“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de fev. de 2018

PEPINO O BREVE- Arte TumulAar - 1214 - Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-Fran France



Precedido por
Carlomano
Prefeito do palácio da Austrásia
741 - 751
Sucedido por
Título deixa de existir
Precedido por
Carlos Martel
Prefeito do palácio da Nêustria
747 - 751
Sucedido por
Título deixa de existir
Precedido por
Quilderico III
Rei dos francos
751 - 768
Sucedido por
Carlos Magno e Carlomano I




Placa identificatória (lápide)

ARTE TUMULAR
Sobre uma base retangular de mármore, destaca-se deitado a escultura do rei coroado e com todos os objetos reais

LOCAL:   Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-Fran France
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Pepin the Short ( português: Pepino o Breve, alemão : Pippin der Kleine , francês : Pépin le Bref , v . 714 - 24 de setembro de 768) foi o rei dos francos de 751 até sua morte. Ele foi o primeiro dos carolíngios a se tornar rei.
Morreu aos 54 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 O filho mais novo do príncipe Frankish Charles Martel e sua esposa Rotrude , a educação de Pepin foi distinguida pela educação eclesiástica que recebeu dos monges de St. Denis . Sucedendo a seu pai como o prefeito do palácio em 741, Pepin reinou em França em conjunto com seu irmão mais velho, Carloman . Pepin governou na Neustria , Borgonha e Provence , enquanto seu irmão Carloman estabeleceu-se na Austrasia , Alemannia e Turíngia .

Os irmãos estavam ativos na supressão de revoltas lideradas pelos bávaros , aquitanos , saxões e alemães nos primeiros anos de seu reinado. Em 743, eles encerraram o interregno franco, escolhendo Childeric III , que seria o último monarca merovíngio , como o chefe de proxies dos francos. Sendo bem dispostos em relação à igreja e ao Papado por causa de sua educação eclesiástica, Pepin e Carloman continuaram o trabalho de seu pai em apoiar São Nicolau na reforma da igreja franca e na evangelização dos saxões.

PEPINO ÚNICO GOVERNANTE
Depois de Carloman, que era um homem intensamente piedoso, se retirou para a vida religiosa em 747, Pepin tornou-se o único governante dos francos. Ele suprimiu uma revolta liderada por seu meio-irmão Grifo , e conseguiu se tornar o mestre incontestável de toda a França.

Pepin então forçou Childeric a um mosteiro e ele próprio proclamou o rei dos Francos com o apoio do Papa Zachary em 751. A decisão não foi apoiada por todos os membros da família carolíngia e Pepin teve que derrubar uma revolta liderada por Carloman's filho, Drogo , e novamente por Grifo. 

Como rei, Pepin embarcou em um programa ambicioso para expandir seu poder. Reformou a legislação dos francos e continuou as reformas eclesiásticas de Bonifácio. Pepin também interveio em favor do Papado de Stephen II contra os Lombards na Itália . Ele conseguiu garantir várias cidades, o que ele deu ao Papa como parte da Doação de Pepin . Isso constituiu a base jurídica para os Estados papais na Idade Média. Os bizantinos , desejosos de fazer boas relações com o poder crescente do império franco, deram a Pepin o título de Patricio .

Em guerras de expansão, Pepin conquistou a Septimania dos omeyas islâmicos e subjugou os reinos do sul, derrotando repetidamente Waifer de Aquitânia e suas tropas bascas , após o que os senhores bascos e aquitanos não viram nenhuma opção senão prometer lealdade aos francos. Pepin estava, no entanto, incomodado pelas implacáveis ​​revoltas dos saxões e dos bávaros. Ele fez campanha incansavelmente na Alemanha , mas a subjugação final dessas tribos foi deixada aos seus sucessores. 

MORTE
Pepin morreu em 768 e foi sucedido por seus filhos, Charlemagne e Carloman . Embora inquestionavelmente um dos governantes mais poderosos e bem-sucedidos de seu tempo, o reinado de Pepin é amplamente obscurecido por aquele de seu filho mais famoso.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: