“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

19 de mar. de 2018

SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ - Arte Tumular - 1286 -Convento di Santa Lucia al Monte Naples, Città Metropolitana di Napoli, Campania, Italy




ARTE TUMULAR 
Urna de madeira, decorada com aplicações douradas e isolada por vidros em todo o seu perímetro, contem as relíquias do santo.
Local: Convento di Santa Lucia al Monte Naples, Città Metropolitana di Napoli, Campania, Italy
Foto: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
São João José da Cruz (15 de agosto de 1654 - 5 de março de 1739) (não deve ser confundido com São João da Cruz ) - nascido Carlo Gaetano Calosinto - foi um sacerdote italiano e um membro professado da Ordem dos Frades Menores que veio de a ilha de Ischia . Ele tinha uma reputação de austeridade e pelo presente dos milagres e foi nomeado Mestre dos Novatos.  Ele foi beatificado em 1789 e mais tarde canonizado em 1839.
Morreu aos 82 anos.

BIOGRÁFIA
Carlo Gaetano Calosirto nasceu em 15 de agosto de 1654, na ilha de Ischia, ao largo da costa de Nápoles . Ele entrou na Ordem dos Frades Menores em Nápoles antes de completar dezesseis anos e assumiu o nome religioso de "João José da Cruz". Ele foi o primeiro italiano a seguir o movimento de reforma de São Pedro de Alcântara .

Em 1674 foi enviado para fundar um convento para a ordem em Afila, no Piemonte, e ajudou na própria construção. Ele foi ordenado para o sacerdócio - muito contra a vontade dele, deve ser observado - e como o superior realizou as tarefas mais baixas.

Em 1702, os conventos italianos não eram mais dependentes das casas espanholas, mas foram transformados em uma província separada. Foi nomeado Vigário Provincial da Reforma Alcantarina na península italiana como resultado disso.  Como o superior ordenou que nenhum mendigo fosse demitido do portão do convento sem alguma forma de alívio: em tempos de necessidade, dedicava às suas necessidades suas próprias porções e mesmo a do convento em que vivia. Quando ele percorreu o continente como o provincial, ele não se daria a conhecer nas pousadas onde ele apresentava, porque ele não gostava de distinção e não acreditava que deveria ser pago a ele.

Ele desejava que aqueles que ele restabelecesse à saúde tomassem alguns remédios certos para que a cura pudesse ser atribuída a uma mera fonte natural e em relação às suas próprias profecias - que eram numerosas - ele afetou a julgar por analogias e experiências

 Foi beatificado sob o papa Pio VI em 24 de maio de 1789 e mais tarde foi canonizado como santo da Igreja Católica Romana em 26 de maio de 1839 sob o papa Gregório XVI . No castelo aragonés (Il Castello Aragonese) em Ischia há uma pequena capela consagrada ao falecido tardio.são João José da Cruz.

MORTE
São José João da Cruz faleceu em 05 de março 1734. Foi sepultado no mesmo convento de Santa Lúcia. Sua beatificação foi celebrada pelo papa Gregório XVI, no ano 1839. Seus restos mortais foram trasladados para o convento da ordem franciscana que fica na ilha de Ischia, local onde ele nasceu. O dia de sua festa, como sempre é feito na Igreja, foi instituído para o dia 5 de março, dia de sua partida para o céu.

Fonte: pt.wikipedia.,org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: