoFrançois Maurice Adrien Marie Mitterrand
Nascimento26 de outubro de 1916
JarnacPoitou-Charentes,
 França
Morte8 de janeiro de 1996 (79 anos)
ParisIlha de França,
 França
ProgenitoresMãe: Yvonne Lorrain
Pai: Joseph Mitterrand
Alma materUniversidade de Paris
Instituto de Estudos Políticos de Paris
EsposaDanielle Gouze (1944–1996)
PartidoCruz de Fogo (antes de 1936)
União Democrática e Socialista da Resistência (1945–1964)
Convenção de Instituições Republicanas (1964–1971)
Socialista (1971–1996)
ProfissãoAdvogado
AssinaturaAssinatura de François Mitterrand
Serviço militar
Serviço/ramoExército de Terra Francês
Anos de serviço1937–1945
Batalhas/guerrasSegunda Guerra Mundial

PERSONAGEM
François Maurice Adrien Marie Mitterrand (Jarnac, 26 de outubro de 1916 — Paris, 8 de janeiro de 1996) foi um político francês, que foi durante 14 anos presidente da França. Detém atualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa. Primeiro presidente da república e um dos dois únicos (junto com François Hollande) oriundos do partido Socialista. Sob sua presidência foi abolida a pena de morte na França, em 1981. Seu mandato presidencial encerrou-se em maio de 1995, quando foi sucedido por Jacques Chirac.
Morreu aos 79 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
François Mitterrand nasceu no seio de uma família católica e conservadora da província. O seu pai, Joseph, era agente de uma companhia ferroviária, e também fabricante de vinagre, e chegou a ser presidente da federação de sindicatos de fabricantes de vinagre.

Teve três irmãos e quatro irmãs. Entre 1925 e 1934 fez os estudos secundários no colégio Saint-Paul de Angulême. Aí Mitterrand integrou-se na Juventude Estudantil Cristã, ramo estudantil da Ação Católica.

Até 1937 estudou na Escola Livre de Ciências Políticas, graduando-se em julho de 1937. Nessa época (entre 1935 e 1936) militou durante cerca de um ano nos Volontaires nationaux (voluntários nacionais) do coronel de La Rocque.

Participou nas manifestações contra "a invasão de vagabundos" em fevereiro de 1935 e mais tarde nas que se fizeram contra o professor de Direito Gaston Jèze, quando este foi nomeado conselheiro jurídico do Negus da Etiópia, em janeiro de 1936.

Relaciona-se, por amizade ou família com membros da Cagoule. Escreveu artigos em jornais de direita como L'Écho de Paris de Henri de Kerillis, próximo do Partido Social Francês, de caráter fascista e colaborou com o governo de Vichy. São artigos de literatura, mas também sobre a sociedade contemporânea e a política.

Em 1938 conhece Georges Dayan (judeu e socialista) a quem salva de agressões antissemitas da Ação Francesa. Passam a ser grandes amigos. Entre 1937 e 1939 fez serviço militar na infantaria colonial.

PRESIDÊNCIA
 Presidência A 29 de Setembro de 1983 recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique e a 28 de Outubro de 1987 recebeu o Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal.

MORTE
Morreu de câncer seis meses depois de entregar o cargo presidencial.,

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: