“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de out. de 2017

CARL LINNÉ - Arte Tumular - 1159 - Uppsala Domkyrka (Cathedral of Uppsala) Uppsala Uppsala kommun Uppsala län, Sweden







ARTE TUMULAR
Laje retangular de mármore no piso da catedral com o seu nome e datas gravados
Local: Uppsala Domkyrka (Cathedral of Uppsala) Uppsala Uppsala kommun Uppsala län, Sweden 
Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Carl Linnaeus
Carlos Lineu
Carl von Linné
Conhecido(a) porNomenclatura binomialClassificação científica
Nascimento23 de maio de 1707
RåshultImpério Sueco
Morte10 de janeiro de 1778 (70 anos)
UppsalaSuécia
NacionalidadeSueco
CônjugeSara Elisabeth Moræa
Alma materUniversidade de Uppsala
Universidade de Lund
ReligiãoLuterano
Causa da morteComplicações devido à GotaAcidente vascular cerebral
Assinatura
Linne autograph.png
InstituiçõesAcademia Real das Ciências da Suécia
Campo(s)BiologiaTaxonomiaZoologiaEcologia



PERSONAGEM
Carl Nilsson Linnæus, em português Carlos Lineu, e em sueco após nobilitação Carl von Linné, latinizado Carolus Linnaeus (Råshult, Kronoberg, 23 de maio de 1707 — Uppsala, 10 de janeiro de 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".
Morreu aos 70 anos de idade.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Lineu foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, passando o valor de 0° para o ponto de fusão da água e 100° para o ponto de ebulição.

Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau enviou-lhe a mensagem: "Diga-lhe que não conheço maior homem no mundo."; o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu: "Além de Shakespeare e Spinoza, não conheço ninguém entre os que já não se encontram entre nós que me tenha influenciado mais".

O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista". É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia e a sua figura pode ser encontrada nas atuais notas suecas de cem kronor.

Lineu continuou os seus estudos botânicos depois da obtenção do seu título nobre, tendo mantido correspondência com diversas personalidades de todo o mundo. Por exemplo, Catarina II da Rússia enviou-lhe sementes do seu país.

MORTE
Os últimos anos de vida de Lineu foram afetados por problemas de saúde: sofria de gota e dores de dentes. Sofreu um primeiro acidente vascular cerebral em 1774 e um segundo um ano mais tarde, que inutilizou o lado direito do seu corpo. Faleceu em 10 de Janeiro de 1778, durante uma cerimônia religiosa na catedral de Uppsala, onde foi sepultado. Após a sua morte, as coleções de Sinvaldo foram vendidas pela sua esposa a um inglês, Sir James Edward Smith, em 1784, sendo atualmente mantidas pela Linnean Society, em Londres.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: