“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de out. de 2017

DONNA REED - Arte Tumular - 1149 - Westwood Memorial Park Los Angeles Los Angeles County California, USA







ARTE TUMULAR 
Placa de bronze com o seu nome e datas gravados no gramado do cemitério


Local: Westwood Memorial Park Los Angeles Los Angeles County California, USA
            Plot: Section D, #110 GPS (lat/lon):  34.05836, -118.44114
Fotos: Find a grtave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Donna Reed
Donna Reed no trailer de O Retrato de Dorian Gray.
Nome completoDonna Belle Mullenger
Nascimento27 de janeiro de 1921
DenisonIowa
Nacionalidadenorte-americana
Morte14 de janeiro de 1986 (64 anos)
Beverly HillsLos AngelesCalifórnia
 Estados Unidos
OcupaçãoAtriz
Atividade1950 - 1985
CônjugeGrover Asmus (1974 - 1986)
Tony Owen (1945 - 1971)
William Tuttle (1943 - 1945)
Oscares da Academia
Melhor atriz coadjuvante/secundária
1954 - From Here to Eternity
Globos de Ouro
Golden Globe icon.svg Melhor estrela de televisão feminina
1963 - The Donna Reed Show





PERSONAGEM
Donna Mullenger (Denison, Iowa, 27 de janeiro de 1921 — Beverly Hills, Califórnia, 14 de janeiro de 1986), mais conhecida como Donna Reed, foi uma atriz norte-americana.
Morreu aos 64 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Reed nasceu Donna Belle Mullenger em uma fazenda perto de Denison, Iowa , filha de Hazel Jane (née Shives, 16 de julho de 1899 - 17 de julho de 1975) e William Richard Mullenger (4 de julho de 1893 - 15 de julho de 1981).  O mais velho de cinco filhos, ela foi criada como metodista .  Em 1936, enquanto ela era estudante de segundo ano na Escola Secundária Denison (Iowa), seu professor de química Edward Tompkins lhe deu o livro How to Win Friends and Influence People . Diz-se que o livro influenciou muito sua vida. Ao lê-lo, ganhou a liderança na peça escolar, foi eleito Campus Queen e estava no top 10 da classe de graduação de 1938. Tompkins passou a trabalhar no Projeto Manhattan .  Depois de se formar no Denison High School, Reed planejou se tornar um professor, mas não conseguiu pagar pela faculdade. Ela decidiu se mudar para a Califórnia para comparecer ao Los Angeles City College com o conselho de sua tia. Ao frequentar a faculdade, ela atuou em várias produções de palco, mas não tinha planos de se tornar uma atriz. Depois de receber várias ofertas para testar a tela para estúdios, Reed eventualmente assinou com a MGM , mas insistiu em terminar sua educação primeiro

Educada no colégio municipal de Los Angeles, exibia-se em peças escolares. Estenodatilografa, pensou, num momento, em conquistar Hollywood. Eleita rainha pelos colegas, conseguiu fazer com que publicassem uma foto sua nos jornais da cidade. Depois disso a Metro-Goldwyn-Mayer contratou-a, em 1941.

Entre seus filmes mais famosos, destacam-se A Felicidade não Se Compra (1946), de Frank Capra, e A um Passo da Eternidade (1953), de Fred Zinnemann. Nos anos 80, pouco antes de falecer, substituiu durante uma temporada (1984/85) a atriz Barbara Bel Geddes no papel de Dona Ellie Ewing no seriado Dallas.

MORTE
Donna Reed morreu de câncer de pâncreas em Beverly Hills, Califórnia, em 14 de janeiro de 1986, 13 dias antes do 65º aniversário. Ela tinha sido diagnosticada com a doença três meses antes e disse que estava em um estágio terminal. Os seus restos são enterrados no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Los Angeles.

Fonte: pt.wikipedia.org, en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

2 comentários:

Maria Aparecida disse...

Que seu sorriso esteja no céu, agradando aos anjos....me fez um bem imenso assistir a felicidade não se compra....

Unknown disse...

Parece um anjo