“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

18 de out. de 2013

BETO CARRERO -Arte Tumular - 900 - Cemitério Municipal de Penha, Santa Catarina, Brasil











 ARTE TUMULAR
Base tumular em granito retangular, tendo na parte central gravado o seu nome e datas. Diante do túmulo sobre um pedestal, também de granito uma escultura em bronze de um chapéu, sempre presente na figura de Beto Carreiro.

 Local: Cemitério Municipal de Penha, Santa Catarina
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad, (São José do Rio Preto, 9 de setembro de 1937 — São Paulo, 1 de fevereiro de 2008) foi um artista e empresário brasileiro, idealizador do parque que leva seu nome, Beto Carrero World, no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.
Morreu aos 70 anos de idade.

SINOPSE ARTÍSTICA
Beto Carrero nasceu no interior de São Paulo. Iniciou sua carreira no rádio nos anos 60 e, em seguida, tornou-se promotor de rodeios. Idealizou o parque Beto Carrero World, atualmente considerado o maior parque temático da América Latina e um dos maiores do mundo, na quinta posição, com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, em 28 de dezembro de 1991. O empresário participou de quatro filmes: Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985), O Mistério de Robin Hood (1990), Xuxa Gêmeas (2006) e O Mundo Encantado de Beto Carrero (2007), e atuou como ele mesmo na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Rede Manchete. Também fazia participações no programa Dedé e o Comando Maluco (SBT), do circo Beto Carrero World. Ficou conhecido pelo personagem caubói Beto Carrero, que ele encarnava desde 1970 e com o qual participou de filmes ao lado do humorista Renato Aragão e da apresentadora Xuxa. Também teve um quadro fixo no programa Domingo Legal (SBT).

QUADRINHOS
 Em 1985, o Club Editorial, lançou a revista "As Aventuras de Beto Carrero", a revista chegou a ter arte de Eugênio Colonnese e roteiros de Gedeone Malagola, embora baseada nos faroestes, na HQ Beto não usava arma de fogo e sim seu chicote para combater o crime. Em Novembro de 2006, a JB World Entretenimento S/A, empresa de Carrero e a Belli Studio Ilustração e Animação lançam a revista "As Aventuras do Betinho Carrero", o personagem título é um menino que é fã de Beto Carrero e se veste como ele. Um Homem de sucesso, capaz de trazer alegria as crianças.

MORTE
Beto Carrero morreu em 1 de fevereiro de 2008, aos 70 anos idade, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca para correção de uma endocardite infecciosa, vindo a falecer por choque cardiogênico durante a cirurgia.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: