“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de abr. de 2011

ESTÁCIO DE SÁ -Arte Tumular - 470 - Igreja S.Francisco dos Frades Capuchinos,Rio de Janeiro, Brasil




Precedido por
Primeiro governador-geral
Governador do Rio de Janeiro
1565 — 1567
Sucedido por
Mem de Sá








ARTE TUMULAR
Existe uma capela na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos do Rio de Janeiro,  onde está o marco da fundação da cidade do Rio de Janeiro com a sua campa tumular onde encontra-se a seguinte inscrição:

 "Aqui jaz Estácio de Sá, 1o Capitam e Conquistador desta terra cidade, e a campa mandou fazer Salvador Correa de Sá, seu primo, 2o Capitam e Governador, com suas armas e essa Capela acabou o ano de 1583."

Local: Igreja S.Francisco dos Frades Capuchinos, Rio de Janeiro, Brasil
Foto: Jane
Descrição Tumular: Helio Rubiales



Estácio de Sá
Fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.
1° Governador-geral do Rio de Janeiro
Período1565-1567
Sucessor(a)Mem de Sá
Dados pessoais
Nascimento1520
SantarémPortugal Portugal
Morte20 de fevereiro de 1567 (47 anos)
Rio de JaneiroRJ Brasil
ProfissãoMilitar

PERSONAGEM
Estácio de Sá (Santarém, 1520 — Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1567) foi um militar português, fundador da cidade São Sebastião do Rio de Janeiro, e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial. 
Morreu aos 47 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho de Gonçalo Correia (1510 -1515) e Filipa de Sá (1515 - 1529), sua primeira esposa. Da segunda esposa, Maria Rodrigues (1529 -1535), Gonçalo Correia teria outros filhos. Eram seu irmão Francisco de Sá e seu primo Salvador Correia de Sá nascido em 1540. Alguns historiadores dizem que da segunda esposa, Gonçalo Correia teve um filho, Manuel Correia Vasques  ; outros dizem ser este filho de Martim Silva de Sá e de D. Maria de Mendoza. 

Seja como for, Estácio era sobrinho de Mem de Sá e chegou a Salvador, na Bahia, em 1564 com a missão de expulsar definitivamente os franceses remanescentes na Baía de Guanabara e ali fundar uma cidade. Devido às dificuldades do início da colonização, somente em 1565, com reforços obtidos na então Capitania de São Vicente e com o auxílio dos jesuítas, conseguiu reunir uma força de ataque para cumprir a sua missão. Deixando o Espírito Santo em 20 de janeiro de 1565, em 1 de março, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em terreno plano entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, sua base de operações. O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há dez anos.

Combateu os franceses e seus aliados indígenas por mais dois anos. Em 20 de janeiro de 1567, com a chegada da esquadra comandada por Cristóvão de Barros com reforços comandados pessoalmente por seu tio Mem de Sá (indígenas mobilizados pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega), lançou-se ao ataque, travando os combates de Uruçu-mirim (atual Praia do Flamengo) e Paranapuã (atual Ilha do Governador). 

MORTE
Gravemente ferido por uma flecha envenenada indígena, possivelmente uma técnica Puri, que lhe vazou um olho durante a Batalha de Uruçu-mirim (20 de janeiro), veio a falecer um mês mais tarde (20 de fevereiro), provavelmente por septicemia decorrente do ferimento. 

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: