“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de jan. de 2018

B.B. KING - Arte Tumular - 1186 - B.B. King Museum and Delta Interpretive Center Indianola, Sunflower County, Mississippi, USA







ARTE TUMULAR
Túmulo em formato retangular, em mármore negro, sobre uma superfície em granito claro. No tampo, gravado em letras douradas, o seu nome e datas, bem como a seguinte frase:
Não sei por que
Fui levado a vagar
Eu vi a luz, Senhor,
Eu senti o trovão
Algum dia irei para casa novamente
E eu sei que eles vão me levar
E levar-me para casa.
Todo o perímetro tumular é envolvido por um gradil.
Local: B.B. King Museum and Delta Interpretive Center Indianola, Sunflower County, Mississippi, USA
GPS Latitude: 33.44957, Longitude: -90.64597
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

B. B. King
BB King em uma apresentação na Casa Branca, 2006
Informação geral
Nome completoRiley B. King
Também conhecido(a) comoBeale Street Blues Boy, Blues Boy King, Rei do Blues
Nascimento16 de setembro de 1925
Local de nascimentoItta BenaMississippiEstados Unidos
País Estados Unidos
Data de morte14 de maio de 2015 (89 anos)
Local de morteLas VegasNevadaEstados Unidos
Gênero(s)Bluesrhythm and bluesblues Rock
Instrumento(s)VocalGuitarra elétricaPiano
Modelos de instrumentosGibson ES-355s (Lucille)
Período em atividade1948 - 2015
Afiliação(ões)Eric ClaptonBobby BlandRolling StonesU2
Página oficialB.B.King.com

PERSONAGEM
Biley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (Itta Bena, 16 de setembro de 1925 – Las Vegas, 14 de maio de 2015) foi um guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense.
Morreu aos 89 anos




SINOPSE ARTÍSTICA
O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio W.

Foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Ao longo da sua carreira, B.B. King foi distinguido com 15 prêmios Grammy, tendo sido o criador de um estilo musical único e que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de Rei dos Blues.

Era apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, preferia usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito:
"posso fazer uma nota valer por mil". 

ÚLTIMOS DIAS E MORTE
No início de abril, B.B. King foi internado no hospital depois de sofrer de desidratação causada pelo diabetes tipo 2, doença com a qual convivia há mais de vinte anos. Estava com uma turnê marcada para 2015, mas teve que desmarcar os shows por causa da doença. Durante uma apresentação em Chicago em outubro, o músico passou mal no palco devido a desidratação e esgotamento. Ainda faltavam oito apresentações para terminar a temporada.

King morreu em 14 de maio de 2015, enquanto dormia, aos 89 anos. O médico do músico, Darin Brimhall, e o legista John Fudenberg declararam que o termo técnico para a causa da morte é demência vascular. Brimhall disse que os AVCs de B.B. King resultaram da redução do fluxo sanguíneo em consequência de diabetes crônica. Também houve a suspeita de que B.B. King tivesse sido envenenado por seu agente. Duas de suas filhas fizeram a acusação, pedindo uma investigação formal. Nada porém ficou comprovado, tendo a autópsia concluído que a morte ficou a dever-se a causas naturais e confirmou que B.B. King sofria de diabetes, da doença de Alzheimer e problemas cardíacos

Fonte: pt.wikipedia. org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: