“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”



ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



INICIE A MUSICA

PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de fev de 2012

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - Arte Tumular - 725 - Saint Vitus Cathedral ,Prague,Prague Capital City, Czech Republic

czech.gif (6612 bytes)





ARTE TUMULAR
Túmulo no interior da Catedral feito em 1736, ricamente decorado e conjunto escultórico em prata. O túmulo contém duas toneladas de prata.

Sua tumba 1736 contém duas toneladas de prata.
Local: Saint Vitus Cathedral ,Prague,Prague Capital City, Czech Republic
Fotos: Dacvid Conway, Geoff Walden, wikipedia.commons.
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Jan Nepomucký ( em checo), João Nepomuceno (em português), Johann von Nepomuk (em alemão): João (c. 1345 - 20 março de 1393) é o santo nacional da República Checa (Boemia).
Morreu aos 48 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Jan Velflín (Welflin, Wölflin) Pomuku nasceu na cidade pequena do mercado de Pomuk na Boêmia, mais tarde renomeado Nepomuk. Ele nasceu na década 1340-1349, estudou na Universidade de Praga , em seguida, promoveu os seus estudos em Direito Canônico na Universidade de Pádua 1383-1387.
Há dúvidas consideráveis quanto às suas origens, era o vigário-geral na cidade de Praga, atual República Checa. Segundo a lenda, era confessor da Rainha da Boemia e negou-se a divulgar os segredos das confissões da esposa do Rei Venceslau IV. Por essa razão, ele foi torturado e jogado de cima da ponte "Charles", no rio Vltava, a mando de Venceslau, Rei dos Romanos e da Boemia, onde veio a se afogar. Dizem que ao ser jogado no rio, seu corpo flutuou na superfície por algum tempo, cercado por um alo de estrelas.
Tornou-se o primeiro mártir do segredo da confissão, patrono contra calúnias e, por causa da maneira de sua morte, um protetor de inundações
Ele foi beatificado em 1721 e canonizada em 1729. Tornou-se também o santo padroeiro de pontes e barqueiros, e sua estátua (com um halo de estrelas douradas) aparece frequentemente em pontes e ilhas na Europa.
Local de onde foi jogado na ponte
MORTE
Executado afogado no rio
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: