“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de jun. de 2011

ERNESTO CHE GUEVARA- Arte Tumular - 09 - Memorial da Cidade de Santa Clara, em Cuba.



















Vala comum em La Higuera, Bolívia (Atualmente Memorial)

ARTE TUMULAR
Memorial composto  por uma grande base construída com placas  de mármores, suportando uma escultura em bronze de Guevara em trajes de combate. Os seus restos mortais foram depositados nesse túmulo em forma de memorial. Ao lado ergue-se uma parede, também em mármore e relevos com motivos do campo
LOCAL: Memorial da Cidade de Santa Clara, em Cuba.
Fotos: Oliver Ross e commons.wikipedia.org
Descrição Tumular:HRubiales

Che Guevara
Guerrillero Heroico, fotografia de Alberto Korda tirada em 5 de março de 1960
Ministro da Indústria de Cuba
Período11 de fevereiro de 1961
1 de abril de 1965
PresidenteOsvaldo Dorticós Torrado
Antecessor(a)Cargo criado
Sucessor(a)Joel Domenech Benítez
Presidente do Banco Central de Cuba
Período26 de novembro de 1959
23 de fevereiro de 1961
Antecessor(a)Felipe Pazos
Sucessor(a)Raúl Cepero Bonilla
Dados pessoais
Nome completoErnesto Guevara
Nascimento14 de junho de 1928[a][1]
RosárioSanta FéArgentina
Morte9 de outubro de 1967 (39 anos)
La HigueraSanta CruzBolívia
ProgenitoresMãe: Celia de la Serna e Llosa
Pai: Ernesto Guevara Lynch
Alma materUniversidade de Buenos Aires
EsposaHilda Gadea (1955–1959)
Aleida March (1959–1967)
FilhosHilda (1956–1995)
Aleida (1960)
Camilo (1962)
Celia (1963)
Ernesto (1965)
PartidoPartido Comunista de Cuba
ReligiãoNenhuma (ateísmo)
ProfissãoMédicofotógrafoguerrilheiropolíticojornalistaescritor
AssinaturaAssinatura de Che Guevara
PERSONAGEM
Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967), foi um político, jornalista, escritor, médico argentino-cubano.
Morreu aos 39 anos de idade.
BIOGRAFIA
Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba.Guevara participou desde então até 1965 na organização do Estado cubano desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.
Convencidos da necessidade de estender a luta armada no Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia. Neste último país foi capturado e executado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano em colaboração com a CIA em 9 de outubro de 1967.
A figura desperta grandes paixões na opinião pública a favor e contra, convertendo-se em um símbolo de importância mundial, para muitos dos seus partidários, representa a luta contra a injustiça social ou rebeldia e espírito incorruptível, enquanto ele é visto por muitos dos seus detratores como um criminoso responsável pelo assassinato em massa, acusando-o de má gestão como ministro da Indústria.
Seu retrato fotográfico, obra de Alberto Korda, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo, tanto no seu original como em suas variantes que reproduzem os contornos de seu rosto, para uso simbólico, artístico ou publicitário, sendo um dos ícones do movimento contra cultural.
Che Guevara foi considerado pela revista norte-americana Time uma das cem personalidades mais importantes do século XX
RETORNO À GUERRILHA
Ele parte primeiramente para o Congo, na África, com um grupo de 100 cubanos "internacionalistas", tendo chegado em abril de 1965. Comandante supremo da operação, atuou com o codinome Tatu (do swahili), e encontrou-se com Kabila. Por seu total desconhecimento da região, dos seus costumes, das suas crenças religiosas, das relações inter-tribais e da psicologia de seus habitantes, o "delírio africano" de Che resultou numa total decepção. Em seguida parte para a Bolívia onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina e de onde pretendia invadir a Argentina. Enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido, não recebe o apoio do partido comunista boliviano e não consegue conquistar a confiança dos poucos camponeses que moravam na região que escolheu para suas operações, quase desabitada. Nem Che nem nenhum de seus companheiros falavam a língua indígena local. É cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte pelo soldado boliviano Mário Terán, a mando do Coronel Zenteno Anaya, na aldeia de La Higuera. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que se utilizou de uma miriade de documentos falsos, de vários países, para entrar e viver na Bolívia. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.
 RESTOS MORTAIS
Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que foram amputadas (para servir como troféu) logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honras de Chefe de Estado, na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: