“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de fev. de 2012

MATHILDA PLANTAGENET - Arte Tumular - 721- Dom St. Blasius ,Braunschweig,Lower Saxony (Niedersachsen), Germany




Imperatriz Matilda
Nascido: fevereiro 1102 Falecimento: 10 de setembro de 1167
Títulos regnal
Precedido por Estêvão de Blois
Senhora do Inglês
1141
Sucedido por Estêvão de Blois
Realeza alemã
Precedido por Constança da Sicília
Rainha consorte dos romanos
1114-1125
Sucedido por Richenza de Northeim
Precedido por Eupraxia de Kiev
Imperatriz consorte do 
Sacro Império Romano

1114-1125
ARTE TUMULAR

Túmulo visto por cima

A Catedral de Brunswick, na cidade de Braunschweig (Brunswick), Alemanha, é uma grande igreja protestante dedicada a São Brás e foi construída por Henry, o Leão 1173-1195.
Henry e sua esposa Matilde estão ambos sepultados na catedral. O túmulo caracteriza-se por uma base tumular em mármore suportando a escultura dos soberanos, também em mármore, deitados um ao lado do outro ornamentados com trajes reais.  O conjunto escultórico trata-se de um cenotáfio, isto é um monumento erigido à memoria dos mortos, porém não encerra os seus corpos. Eles estão sepultados numa cripta no sub-solo da Catedral.
Cripta no sub-solo da Catedral
Local: Dom St. Blasius ,Braunschweig,Lower Saxony (Niedersachsen), Germany
Fotos: Lutetia, Frank K.
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Imperatriz Matilda (c. 07 fevereiro de 1102 - 10 Setembro 1167), também conhecida como Matilde de Inglaterra ou Maude , era a filha e herdeira do rei Henrique I de Inglaterra .
Morreu aos 65 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Matilda e seu irmão mais novo, William Adelin , eram os únicos filhos legítimos do rei Henry que sobreviveram até a idade adulta. A morte precoce de William no desastre do navio Branca em 1120 fez Matilda o única herdeira da linha paterna de seu avô o Conquistador William .
Ainda criança, Matilda foi prometida em casamento  e mais tarde se casou com Henrique V, o Sacro Imperador Romano , adquirindo o título de Imperatriz . O casal não teve filhos conhecidos. Depois da viuvez,  há alguns anos, ela casou-se com Geoffrey, Conde de Anjou , com quem teve três filhos, o mais velho dos quais tornou-se rei , Henrique II da Inglaterra .
Matilda foi a primeira governante do sexo feminino do Reino da Inglaterra . O comprimento do seu efetivo, como governante foi breve, somente de alguns meses em 1141. Ela nunca foi coroada e não conseguiu consolidar a sua regra (jurídica e politicamente). Por esta razão, ela é normalmente excluída das listas de monarcas ingleses, e seu rival (e primo) Estevão de Blois é listado como monarca para o período 1135-1154. Sua rivalidade pelo trono levou anos de instabilidade e guerra civil na Inglaterra, que foram chamados de Anarquia . Ela  garantiu a sua herança, o Ducado da Normandia através das façanhas militares de seu marido, Geoffrey e fez campanha incansavelmente para a herança seu filho mais velho, vivendo para vê-lo subir ao trono da Inglaterra em 1154.
INÍCIO DA VIDA
Matilda era a mais velha dos dois filhos de Henrique I da Inglaterra e sua esposa Matilde da Escócia (também conhecida como Edith), que sobreviveram à infância, seu irmão mais novo era William Adelin .
Seus avós maternos eram Malcolm III da Escócia e Santa Margarida da Escócia . Margaret era filha de Edward do Exílio e neta de Edmund II da Inglaterra . A maioria dos historiadores acreditam que Matilda nasceu em Winchester , mas, John M. Fletcher, defende a possibilidade de o palácio real de Sutton (agora Sutton Courtenay ), em Berkshire . Seus avós paternos eram Guilherme, o Conquistador e Matilde de Flandres

Quando ela tinha sete anos, foi prometida em casamento para a  Henry V, Sacro Imperador Romano , 23 anos mais velho.  Aos oito anos, ela foi enviada para o Sacro Império Romano (Alemanha) para começar a treinar para exercer a vida de uma imperatriz consorte.  Ela foi  então coroada Rainha dos romanos em Mainz em 25 de Julho 1110, com apenas 8 anos de idade. Aos 12 anos, Matilda foi feita uma noiva criança como o casal real , e se casaram em Mainz em 07 janeiro de 1114.  Matilda depois atuou como regente , principalmente na Itália, na sua ausência.  O Imperador Henry morreu em 23 de maio de 1125. O casal imperial não teve filhos sobreviventes, mas Herman de Tournai afirma que Matilde teve um filho que viveu pouco tempo.
Matilda voltou para a Inglaterra. Henrique I, em seguida, arranjou um segundo casamento para Matilda, para garantir a paz entre a Normandia e Anjou. Em 17 de Junho de 1128, Matilda, então com 26 anos, foi casada com Geoffrey de Anjou , então com 14 anos. Ele também foi conde de Maine e herdeiro aparente (seu pai), o conde de Anjou - cujo título ele logo adquiriu, tornando Matilda Condessa de Anjou. Era um título que raramente era usado. Geoffrey chamou a si mesmo " Plantageneta "da vassoura flor ( planta giesta ), ele adotou como seu emblema pessoal. Plantagenet tornou-se o nome dinástico da poderosa linha de Inglês reis descendentes de Matilda e Geoffrey.
O casamento de Matilda com Geoffrey perturbou-se, com freqüentes separações longas, mas eles tiveram três filhos. O mais velho, Henry , nasceu em 5 de março de 1133. Em 1134, ela quase morreu no parto, após o nascimento de Geoffrey, Conde de Nantes . Um terceiro filho, William X, conde de Poitou , nasceu em 1136. Ela sobreviveu a seu segundo marido, que morreu em setembro de 1151.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: