“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de jan. de 2018

GUILDFORD DUDLEY - Arte Tumular - 1184 - Chapel of Saint Peter-ad-Vincula London Borough of Tower Hamlets, Greater London, England








Provável local da execução

ARTE TUMULAR
Placa de mármore  branco com o seu nome gravado

Local: Chapel of Saint Peter-ad-Vincula London Borough of Tower Hamlets, Greater London, England
Foto: fuindagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Lord Guildford Dudley
Lord Guilford Dudley.jpg
Guildford Dudley, representado no palácio de Westminster no trabalho de arte vitoriano
Nascermosc. 1535
Morreu12 de fevereiro de 1554
Tower Hill , Londres
Causa da morteDecapitação
Lugar de descansoSt Peter ad Vincula, Londres
Cônjuge (s)Lady Jane Gray
(m. 1553-54, suas mortes)
Pais)John Dudley, 1º duque de Northumberland
Jane Guildford

PERSONAGEM
Guilford Dudley (c. 1535 - 12 de fevereiro de 1554) foi o marido de Joana Grey, nomeada herdeira do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda por seu primo o rei Eduardo VI.
Morreu aos 19 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Dudley teve uma educação humanista e casou-se com Joana em uma magnífica celebração seis semanas antes da morte do rei em julho de 1553. Depois de seu pai João Dudley, 1.º Duque de Northumberland, ter arrumado a sucessão de Joana, o casal residiu na Torre de Londres.

Eles ainda estavam lá quando o regime ruiu, permanecendo em aposentos diferentes como prisioneiros. Os dois foram condenados à morte por alta traição em novembro de 1553.

A rainha Maria I estava inclinada a poupar suas vidas, porém a Rebelião de Wyatt contra seu casamento com Filipe da Espanha levou à execução do casal, uma medida que foi amplamente considerada como excessivamente severa.

EXECUÇÃO
No dia anterior às execuções, Guildford pediu a Jane uma última reunião, que ela recusou, explicando que "só ... aumentaria a sua miséria e a dor, era melhor desistir ... como se encontrariam em breve em outro lugar e viverão vinculado por laços indissolúveis ".

Às dez horas da manhã de 12 de fevereiro, Guildford foi conduzida para Tower Hill, onde "muitos ... cavalheiros" esperaram apertar as mãos com ele.  Guildford fez um breve discurso para a multidão reunida, como era costume.  "Não tendo nenhum pai fantasmagórico com ele",  ele se ajoelhou, orou e pediu às pessoas que orassem por ele, "levantando os olhos e as mãos para Deus muitas vezes". Ele foi morto com um golpe do machado, após o que seu corpo foi transportado em um carrinho para a capela da torre de São Pedro e Vincula . Olhando a cena da janela dela, Jane exclamou: "Oh, Guildford, Guildford!"  Ele foi enterrado na capela com Jane que estava morta dentro da hora.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: