Do lado direito do corredor da Igreja dos Agostinhos,ergue-se o monumento em mármore em forma piramidal apresentando um cortejo de figuras anônimas em vários estágios da vida que não são nem retratos nem personificações alegóricas diferem radicalmente dos modelos fúnebres que então estavam em voga.
Defronte a pirâmide, do lado direito, sentado sobre o último degrau que representam os diversos estágios da vida terrena, um anjo alado seminu, curvado, aguardando o momento da transição. Ao seu lado um grande leão alado adormecido que aguarda a ressurreição.
Na parte frontal , um cortejo diversificado de figuras, com mulheres chorosas indicando diretamente o luto e o grande estado de dor. São figuras com várias idades significando a universalidade da morte e a efemeridade da existência,caminhando para uma porta
que conduz a um espaço escuro indicando o mistério do além. Do lado esquerdo uma figura feminina auxilia uma figura idora, curvada, apoiada sobre um bastão representadndo a velhice e o final de todos os seres.
Encimando o portal, o nome gravdo em latim, acompanhado de um medalão com o busto da Arquiduquesa em relevo, envolvida por dois anjos.
Os monumentos fúnebres criados por Canova são considerados criações altamente inovadoras por abandonarem as tradições funerárias excessivamente dramáticas do Barroco e por se alinharem aos ideais de equilíbrio, moderação, elegância e repouso defendidos pelos teóricos do Neoclassicismo. Neles também está presente uma concepção original que colocava representações idealistas e sóbrias da figura humana num contexto de ousadas idéias arquiteturais.
Este famoso e comovente monumento tumular mandado construir em sua memória pelo seu marido Arquiduque Alberto é apenas um *cenotáfio. Maria Cristina encontra-se enterrada no espaço Toscano da Cripta Imperial em Viena, juntamente com o seu marido e filha.
*Cenotáfio: Monumento eregido à memória do morto, mas que não lhe encerra o corpo.
Local : Igreja dos Agostinhos, Viena, Austria ( Augustinerkirche)
Autor: Antônio Canova (1757-1822), construído em 1805
Fotos: commons.wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales
Maria Cristina |
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Arquiduquesa da Áustria, Governadora dos Países Baixos, Duquesa de Teschen e Vice-Rainha da Hungria |
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Retrato por Martin van Meytens, 1765 |
Duquesa de Teschen |
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Reinado | 8 de abril de 1766 a 24 de junho de 1798 |
Antecessor(a) | José II |
Sucessor(a) | Alberto Casimiro |
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Nascimento | 13 de maio de 1742 |
| Viena, Áustria, Sacro Império Romano-Germânico |
Morte | 24 de junho de 1798 (56 anos) |
| Viena, Áustria, Sacro Império Romano-Germânico |
Sepultado em | Cripta Imperial, Viena, Áustria |
Nome completo | |
Maria Cristina Joana Josefa Antônia |
Marido | Alberto Casimiro, Duque de Teschen |
Descendência | Maria Cristina Teresa da Saxônia Carlos, Duque de Teschen (adotivo) |
Casa | Habsburgo-Lorena (nascimento) Wettin (casamento) |
Pai | Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico |
Mãe | Maria Teresa da Áustria |
Religião | Catolicismo |
PERSONAGEMMorreu Aos 56 anos de idade.
BIOGRAFIA
Casamento
Maria Cristina era uma mulher muito inteligente que sabia como manipular os seus pais, principalmente a sua mãe. A morte súbita do seu pai, Francisco I, e a depressão que atingiu Maria Teresa durante os seus primeiros anos de viuvez fizeram com que Cristina conseguisse convencer a sua mãe vulnerável e sentimental a permitir o seu casamento por amor e não por razões de estado. Ela foi a única dos seus irmãos que teve permissão para isso. Escolheu o seu primo em segundo-grau, o Alberto de Saxe-Teschen que não tinha nem grande riqueza nem um trono para oferecer. Ele foi feito Arquiduque e governador da Hungria e o casal recebeu o Ducado de Teschen. Em 1780 o casal foi nomeado para governar em conjunto a Holanda austríaca. O casamento foi descrito como feliz. Uma das suas irmãs, a Arquiduquesa Maria Amália, também se apaixonou por um príncipe menor,Carlos de Zweibrucken, mas foi forçada a casar-se com o Duque Fernando de Parma do que com o seu apaixonado. A sorte que Maria Cristina teve em casar com o homem que queria fez com que o ressentimento das suas irmãs crescesse quando este já existia devido ao favoritismo que Maria Teresa sempre mostrara por ela. Não só pôde ela casar com o Príncipe que quis como também recebeu um grande dote e ainda o seu próprio Ducado. Maria Amália, a filha mais afetada, ficou afastada da sua irmã até à morte da Imperatriz. Apesar de Maria Antonieta lhe escrever cartas de França, Mimi não sentia o mesmo afeto que ela dava às suas outras irmãs, principalmente Maria Amália e Maria Carolina, que trocavam não só cartas, mas também vestidos, retratos e outros presentes. É interessante reparar que não foram apenas as irmãs as afectadas pelo favoritismo de Maria Teresa. O seu irmão Leopoldo também não gostava de Mimi por ser sempre directa, ter uma língua afiada e, acima de tudo, pelo seu hábito de contar tudo o que sabia à Imperatriz, o que indicava claramente que ela utilizava a sua influência junto da mãe para mandar nos seus irmãos, causar-lhes problemas e tratá-los de forma pouco simpática. Ela utilizava o afecto e preferência que a sua cunhada Isabel mostrava por ela para exercer algum controlo sobre os seus sobrinhos, filhos do seu irmão e herdeiro José. Os irmãos de Maria Cristina, principalmente as suas irmãs, nunca se reconciliaram verdadeiramente com ela, mesmo depois da morte da mãe. A Rainha Maria Antonieta da França, sua irmã mais nova, ignorou-a propositadamente durante uma visita que Cristina fez a França e tratou-a apenas como qualquer outro chefe de estado que visitasse Versailles. O pedido de Cristina para ver o Petit Trianon, os aposentos privados da irmã, foi ignorado. Por seu lado, quando Maria Antonieta foi guilhotinada em 1793, Maria Cristina terá dito friamente que ela nunca se deveria ter casado. Regente da Holanda austríaca
Em 1780, depois da morte de Carlos Alexandre de Lorena, Maria Cristina e o seu marido foram nomeados como governadores da Holanda austríaca. Ela manteve a sua posição por um período de doze anos, desde 1781 até 1793. Descendência
MORTE
Maria Cristina encontra-se enterrada no espaço Toscano da Cripta Imperial em Viena, juntamente com o seu marido e filha. O famoso e comovente monumento de Canova, que o seu marido construiu em sua memória, encontra-se na Augustinerkirche. Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
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