“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de fev. de 2016

JOSE LEOPOLDO HUGO - Arte Tumular - 1096 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France




File:Tombe Hugo.jpg


ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em formato de obelisco com uma cruz latina gravada no terço médio. Na base inferior de formato quadrado, está gravado o nome do general e datas. Ladeando o monumento, uma jardineira de cada lado. Todo o conjunto é protegido por um gradil de bronze.
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
 Divisão 27
Foto: David Conway
Descrição Tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Joseph Léopold Sigisbert Hugo (Nancy, 15 de novembro de 1773 - Paris, 29 de janeiro de 1828) foi um general do Primeiro Império Francês e conde. Foi o pai dos literatos Victor Hugo e Abel Hugo, além de Eugène Hugo.
Morreu aos 54 anos de idade




BIOGRAFIA
Era filho de um antigo ayudante do ejérctio real. Seus quatro irmãos combateram nos posteriores exércitos republicanos. Foi um simples soldado durante catorze anos, até que em 1790 foi nomeado oficial. Participou nas guerras que seguiram à Revolução Francesa.
Uniu-se em 1791 ao exército do Rin. Foi ferido nas cercanias de Maguncia, sendo enviado posteriormente como capitão a Vendée. Em Châteaubriant conheceu a Sophie Trébuchet, com a que se casou o 15 de novembro de 1797.
Seguiu os passos de José Bonaparte em Espanha. Foi nomeado geral e governador das províncias centrais (passando por Ávila, Segovia, Soria e Guadalajara). Guerreó durante três anos contra O Empecinado, conseguiu livrar a zona do Tajo das guerrilhas espanholas, restabelecendo assim as comunicações entre os corpos do exército francês. Especialmente violenta foi a batalha que se livrou, durante a Guerra da Independência espanhola, em "Peña a Águia", actual povo de Anguita (Guadalajara), onde as tropas da resistência espanhola sofreram um grave revés

MORTE
Morreu em Paris em 1828, depois de sofrer um ictus.
Fonte: pt.wikilingue.com
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: