“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de mar. de 2018

UMBERTO AGNELLI - Arte Tumular - 1263 - Cimitero di Villar Perosa Villar Perosa, Città Metropolitana di Torino, Piemonte, Italy










ARTE TUMULAR
A  magnifica capela do mausoléu  dos Agnellis está localizada no centro do cemitério de Villar Perosa e abriga os restos de todos os membros da família. O monumento em estilo românico está em diorite do Malanaggio, e dentro há um "Cristo ressuscitado" de bronze, pelo escultor Ceragioli e os mosaicos da escola do Vaticano que retratam as cidades de Jerusalém e Belém.

Local: Cimitero di Villar Perosa Villar Perosa, Città Metropolitana di Torino, Piemonte, Italy
           PLOT Family Chapel
Descrição tumular: Helio Rubiales


NasceuArte Tumular - 1263 - 1 de novembro de 1934
Lausanne , Suíça
Morreu27 de maio de 2004 (69 anos)
Piemonte , Itália
Nacionalidadeitaliano
OcupaçãoChefe de Fiat e Juventus
Cônjuge (s)Antonella Bechi Piaggio (divorciada)
Allegra Caracciolo di Castagneto
CriançasGiovanni Alberto Agnelli
Andrea Agnelli
Anna Agnelli
Pais)Edoardo Agnelli
Virginia Bourbon del Monte
PERSONAGEM
Umberto Agnelli (1 de novembro de 1934 a 27 de maio de 2004) foi um industrial e político italiano . Ele era o terceiro filho de Virginia Agnelli (nascido Donna Virginia Bourbon del Monte) e de Edoardo Agnelli , e o irmão mais novo de Gianni Agnelli .

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ele atuou como CEO do fabricante de automóveis italiano Fiat de 1970 a 1976  e, com a morte de seu irmão Gianni, foi brevemente presidente do Grupo FIAT, 2003-2004, até sua própria morte, com 69 anos, no ano seguinte.

Ele também foi presidente e mais tarde presidente honorário da Juventus , o time de futebol associado há muito tempo à FIAT e à família Agnelli , e foi por um tempo o presidente da Associação Italiana de Futebol. Ele foi um senador da República Italiana , de 1976 a 1979.

Em 2015, ele foi posthumously ingressado no Hall da Fama do futebol italiano .

CARREIRA
Agnelli foi presidente do Clube de Futebol Juventus, controlado pela FIAT, entre 1956 e 61 e foi presidente honorário de 1970 a 2004. Agnelli foi presidente da Fiat France 1965-80, diretor executivo da Fiat SpA 1970-76 e vice-presidente 1976-93. Ele foi presidente da Fiat Auto 1980-90 e membro do International Advisory Board 1993-2004.

 Embora ele tenha sido um executivo sênior na empresa familiar, Fiat, ele foi impedido de assumir um papel de liderança por seu irmão Gianni até a morte do último em 2003. Somente então ele assumiu o cargo de presidente de todo o Grupo Fiat, 2003-2004. O Grupo controlou vários jornais e editores italianos, além das firmas de automóveis FIAT e da Juventus.

 Umberto estava no processo de restauração da fortuna da Fiat, seguindo um período em que o balanço da empresa, a participação no mercado e o valor compartido estavam em declínio, quando de repente morreu de câncer de pulmão após apenas 18 meses de controle. Apesar disso, a revista Forbes estimou que ele era o 68º homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido aproximado de US $ 5,5 bilhões.

Ele era membro do Comitê Diretivo do Grupo Bilderberg .

FAMÍLIA
Agnelli nasceu em Lausanne , na Suíça , o mais novo de sete filhos. Sua vida foi assediada por uma quantidade incomum de tragédia e duelo. Seu pai Edoardo Agnelli morreu em um acidente aéreo quando ele tinha um ano de idade e sua mãe Virgínia morreu em um acidente de carro dez anos depois .

Em 1959, Agnelli casou-se com a herdeira Donna Antonella Bechi Piaggio, da bem conhecida família comercial de Piaggio . Eles tiveram três filhos, mas seus primeiros garotos gêmeos morreram pouco depois do nascimento. O terceiro filho, Giovanni Alberto Agnelli , cresceu para ser o chefe da empresa familiar materna Piaggio, e estava sendo preparado para ter sucesso em Fiat, mas morreu de câncer aos 33 anos em 1997.

Umberto e Antonella Agnelli mais tarde se divorciaram e, em 1974, Umberto casou-se com Donna Allegra Caracciolo di Castagneto. Allegra é o primeiro primo da cunhada de Umberto, Marella Caracciolo di Castagneto , esposa de seu irmão Giovanni (Gianni). As damas vêm da antiga família nobre napolitana que tem, entre outros, os títulos de nobreza de Príncipe de Castagneto e Duque de Melito.

Umberto e Allegra tiveram dois filhos: Andrea (nascido em 1975) e Anna (1977). Andrea seguiu mais tarde os passos de seu pai, tornando-se presidente da Juventus, em 2010.

MORTE
Morreu de câncer no pulmão.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: