“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

19 de mar. de 2018

HANS JOHN - Arte Tumular - 1285 - Saint Knud's Church Odense, Odense Kommune, Syddanmark, Denmark




ARTE TUMULAR
Tampo de mármore escuro com mo seu nome e datas gravados no piso do Convento

Local:  Saint Knud's Church Odense, Odense Kommune, Syddanmark, Denmark
            PLOT Chapel of King
Fotos: Fondagrave, en.wikipedia.
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Hans John John ( dinamarquês , norueguês e sueco : Hans ; né Johannes [1] ) (2 de fevereiro de 1455 a 20 de fevereiro de 1513) era um monarca escandinavo sob a União Kalmar . Ele era o Rei da Dinamarca (1481-1513), Noruega (1483-1513) e como João II ( Sueco : Johan II  ) Suécia (1497-1501).


De 1482 a 1513, ele foi simultaneamente duque de Schleswig e Holstein em regra conjunta com seu irmão Frederick . Atualmente, ele permanece o único rei da Dinamarca desde meados do século XV a não ser chamado de cristão ou Frederico, se não se incluir a atual Rainha da Dinamarca, Margrethe II .
 Os três objetivos políticos mais importantes do rei João foram a restauração da União Kalmar, a redução do domínio da Liga Hanseática e a construção de um forte poder real dinamarquês.

 Nasceu em Aalborghus , em Aalborg , filho de Christian I da Dinamarca e Dorothea de Brandenburgo , filha de Margrave John de Brandenburg . Em 1478, casou-se com Christina da Saxônia , neta de Frederico, o doente da Saxônia . Isso produziu a seguinte descendência: Christian II , Francis, Knud e Elisabeth, que mais tarde se casaram como princesas de Brandenburg.

De cerca de 1496 a 1512, ele teve um relacionamento com Edele Jernskjæg .

MORTE
Em 1513, o rei John morreu no castelo de Aalborghus pouco tempo depois de ter sido jogado fora de seu cavalo. O rei João foi enterrado na igreja do convento franciscano em Odense .



A rainha Christina, que viveu a última parte de sua vida em um convento em Odense, encomendou ao famoso escultor alemão Claus Berg para criar uma magnífica capela de enterro, onde ela e seu marido foram sepultados após sua morte em 1521. O gótico tardio O retábulo esculpido por Berg entre 1515 e 1525 é um dos tesouros nacionais da Dinamarca. Cada uma das três seções é intrincada e dourada . Sobreviveu ao fervor iconoclasta da Reforma Protestante talvez por causa de sua conexão com os enterros reais. O filho do rei João e a rainha Cristina, o rei Cristão II, com sua esposa Isabella da Áustria, também foi enterrado na capela da família real. Em 1807, a antiga igreja franciscana foi demolida, e o reitor de Berg e os quatro corpos foram transferidos para a Catedral de São Canute , também em Odense.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: