“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de jan. de 2018

DOLORES O'RIORDAN - Arte Tumular - 1185 - Caherelly Cemetery Herbertstown, County Limerick, Ireland





3dflagsdotcom_irela_2fawm.gif (19169 bytes)    



ARTE TUMULAR
Lápide em granito negro em estilo irregular com o seu nome e datas.

Local:  Caherelly Cemetery Herbertstown, County Limerick, Ireland
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Dolores O'Riordan
se apresentando em Barcelona, em 2010
Informação geral
Nome completoDolores Mary Eileen O'Riordan
Nascimento6 de setembro de 1971
Local de nascimentoLimerickMunster,
Irlanda
Data de morte15 de janeiro de 2018 (46 anos)
Local de morteLondresInglaterra,
Reino Unido
Gênero(s)Rock alternativo
Instrumento(s)Vocalguitarra,piccoloflautapianobaixoviolão
Período em atividade1990–2018
Afiliação(ões)The Cranberries
Página oficialDoloresoriordan.ie

PERSONAGEM
Dolores Mary Eileen O'Riordan (Limerick, 6 de setembro de 1971 — Londres, 15 de janeiro de 2018), mais conhecida como Dolores O'Riordan, foi uma cantora, compositora e musicista irlandesa, vocalista da banda The Cranberries.
Morreu aos 46 anos




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
É considerada na Irlanda como a maior cantora de toda a história do país. Sempre deu notoriedade aos The Cranberries, embora tenha estado fora da banda entre 2003 e 2009.

Mãe de três filhos (Taylor, nascido em 11 de novembro de 1997, Molly, nascida a 27 de janeiro de 2001 e Dakota Rain, a 10 de abril de 2005) e tem ainda um enteado, filho do primeiro casamento de Don Burton, seu marido desde 1994.


MORTE
Dolores O'Riordan faleceu inesperadamente no dia 15 de janeiro de 2018, aos 46 anos, enquanto estava em Londres, Inglaterra, para uma sessão de gravação.  A causa da morte, ocorrida no hotel London Hilton on Park Lane, é uma suspeita de suicídio por overdose de Fentanil.
Já a hipótese de crime foi descartada pela polícia inglesa. O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, foi um dos primeiros a prestar homenagem.
Outros tributos iniciais vieram de todas as partes do mundo do entretenimento, incluindo Dave Davies (da banda Kinks), o musico Hozier, o apresentador de talk show James Corden e a banda Kodaline. O Primeiro Ministro da Irlanda, Leo Varadkar, também homenageou O'Riordan.

 Foi realizado um funeral público a 21 de janeiro, na igreja St.Joseph em Limerick, onde centenas de fãs da cantora e da banda tiveram a chance de prestar suas últimas homenagens.  A 23 de janeiro, foi a vez de amigos e familiares de Dolores se despedirem da cantora, em uma cerimônia privada. No mesmo dia ocorreu o sepultamento em um cemitério de Ballybricken, ao som da música dos Cranberries "When You're Gone" de 1996.

Fonte: pt.wuikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: