“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de abr. de 2011

JOÃO XXIII ' PAPA - Arte Tumular - 239 - Basílica de São Pedro, Vaticano









Precedido por
Pio XII
Emblem of the Papacy.svg
Papa

261.º
Sucedido por
Paulo VI




TÚMULO
Na Basílica de São Pedro, localizado na lateral direita, numa capela,  mais exatamente próximo ao altar de Sã Jerônimo, encontra-se o sarcófago de bronze com as laterais decoradas e as partes central e laterais de vidro especial, à prova de balas e aos raios ultravioleta, que contem o corpo do Papa.
Local: Basílica de São Pedro, Vaticano
Descrição Tumular: Helio Rubiales


João XXIII
Santo da Igreja Católica
261° Papa da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
OrdemOrdem Franciscana Secular
DioceseDiocese de Roma
Eleição28 de outubro de 1958
Entronização4 de novembro de 1958
Fim do pontificado3 de junho de 1963 (4 anos)
PredecessorPio XII
SucessorPaulo VI
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral10 de agosto de 1904
RomaItália
por Dom Giuseppe Ceppetelli
Nomeação episcopal3 de março de 1925
Ordenação episcopal19 de março de 1925
RomaItália
por Dom Giovanni Cardeal Tacci Porcelli
Nomeado arcebispo3 de março de 1925
Nomeado Patriarca15 de janeiro de 1953
Cardinalato
Criação12 de janeiro de 1953
por Papa Pio XII
OrdemCardeal-presbítero
TítuloSanta Priscila
Brasão
Coat of arms of Angelo Giuseppe Roncalli.svg
Papado
Brasão
C o a John XXIII.svg
LemaOBŒDIENTIA ET PAX
(Obediência e Paz)
ConsistórioConsistórios de João XXIII
Santificação
Beatificação3 de setembro de 2000
Praça de São Pedro
por Papa João Paulo II
Canonização27 de abril de 2014
Praça de São Pedro
por Papa Francisco
Veneração porIgreja Católica
Comunhão Anglicana
Festa litúrgica11 de outubro
4 de junho (Anglicanismo)[1]
PadroeiroDelegados pontifícios
Dados pessoais
NascimentoSotto il MonteItália
25 de novembro de 1881
MorteVaticanoRoma
3 de junho de 1963 (81 anos)
Nacionalidadeitaliano
Nome nascimentoAngelo Giuseppe Roncalli
ProgenitoresMãe: Marianna Giulia Mazzolla (1854-1939)
Pai: Giovanni Battista Roncalli (1854-1935)
Funções exercidas-Núncio Apostólico na Bulgária (1925-1934)
-Núncio Apostólico na Turquia e Grécia (1934-1944)
-Núncio Apostólico na França (1944-1953)
-Patriarca de Veneza (1953-1958)
Assinatura{{{assinatura_alt}}}
SepulturaBasílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas

PERSONAGEM
O Beato Papa João XXIII, OFS, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de Novembro de 1881 — Vaticano, 3 de Junho de 1963) foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.s
Morreu aos 81 anos de idade.
BIOGRAFIA
Sendo um sacerdote católico desde 1904, ele iniciou a sua vida sacerdotal em Itália, onde foi secretário particular do bispo de Bérgamo D. Giacomo Radini-Tedeschi (1905-1914), professor do Seminário de Bérgamo e estudioso da vida e obra de São Carlos Borromeu,capelão militar do Exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial e presidente italiano do "Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé" (1921-1925). Em 1925, sendo já um arcebispo-titular, iniciou-se a sua longa carreira diplomática, onde o levou à Bulgária como visitador apostólico (1925-1935), à Grécia e Turquia como delegado apostólico (1935-1944) e à França como núncio apostólico (1944-1953). Em todos estes países, ele destacou-se pela sua enorme capacidade conciliadora, pela sua maneira simples e sincera de diálogo, pelo seu empenho ecuménico e pela sua bondade corajosa em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, foi nomeado cardeal e Patriarca de Veneza.
Foi eleito Papa no dia 28 de Outubro de 1958. Considerado inicialmente um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou, para surpresa de muitos, oConcílio Vaticano II, que visava a renovação da Igreja e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno.No seu curto pontificado de cinco anos escreveu oito encíclicas, sendo as principais a Mater et Magistra (Mãe e Mestra) e a Pacem in Terris (Paz na Terra).
Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser maçom, radical esquerdista e herege modernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Imune a todas estas controvérsias mal fundamentadas, ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000, confirmando assim a sua santidade. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.
MORTE
Conhecido como o "Papa Bom", João XXIII faleceu de câncer no estômago, após longa luta contra tal enfermidade, no dia 3 de junho de 1963, não chegando por isso a encerrar o Concílio Vaticano II. Ele foi sucedido pelo Cardeal Giovanni Montini, que escolheu o nome papal de Paulo VI e que implementou as medidas e reformas do Concílio Vaticano II. Na altura da sua morte, a revista "Times" constatou e comentou que poucos pontífices conseguiram entusiasmar assim tanto o mundo como João XXIII
CORPO EXPOSTO E PRESERVADO
Em 2001, o cadáver de João XXIII foi transferido do subterrâneo para ser definitivamente exposto ao público no interior da Basílica de São Pedro, mais concretamente numa capela lateral próxima do altar de São Jerónimo. Atualmente, ele está dentro de um caixão de bronze e vidro, à prova de bala e de raios ultravioleta. Uma vez exposto, as pessoas constataram rapidamente o surpreendente grau de preservação do corpo de João XXIII, que não apresentou nenhum sinal de decomposição ou deformação.
Mas, o seu cadáver intacto não é considerado um corpo incorrupto, porque a sua preservação não foi devido a um milagre. Segundo a teoria do professor Gennaro Goglia, a causa da sua preservação foi o tratamento especial levado a cabo secretamente por ele antes do funeral de João XXIII. Ele esclareceu que este tratamento não foi uma embalsamação, pelo menos no sentido clássico, e consistiu na aplicação de um líquido especial, que preencheu todos os capilares e eliminou todas as bactérias locais que estavam junto dos tecidos internos destruídos pelo câncer. Mas, esta tese ainda não foi totalmente comprovada e também não é a única, existindo ainda várias outras teses e explicações científicas para serem debatidas e provadas.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: