“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de set. de 2011

SÃO PATRÍCIO - Arte Tumular -628 - Barn in Saul ,Saulsford Bridge, County Carlow, Ireland






Dona nobis pacem, Patrick
"Concede-nos paz, Patrício"
ARTE TUMULAR
Grande pedra irregular com o seu nome e a inscrição em latim"Dona nobis pacem, Patrick" - Concede-nos paz, Patrício -
Local: Barn in Saul *,Saulsford Bridge, County Carlow, Ireland
Fotos: dochog e wikimedia.commons
Descrição tumular: Helio Rubiales
*Alleged or in dispute

PERSONAGEM
São Patrício (386 — 17 de Março de 493) foi primeiramente um missionário cristão, sendo depois sagrado bispo e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba. É considerado o Apóstolo da Irlanda.
BIOGRAFIA
Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este fato. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.
A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes .
Muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.
No livro As Brumas de Avalon (1979), de Marion Zimmer Bradley, Patrício é retratado como um bispo fanático, preconceituoso contra outras religiões e politicamente ambicioso, procurando, sempre que possível, passar por cima da autoridade do próprio rei.
MORTE
Segundo as últimas reconstrução dos velhos anais irlandeses, Patrick morreu em AD 493 em 17 de março, uma data aceita por alguns historiadores modernos. Antes da década de 1940 acreditava-se sem dúvida de que ele morreu em 420 e, portanto, tinha vivido na primeira metade do século 5. A palestra intitulada "Os Dois Patricks" , publicado em 1942 pelo TF O'Rahilly , causou enorme controvérsia ao propor que tinha havido dois "Patricks", Paládio e Patrick, e que o que agora sabemos de St. Patrick foi, de fato, em parte, um esforço consciente para misturar os dois em personalidade hagiográfica.
St. Patrick foi enterrado na Catedral de Down em Downpatrick , County Down , juntamente com Santa Brígida e Columba St., embora isso nunca tenha sido provado. A batalha para o Corpo de St. Patrick demonstra a importância de tanto ele como um líder espiritual, e de seu corpo como um objeto de veneração, no início de Christian Irlanda.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: