“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de mai. de 2011

FLORIANO PEIXOTO -Arte Tumular - 489 - Cemitério São João Batista, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil





Precedido por
Manuel de Almeida Lobo d'Eça
Presidente da província de Mato Grosso
1884 — 1885
Sucedido por
José Joaquim Ramos Ferreira
Precedido por
Eduardo Wandenkolk
Ministro da Guerra do Brasil
1890 — 1891
Sucedido por
Antônio Nicolau Falcão da Frota
Precedido por
Vice-presidente do Brasil
26 de fevereiro de 1891 — 23 de novembro de 1891
Sucedido por
Manuel Vitorino
Precedido por
Deodoro da Fonseca
Brasil
2º.Presidente do Brasil

1891 — 1894
Sucedido por
Prudente de Morais














ARTE TUMULAR
Mausoléu construído em alvenaria e mármore, em estilo clássico romano.
Uma pequena escadaria dá acesso ao mausoléu. Quatro colunas, duas de cada lado sustenta frontões que se sobressaem do mausoléu. Cada frontão ergue uma tocha que tem a representatividade da paixão.. A cobertura central em forma de capitel, ricamente decorado..
O portal de bronze em arco, que dá acesso ao mausoléu é contornado por dois pilares fechando-se em arco, formatando a porta. Acima da porta, alegorias de um manto estilizado com rosas pendentes e com um laço em cada lado, representando proteção e forte elo afetivo com a família. Logo acima, sobre um pedestal está a escultura em mármore do busto do presidente, tendo em destaque o seu nome em bronze, tendo por trás uma pequena janela circular.
LOCAL: Cemitério São João Batista, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil
Coordenadas GPS: clique para ver o local: [22°57'32.18"S / 43°11'16.92"W] 
Fotos: Guilherme Primo e Raul Lisboa
Descrição tumular:HRubiales


Marechal
Floriano Peixoto
2.º Presidente do Brasil
Período23 de novembro de 1891
15 de novembro de 1894
Vice-presidenteNenhum
Antecessor(a)Deodoro da Fonseca
Sucessor(a)Prudente de Morais
1º Vice-presidente do Brasil
Período26 de fevereiro de 1891
23 de novembro de 1891
Antecessor(a)Cargo Criado
Sucessor(a)Manuel Vitorino
Ministro da Guerra do Brasil
Período19 de abril de 1890
22 de janeiro de 1891
Antecessor(a)Eduardo Wandenkolk
Sucessor(a)Antônio Falcão da Frota
Presidente da Província do Mato Grosso
Período13 de setembro de 1884
5 de outubro de 1885
Antecessor(a)Manuel Lobo d'Eça
Sucessor(a)José Ramos Ferreira
Dados pessoais
Nome completoFloriano Vieira Peixoto
Nascimento30 de abril de 1839
MaceióAlagoas
Morte29 de junho de 1895 (56 anos)
Barra MansaRio de Janeiro
CônjugeJosina Peixoto (1872–1895)
Filhos8
PartidoNenhum
ProfissãoMilitar
AssinaturaAssinatura de Floriano Peixoto
Serviço militar
Apelido(s)"Marechal de Ferro"
Serviço/ramoExército Brasileiro
Anos de serviço1861–1889
GraduaçãoMarechal.gif Marechal
Batalhas/guerrasGuerra do Paraguai
PERSONAGEM
Floriano Vieira Peixoto (Maceió, 30 de abril de 1839 — Barra Mansa, 29 de junho de1895) foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente doBrasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha..
Morreu aos 56 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido em Ipioca, distrito da cidade de Maceió (Alagoas) numa família pobre, foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano Vieira Peixoto foi matriculado numa escola primária em Maceió (Alagoas) e aos dezesseis anos foi para oRio de Janeiro, matriculado no Colégio São Pedro de Alcântara.
Assentado praça em 1857, ingressou na Escola Militar em 1861. Em 1863 recebeu a patente de primeiro-tenente, seguindo sua carreira militar. Floriano era formado em Ciências Físicas e Matemáticas.
Floriano ocupava posições inferiores no exército até a Guerra do Paraguai, quando chegou ao posto de tenente-coronel. Ingressou na política, como presidente da província de Mato Grosso, passando alguns anos como ajudante-geral do exército. Em 1889assumiu a vice-presidência de Deodoro da Fonseca, e dois anos depois viria a assumir a presidência com a renúncia do marechal Deodoro.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Seu governo teve grande oposição de setores conservadores, como a publicação do Manifesto dos 13 generais. O apelido ou alcunha, de "marechal de ferro" era devido à sua atuação enérgica e ditatorial, pois agiu com determinação ao debelar as sucessivas rebeliões que marcaram os primeiros anos da república do Brasil. Recebeu também o título deConsolidador da República.
Entre estas, a Revolta da Armada no Rio de Janeiro, chefiada pelo almiranteSaldanha da Gama, e a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, ambas com apoio estrangeiro. A vitória de Floriano sobre essa segunda revolta gerou a ainda controversa mudança de nome da cidade de Nossa Senhora de Desterro, para Florianópolis ("Cidade Floriana") em Santa Catarina.
Apesar da constituição versar no art. 4 novas eleições quando o presidente renunciasse antes de dois anos, Floriano permaneceu em seu cargo, alegando que a própria constituição abria uma exceção, ao determinar que a exigência só se aplicava a presidentes eleitos diretamente pelo povo, assumindo assim o papel de consolidador da República.
Entre o final de 1891 e 15 de novembro de 1894, o governo de Floriano Peixoto foi inconstitucional, pois estava a presidência da República sendo exercida pelo vice-presidente sem que tivessem acontecido novas eleições presidenciais, como exigia a constituição.
INÍCIO DA DITADURA
Consta que Floriano Peixoto lançou uma ditadura de salvação nacional. Seu governo era de orientação nacionalista e centralizadora. Demitiu todos os governadores que apoiaram Deodoro da Fonseca. Na chamada Segunda Revolta da Armada agiu de forma positiva e contundente vencendo-a de maneira implacável, ao contrário de Deodoro.
O período em que Floriano Peixoto governou não foi considerado exatamente uma ditadura, pelo fato de existirem partidos políticos mineiros e paulistas, por ocorrerem votações e por não ser um governo isolado.
A SEGUNDA REVOLTA
Aconteceu em 1893, desta vez contra o presidente, marechal Floriano Peixoto. Esta também foi chefiada pelo almirante Custódio de Melo, depois substituído pelo almirante Saldanha da Gama.Floriano não cedeu às ameaças; assim, o almirante ordena o bombardeio da capital brasileira. O movimento desencadeado pela marinha de guerra no Rio de Janeiro terminou em 1894, com a fuga dos revoltosos para Buenos Aires.
MARECHAL DE FERRO
Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro, em seus três anos de governo como vice-presidente, enfrentou a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, iniciada em fevereiro de 1893. Ao enfrentá-la, apoiou Júlio Prates de Castilhos.
Floriano Peixoto entregou o poder em 15 de novembro de 1894 a Prudente de Morais, falecendo um ano depois, em sua fazenda.
Em seu governo determinou a reabertura do congresso e o controle sobre o preço dos gêneros alimentícios de 1ª necessidade e os aluguéis.
O culto à personalidade de Floriano – o florianismo – foi o precursor dos demais "ismos" da política do Brasil: o getulismo, o ademarismo, o janismo, o brizolismo e o malufismo, segundo a tradição política brasileira de reunir correntes políticas mais em torno de homens do que de idéias.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa:HRubiales

