“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de out. de 2017

CHRISTIAN DIOR - Arte Tumular - 1158 - Cimetière de Callian Callian Departement du Var Provence-Alpes-Côte d'Azur, France












ARTE TUMULAR 
Túmulo em formato retangular,  contido por pequena mureta, em todo o seu perímetro, quase ao nível do solo e preenchido com pedriscos. Na cabeceira tumular em mármore, ergue-se sobre uma pequena base, um vaso fechado envolto por um manto. O vaso significa o recebimento e o acolhimento, é o simbolo do corpo, que é o recipiente onde está contida a alma. Simbolizando também a reencarnação da alma. O manto envolvendo o vaso simboliza a tristeza encobrindo o corpo. Na base está gravado o seu nome e datas.


Local: Cimetière de Callian Callian Departement du Var Provence-Alpes-Côte d'Azur, France 
Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Christian Dior (Granville, 21 de janeiro de 1905 — Montecatini Val di Cecina, 24 de outubro de 1957) foi um importante estilista francês. É o fundador da empresa de vestuário Christian Dior S.A., uma das mais famosas da moda mundial.
Morreu aos 52 anos de idade.
Christian Dior (1905-1957) nasceu em Granville, França

Filho de um comerciante de fertilizantes, nasceu em Granville,  região do Canal da Mancha, desejou ser artista plástico, mas foi enviado para Paris a fim de estudar Relações Internacionais, uma vez que o seu pai queria que o filho seguisse a carreira diplomática.  Ainda jovem começou a frequentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. No entanto, em 1927, abriu uma galeria de artes, em sociedade com Jacques Bonjean.

Em 1931, sua família atravessou grave crise financeira. Em 1935, Dior começou a desenhar croquis para a seção de alta costura do jornal parisiense “Figaro Illustre”. Depois de vender uma coleção de desenhos de chapéus, começou a fazer croquis de roupas e de acessórios para várias Maisons de Paris. Em 1938 começou a trabalhar como assistente do estilista suíço Robert Piquet.

Em 1939, Dior foi convocado para servir na Segunda Guerra. Dois anos depois, fez parte da equipe da Maison de Licien Lelong, e entre 1941 e 1946 criou coleções com a colaboração de Pierre Balmain. Ainda em 1946, com a ajuda do empresário da indústria têxtil, Marcel Boussac, criou sua própria Maison, com endereço na Avenida Montaigne, número 30, em Paris. No dia 12 de fevereiro de 1947, apresentou sua primeira coleção, que causou uma revolução na moda, pelo luxo e elegância de suas peças.

Quando os modelos de Christian Dior foram apresentados, Carmel Snow, a redatora da revista americana Harper’s Bazarr exclamou: “This is a new look!”. O nome da coleção que era “Ligne Corolle” passou a ser conhecida como “New Look”. Estava então criado o novo conceito de moda, carregado de luxo e extravagância, mudando toda a praticidade e simplicidade das roupas femininas, após anos de restrições causadas pela guerra.

Durante a guerra, Dior vestia desde as esposas dos generais do império Nazista às mulheres francesas. Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos.

Christian Dior lançou modelos extremamente femininos, luxuosos, sofisticados, com saias amplas e cinturas bem marcadas. Apesar das críticas, pela grande quantidade de tecidos usados em cada modelo, logo suas roupas foram copiadas em diversas partes do mundo. O modelo que se tornou o símbolo do New Look foi o “Tailleur Bar”, um casaquinho de seda bege bem acinturado, com ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura do tornozelo. Acompanhava o look, luvas, sapato de salto alto e chapéu, tudo impecável.

A marca Christian Dior abriu sucursais de luxo em diversos países. Dior assinou diversos produtos, como gravatas, meias, perfumes, echarpes, lenços, luvas, bijuterias, lingeries etc. Vestiu mulheres famosas, entre elas, as atrizes Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf e a Princesa Grace de Mônaco. Em 1957 possuía um verdadeiro império de luxo, com 28 ateliês e 1.200 empregados.

MORTE
Morreu durante suas férias em Montecatini Val di Cecina, Itália, no dia 23 de outubro de 1957, vítima de um ataque cardíaco.

Fonte: www.ebiografia.com/christian_dior/
pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: