“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de mar. de 2018

IMPERIO ARGENTINA - Arte Tumular - 1262 - Cementerio de Benalmádena Málaga, Provincia de Málaga, Andalucia, Spain




ARTE TUMULAR
Túmulo retangular  em mármore branco, com um tampo em linha reta, com o seu nome e datas gravados. Na cabeceira tumular, sobre uma base de mármore ergue-se um busto em bronze da atriz.

Local:  Cementerio de Benalmádena Málaga, Provincia de Málaga, Andalucia, Spain 
Fotos: Gindagrave
Descrição Tumular: Helio Rubiales


Império argentino
Imperio Argentina.png
Império argentino
Dados gerais
Nome realMagdalena Nilo del Río
Nascimento26 de dezembro de 1910
Bandera de Argentina Buenos Aires , Argentina
NacionalidadeEspanhol
Morte22 de agosto de 2003 (92 anos)
Bandera de España Torremolinos , Espanha
CônjugeFlorián Rey (1934-1939)
Joaquín Goyanes de Osés
Ramón Baíllo Pérez-Cabellos(1946-1948)
FilhosFlorián Martínez Nile 
Alejandra Goyanes Nile 2
OcupaçãoCantor e atriz
Informação artística
Outros nomes"Petit Empire"
Sexo (s)Copla
Instrumento (s)Voz
Período de atividade1924 - 2001
Web
CartãoImperio Argentina em IMDb
PERSONAGEM
Magdalena Nilo del Río , do nome artístico Imperio Argentina ( Buenos Aires , Argentina , 26 de dezembro de 1910 - Torremolinos , Málaga , Espanha , 22 de agosto de 2003 ), foi uma atriz , cantora e dançarina espanhola e argentina .
Morreu aos 92 anos.
   


SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Origens Sua mãe era Rosario del Río, nascida na cidade de Monda ,  província de Málaga , filha de um juiz. Rosario, amante da música, dança e teatro, participou de algumas aulas de interpretação de José Tallaví no Conservatório de Málaga.

Devido a conflitos com seu irmão, aos 14 anos ele emigrou clandestinamente no porto de um navio que navegava do porto de Málaga para Buenos Aires.  Em Buenos Aires, ela foi detectada como um passageiro clandestino e, em vez de ser deportada, as autoridades deixaram as famílias da grande colônia espanhola da cidade se encarregar dela.

Lá, Rosario trabalhou em uma fábrica de cigarros e, ao longo do tempo, quatro de seus irmãos emigraram de Málaga.  Seu pai era Antonio Nile, nascido em Gibraltar , um mecânico de profissão e também um grande fã de música. Antonio conheceu Rosario em uma festa em Buenos Aires.

Magdalena nasceu no popular bairro de San Telmo . Como ela era pequena, ela começou a cantar e a dançar. Ele era familiarmente chamado de Malena. Em 1912, sua irmã Asunción nasceu.  Como ela era pequena, ela acompanhou seu pai aos cafés que seu pai frequentava e onde ele estava imbuído da atmosfera artística.

Sua mãe também encorajou sua vocação e a levou a performances de cantores que passaram por Buenos Aires, como Pastora Imperio. Desde que ele cantou e dançou desde sua infância, ele impressionou Pastora com seu talento no Teatro Comedia e eles se tornaram amigos.

MORTE
Imperio Argentina morreu na casa de uma neta Torremolinos ( Málaga ) em 22 de agosto de 2003 , aos 92 anos de idade. Ela foi enterrada no cemitério de Málaga de Benalmádena . Em Benalmádena, uma rua foi marcada a seu nome, na qual ele havia vivido. Em 2011, oito anos após sua morte, ele recebeu uma Estrela no Passeio da Fama de Madrid

Fonte: es.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: