“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de set. de 2016

ANNE DE CLEVES - Arte Tumular - 1114- Westminster Abbey Westminster City of Westminster Greater London, England





Ana de Cleves
Casa de La Marck
22 de setembro de 1515 – 16 de julho de 1557
Precedida por
Joana Seymour
Coat of Arms of Anne of Cleves.svg
Rainha Consorte da Inglaterra
6 de janeiro de 1540 – 9 de julho de 1540
Sucedida por
Catarina Howard





ARTE TUMULAR
Placa de mármore com inscrição em letras brancas



Local: Westminster Abbey Westminster City of Westminster Greater London, England
Plot: Entombed behind a wall of chairs
GPS (lat/lon):51.50008, -0.12923
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Ana (Düsseldorf, 22 de setembro de 1515 – Londres, 16 de julho de 1557) foi a quarta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra entre janeiro e julho de 1540.
Morreu aos 41 anos de idade.

Ana
Retrato por Hans Holbein, o Jovem
Rainha Consorte da Inglaterra
Reinado6 de janeiro de 1540
9 de julho de 1540
PredecessoraJoana Seymour
SucessoraCatarina Howard
Princesa da Inglaterra
Reinado9 de julho de 1540
16 de julho de 1557
 
MaridoHenrique VIII de Inglaterra
CasaLa Marck (por nascimento)
Tudor (por casamento)
Nascimento22 de setembro de 1515
 DüsseldorfDucado de BergSacro Império Romano-Germânico
Morte16 de julho de 1557 (41 anos)
 Mansão de Chelsea, LondresInglaterra
EnterroAbadia de WestminsterLondresInglaterra
 2 de agosto de 1557
PaiJoão III, Duque de Cleves
MãeMaria de Jülich-Berg
ReligiãoCatolicismo
(anteriormente Luteranismo)
AssinaturaAssinatura de Ana
Brasão

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era filha de João III, Duque de Cleves e sua esposa Maria de Jülich-Verg.
 Ana nasceu em Düsseldorf, filha de João III, Duque de Cleves, líder de um dos estados germânicos pioneiros na implementação do Movimento Protestante, e de Maria de Jülich-Berg, herdeira do Ducado de Jülich, do condado de Ravensberg, e do estado de Berg.

A posição de Cleves face à Igreja Católica o tornava um potencial aliado para Henrique VIII de Inglaterra, chefe da recentemente criada Igreja Anglicana, em 1533. A união era diplomaticamente valiosa e foi defendida entre outros por Thomas Cromwell, chanceler do reino.

O pintor Hans Holbein, o Jovem foi então contratado para efetuar um retrato de Ana, cujo resultado em muito agradou a Henrique VIII.
Quando Ana chegou à Inglaterra, ficou evidente o talento de Holbein, pois a pintura superava o modelo em atributos físicos. Ana não era uma mulher bonita e tinha a cara coberta de cicatrizes de varíola, prontamente disfarçadas no retrato. Henrique VIII ficou desconsolado com a escolha da noiva desde o primeiro momento, mas apesar disso se casou com Ana em 6 de janeiro de 1540, em Greenwich. Uma das aias designadas para Ana foi Catarina Howard, uma jovem de quinze anos com quem o rei iniciou uma relação amorosa quase de imediato.

O casamento com Ana foi anulado a 9 de julho do mesmo ano, com base na não consumação, e pouco depois Henrique VIII casou-se com Howard.

Ana decidiu ficar na Inglaterra e foi generosamente recompensada pelo incômodo do divórcio. Henrique VIII conferiu-lhe uma pensão, o usufruto do Castelo de Hever e os títulos de Princesa de Inglaterra e Irmã do Rei.

No fim da vida, Ana converteu-se ao Catolicismo e tornou-se confidente das enteadas Maria e Isabel. Ela está enterrada na Abadia de Westminster

MORTE
Provavelmente morreu vítima de câncer.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Um comentário:

Unknown disse...

Encerrando a minha participação por hoje, quero desejar a toda essa população de desencarnados muita paz aonde eles estiverem. Obrigada.