4 comentários:

Unknown disse...

floriano peixoto foi traidor junto com Deodoro ao dar o golpe militar que destronou a monarquia brasileira que hera ligitima, implatar um sistema que tem gerado durante todo tempo da repulblica, descontentamento dissabores ao povo porque ele e deodoro não fizeram a o plebiscito para saber se povo queria ou não a volta da monarquia, porque foram ditadores e corruptos como os demais presidentes repulblicanos. precisamos restaurar a volta momarquia.

Unknown disse...

Dom Pedro não reagiu ao golpe. Passou os seus últimos dois anos de vida no exílio na Europa, vivendo só e com poucos recursos. O primeiro ato de corrupção do regime republicano foi quando os golpistas ao obrigar a família imperial do Brasil ao exílio, retiraram dos cofres públicos 5 mil contos de réis e deram a Dom Pedro II como forma de indenização pelos danos sofridos. O Imperador não só recusou como também exigiu que caso o dinheiro já tivesse sido retirado dos cofres públicos que fosse feito um documento comprobatório no qual ele o estaria devolvendo. Ele citou então a frase: “Com que autoridade esses senhores dispõe do dinheiro publico?”
manobras de Deodoro da fonseca e floriano que fechou o congresso implantou a primeira ditadura no pais.levando o pais ao caos.precisamos libertar o Brasil desses corruptos que mais 120 anos estão destruindo os valores politicos e morais do pais . monarquia parlamentaristas ja o povo não aceita mais a repulblica tantas didaturas e corrupçoes, propinas e temos vistos durante todo periodo da repulblica, precisamos restaurar a monarquia jà. poder moderador monarquia parlamentarista como na inglaterra, Espanha, canada japão,Belgica suecia,Dinamarca, holanda, veja nivel social e economico desses paises,a repulblica do Brasil vivea merce de grupos impresariais e economicos que não pensa no povo. ass, amilton clemente.

Unknown disse...

A RepuRepúb nunca deu certo no Brasil, se Deodoro da Fonseca e Floriano tivessem ideia da cagada que fizeram

Marilson Moreira de Azambuja disse...

Floriano Peixoto foi um psicopata sanguinário, além de traidor! Tomara que esteja pagando pelos crimes que cometera!
Ave Império! !