“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de nov. de 2011

JANE SEYMOUR - Arte Tumular - 674 - St George's Chapel,Windsor,Berkshire, England




Joana Seymour
c. 1508 – 24 de outubro de 1537
Precedida por
Ana Bolena
Coat of Arms of Jane Seymour.svg
Rainha Consorte da Inglaterra
30 de maio de 1536 – 24 de outubro de 1537
Sucedida por
Ana de Cleves




ARTE TUMULAR
No corredor esquerdo da Capela ladeados por bancos (genuflexórios) destaca-se no piso da parte central a laje onde guarda os restos mortais da rainha
Local: St George's Chapel,Windsor,Berkshire, England
Plot: Quire
Fotos: Hannah Beal, Connie Nissinger, Scott Michaels e Curtis Jackson
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Joana ou Jane Seymour (c. 1509 — 24 de Outubro de 1537) foi a terceira esposa de Henrique VIII de Inglaterra e a única a dar-lhe um herdeiro que sobreviveu aos primeiros meses.
Morreu aos 28 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Jane era filha de Sir John Seymour e Margarida Wentworth. Trazida para a corte cedo, foi aia das rainhas Catarina de Aragão e Ana Bolena até atrair as atenções do rei.

A sua ascensão coincidiu com a queda de favor de Ana Bolena e foi a vontade de Henrique VIII em casar com Joana que precipitou a execução da sua segunda mulher. O casamento realizou-se a 30 de Maio de 1536, menos de duas semanas depois da morte de Ana Bolena.

Como rainha, Joana era a antítese da espalhafatosa Ana Bolena. A vida social da Rainha de Inglaterra reduziu-se e foram proibidas todas as manifestações de exagero nas roupas e nos modos de conduta. Era formal e séria e não tinha amizades masculinas, o que depois do escândalo ocorrido era sobretudo um ato de bom senso. Graças à sua posição junto ao rei, foi possível a integração no cenário familiar e da corte de Maria Tudor, filha do primeiro casamento de Henrique VIII, relegada ao esquecimento paterno desde os acontecimentos de 1533. Joana não interferiu diretamente na vida política, mas a sua ascensão a rainha consorte trouxe para a ribalta os seus dois irmãos Eduardo e Tomás Seymour (este último haveria de casar com Catarina Parr, a última mulher de Henrique VIII). O rei era absolutamente fascinado por ela e concedia-lhe todos os desejos, inclusive a satisfação dos apetites exóticos resultantes da gravidez. Quando Joana morreu na sequência do parto do futuro Eduardo VI, Henrique VIII organizou-lhe um funeral monumental e declarou o luto na corte por muito tempo. De fato, haveria de esperar três anos até ao seu próximo casamento. Joana está sepultada na Capela de São Jorge (Castelo de Windsor) no Castelo de Windsor ao lado do marido o Rei Henrique VIII.
MORTE
Morreu em consequência do parto
Fionte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: