“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de out. de 2013

AFONSO XII da Espanha - Arte Tumular - 917 - Real Sitio de San Lorenzo El Escorial Madrid, Madrid, Spain




Afonso XII de Espanha
Casa de Bourbon
Ramo da Casa de Capeto
28 de novembro de 1857 – 25 de novembro de 1885
Primeira República EspanholaFull Ornamented Royal Coat of Arms of Spain (1761-1868 and 1874-1931).svg
Rei da Espanha
28 de dezembro de 1874 – 25 de novembro de 1885
Sucedido por
Afonso XIII
Precedido por
Isabel
Coat of Arms of the Prince of Asturias (1761-1868 and 1874-1931)-Golden Fleece and Order of Charles III Variant.svg
Príncipe das Astúrias
28 de novembro de 1857 – 30 de setembro de 1868
Sucedido por
Mercedes


"Pudriero"
Urna real

ARTE TUMULAR
O seu caixão foi colocado no local  chamado de "pudridero", onde  ficará durante 50 anos em decomposição, para depois ser transferido para o Panteão Real.

Local: Real Sitio de San Lorenzo El Escorial Madrid, Madrid, Spain
Plot: his body will lie in "the pudridero" during 50 years, a place where the body must decompose before being laid to rest in the Royal Kings Patheon
Descrição tumular: Helio Rubiales
Afonso XII
Rei da Espanha
Reinado28 de dezembro de 1874
25 de novembro de 1885
Antecessor(a)Amadeu I
Sucessor(a)Afonso XIII
 
Nascimento28 de novembro de 1857
 MadridEspanha
Morte25 de novembro de 1885 (27 anos)
 MadridEspanha
Sepultado emSão Lourenço de El Escorial,
El EscorialEspanha
Nome completo 
Afonso Francisco de Assis Fernando Pio João Maria da Conceição Gregório Pelágio
EsposasMercedes de Orléans (1878–1878)
Maria Cristina da Áustria (1879–1885)
DescendênciaMercedes, Princesa das Astúrias
Maria Teresa de Espanha
Afonso XIII de Espanha
CasaBourbon
PaiFrancisco, Duque de Cádis
MãeIsabel II de Espanha
ReligiãoCatolicismo
AssinaturaAssinatura de Afonso XII
Brasão

PERSONAGEM
Afonso XII de Espanha (28 de Novembro de 1857 - 25 de Novembro de 1885), Rei de Espanha, era filho de Isabel II de Espanha e de Francisco de Assis de Bourbon, o primogénito do duque de Cádiz. Os seus pais foram forçados, pela revolução de 1868, a fugir para Paris, e Afonso foi enviado para o Theresianum de Viena para continuar os estudos. Subiu ao trono após a restauração da monarquia, em 29 de Dezembro de 1874.
Morreu aos 28 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Nasceu no Palácio Real de Madrid a 28 de Novembro de 1857. Entre os seus preceptores encontravam-se o general Álvarez Osorio e o arcebispo de Burgos, este último eleito pela rainha Isabel, após consultar com o papa Pio IX. Em 1868, sendo ainda uma criança, a rainha é destronada pela Revolução de 1868, «La Gloriosa», obrigando a família real a partir para o exílio. A saída a Europa do novo príncipe implicou a experiência de se encontrar com outros sistemas políticos como o francês, o austríaco ou o britânico. Seu primeiro centro exterior foi o colégio Stanislas em Paris, cidade na qual se instalou a família real. A 29 de Setembro de 1869, a família muda-se transitoriamente para Genebra, onde além de receber aulas particulares, frequenta a academia pública da cidade. Para dar continuidade à sua educação é eleita a Academia Real e Imperial Teresiana de Viena. Por último frequenta a Academia militar de Sandhurst em Inglaterra. Neste país o futuro rei conheceu o constitucionalismo real inglês. Da correspondência de Alfonso com a rainha durante todas as suas estadas nos diferentes colégios e academias, põe-se em evidência a relativa estreiteza econômica em que se movimentava a família real nesses anos. A 25 de Junho de 1870, sua mãe, a rainha, abdica os seus direitos dinásticos, num documento assinado em Paris, em favor do seu filho Afonso. Enquanto isso, em Espanha sucediam-se diferentes formas de governo: Governo Provisório (1868–1870), monarquia democrática de Amadeu I (1871–1873) e a I República (1873–1874). Esta foi liquidada no mês de Janeiro pelo golpe de Estado do general Pavia, e abriu-se um segundo período de Governos provisórios. Durante esta etapa histórica —o Sexênio Revolucionário—, a causa alfonsina esteve representada nas Cortes por Antonio Cánovas del Castillo.

ACESSO À COROA
A 1 de Dezembro de 1874, Alfonso publicou o Manifesto de Sandhurst, apresentando-se aos espanhóis como um príncipe católico, espanhol, constitucional, liberal e desejoso de servir à nação. A 29 de Dezembro de 1874 produziu-se a restauração da monarquia, ao dar o general Arsenio Martínez-Campos um golpe de estado em Sagunto (Valência) em favor do acesso ao trono do príncipe Alfonso. Naquele momento, o Chefe do Estado era o general Serrano. O Chefe do Governo era Sagasta. Em Janeiro de 1875 chegou a Espanha e foi proclamado rei ante as Cortes Generales.

REINADO
O seu reinado consistiu principalmente em consolidar a monarquia e a estabilidade institucional, reparando os danos que as lutas internas dos anos do chamado Sexênio Revolucionário deixaram, ganhando a alcunha de «o Pacificador». Foi aprovada a nova Constituição de 1876 e durante esse mesmo ano terminou a guerra carlista, dirigida pelo pretendente Carlos VII (o próprio monarca esteve presente no campo de batalha para presenciar o seu final). Os foros Bascos e Navarros foram reduzidos e conseguiu-se que cessassem, transitoriamente, as hostilidades em Cuba com a assinatura da Paz de Zanjón. Afonso XII realizou, em 1883, uma visita oficial à Bélgica, Áustria, Alemanha e França. Na Alemanha aceitou a sua nomeação como coronel de honra de um regimento da guarnição de Alsácia, território conquistado pelos alemães e cuja soberania reclamava França. Este fato deu lugar a uma recepção hostil ao monarca espanhol por parte da população de Paris durante a sua visita oficial a França. A Alemanha tentou ocupar as ilhas Carolinas, naquele momento debaixo do domínio espanhol, provocando um incidente entre os dois países que terminou em favor da Espanha com a assinatura de um acordo hispano-alemão em 1885. Nesse mesmo ano desencadeou-se um surto de cólera em Aranjuez. O monarca, sem contar com a aprovação do governo, visitou os enfermos, gesto que foi apreciado pela população.. Casou-se em primeiras núpcias com Mercedes de Orleães e depois com a arquiduquesa Maria Cristina da Áustria, de quem teve três filhos. Quando morreu, sua mulher encontrava-se grávida e foi nomeada regente até ao nascimento de seu filho, Afonso XIII..

MORTE
 Pouco tempo depois, a 25 de Novembro, Afonso XII faleceu de tuberculose no Palacio Real de El Pardo, em Madrid.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: