“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de fev. de 2018

CLOVIS I (França) - Arte Tumular - 1215 - Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France




Precedido por
Quilderico I
Rei dos francos salianos
481—509
Sucedido por
Torna-se rei dos francos
Precedido por
Rei dos Francos
509—511
Sucedido por
Clotário I em Soissons
Quildeberto I em Paris
Clodomiro em Orleães
Teodorico em Reims


ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore branco no formato de uma urna. Deitados sobre a urna apresenta-se uma escultura, também, em mármore do rei 

LOCAL:   Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France
Fotos: Find a Grave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Clóvis I
Rei dos francos
François-Louis Dejuinne (1786-1844) - Clovis roi des Francs (465-511).jpg
"Clóvis, rei dos francos" de François-Louis Dejuinne (1786–1844)
Reinado481 - 511
ConsorteClotilde da Borgonha
Coroação496
Antecessor(a)Quilderico I
Sucessor(a)Quildeberto I
DinastiaMerovíngia
Nascimento466
TournaiBélgica
Morte27 de novembro de 511 (45 anos)
ParisFrança
EnterroAbadia de Sainte-Geneviève de Paris
Basílica de Saint-Denis(reenterro)
Filho(s)Ingomer
Clodomiro
Quildeberto I
Clotário I
Teodequilda
Clotilde
PaiQuilderico I
MãeBasina da Turíngia
PERSONAGEM
 Clóvis I (ou Clodoveu I, também Chlodowech ou Chlodwig, em francês moderno: Louis, em neerlandês moderno: Lodewijk, em alemão: Ludwig) (c. 466 — 27 de novembro de 511) foi o primeiro rei dos Francos a unir todas as tribos francas sob um único governante, alterando a forma de liderança de um grupo de chefes reais para um governo de um único rei e assegurando que o reinado era passado para os seus herdeiros.
Morreu aos 45 anos.




SINOPE BIBLIOGRÁFICA
Ele é considerado o fundador da França (que seu estado lembra geograficamente aquando de sua morte) e da Dinastia merovíngia que governou os Francos durante os dois séculos seguintes.

Foi ainda o primeiro rei católico após a queda do Império Romano do Ocidente.

Clovis era filho de Quilderico I, um rei merovíngio dos francos sálios, uma das várias tribos francas que ocupava a região a oeste do baixo Reno, com centro em torno de Tournai e Cambrai, ao longo da moderna fronteira entre a França e a Bélgica, numa área conhecida como Toxândria, e de Basina da Turíngia, e sucedeu seu pai em 481, com a idade de quinze anos.

Ele conquistou o resto do estado-tampão (Reino de Soissons) do Império Romano do Ocidente na Batalha de Soissons (486), e por sua morte, em 511, ele havia conquistado grande parte das regiões norte e oeste do que tinha sido anteriormente a Gália Romana.

Ele conquistou as outras tribos francas vizinhas e se estabeleceu como único rei antes de sua morte. Clóvis é importante na historiografia da França como "o primeiro rei de o que se tornaria a França". Seu nome, um nome germânico composto dos elementos hlod "fama" e wig "combate", é a origem do posterior nome próprio francês Louis, dado a 18 reis da França. Converteu-se ao catolicismo, em oposição ao arianismo comum entre os povos germânicos, por estímulo de sua esposa, Clotilde da Borgonha. Este ato foi de imensa importância na história subsequente da França e da Europa Ocidental no geral porque Clóvis expandiu seus domínios sobre quase toda a antiga província romana da Gália (aproximadamente a França moderna).

MORTE
Clóvis I morreu em 511 e está sepultado na Basílica de Saint-Denis, em Paris, enquanto seu pai foi sepultado com os antigos reis merovíngios em Tournai. Com sua morte, seu reino foi dividido entre seus quatro filhos Teodorico, Clodomiro, Quildeberto e Clotário. Isso criou novas unidades políticas dos reinos de Reims, Orleães, Paris e Soissons e inaugurou um período de desunião que durou, com breves interrupções, até o final da dinastia merovíngia em 751.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: