“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de out. de 2013

FRANZ VON SUPPE - Arte Tumular - 871 - Zentralfriedhof Vienna Vienna (Wien), Austria

  




CRO2.gif (9744 bytes)






ARTE TUMULAR 
Magnifica obra escultural em mármore e bronze, composta por dois segmentos. O segmento anterior é uma base em mármore trabalhado com motivos florais e a lápide tumular, com o nome e datas do músico. Encimando destaca-se um escultura em bronze do busto de Suppe, sobre uma coroa de louros, representando a glória, o êxito.  O segmento posterior trata-se de um grande manto suspenso por pequenos anjos que envolveria o busto do compositor., representando o luto pela perda.

Local: Zentralfriedhof Vienna Vienna (Wien), Austria
Plot: Group 32 A, Number 31
Fotos: Bob Edwards, Wolfgang Ilgner, Marina, Eric Cline
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
 Franz von Suppé (18 de abril de 1819 – 21 de maio de 1895) foi um compositor e maestro croata do Romantismo.
Morreu aos 76 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Francesco Ezechiele Ermenegildo Cavaliere Suppé Demelli nasceu em 1819 em Split, Dalmacia, descendente de uma família belga que provavelmente emigraram no século XVIII. Era um parente afastado de Gaetano Donizetti. Passou a infância em Zadar, onde teve suas primeiras lições musicais e começou a compor em idade precoce. Ainda adolescente em Cremona, Suppé estudou flauta e harmonia. Sua primeira composição é uma missa católica romana, que estreou numa igreja franciscana em Zadar, em 1832. Suppé era também cantor, fazendo a sua estréia no papel de Dulcamara no Elixir de Amor de Donizetti na Sopron Theater em 1842. Ele foi convidado para Viena por Franz Pokorny, o diretor do Theater in der Josefstadt, depois de estudar com Ignaz von Seyfried e Simon Sechter, onde teve a oportunidade de apresentar suas próprias óperas..
OBRAS
 Duas óperas cómicas foram realizadas no Metropolitan Opera, de Nova Iorque, Boccaccio e Donna Juanita, mas não se tornaram obras de repertório. Compôs cerca de 30 operetas, 180 farsas, ballets, e outras. As aberturas, especialmente de Leichte Kavallerie (Cavalaria Ligeira) e Dichter und Bauer (Poeta e o Camponês), são utilizados em todos os tipos de trilhas sonoras para filmes, desenhos animados , anúncios publicitários. Algumas das suas óperas são realizadas regularmente na Europa, como Peter Branscombe. Suppé mantinha ligações com a sua terra natal, a Dalmácia, ocasionalmente visitando Split, Zadar, e Šibenik. Algumas de suas obras estão relacionadas com a Dalmácia, em especial a sua opereta The Mariner's Return, a ação decorre em Hvar. Escreveu um Requiem para o diretor do teatro Franz Pokorny, três missas, canções, sinfonias, concertos e aberturas.
MORTE
Franz von Suppé morreu em Viena em 21 de maio de 1895.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: