“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de mai. de 2010

TARSILA DO AMARAL- Arte Tumular - 415 - Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil












ARTE TUMULAR
Muito simples pelo o que representou para a cultura brasileira. Túmulo em granito simples sem qualquer decoração, com apenas uma placa em bronze da familia.
LOCAL: Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil
               Quadra 36 - Terreno 46
Descrição Tumular: Helio Rubiales

Tarsila do Amaral
Retrato de Tarsila, ca. 1925
Nascimento1 de setembro de 1886[1][2][3][4][5]
CapivariBrasil
Morte17 de janeiro de 1973 (86 anos)
São Paulo
Nacionalidadebrasileira
CônjugeOswald de Andrade (1926 - 1929)
OcupaçãoPintora, tradutora
Magnum opusA NegraAbaporuAntropofagiaOperários
Movimento estéticoModernismo brasileiro
PERSONAGEM
Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira.
Morreu aos 86 anos de idade.
BIOGRAFIA
Foi a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viaja à Paris e freqüenta a Academia Julian, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, desenvolvendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.
Casa-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido. É dessa época sua tela Abaporu, cujo nome de origem indígena que significa "antropófago". A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem com uma feição brasileira.
Em 1931, após viagem à União Soviética, passa por uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe. Expõe nas 1ª e 2ª Bienais de São Paulo e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.
Apesar de integrar-se ao movimento modernista brasileiro, não participou da Semana de 22 porque não se encontrava no Brasil.
MORTE
Morreu em São Paulo em 1973


Vídeo: creperrr

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa:  Helio Rubiales

Um comentário:

Anônimo disse...

É inacreditável e revoltante que, ao passar pelo túmulo da notável Tarsila do Amaral, deparei com um completo descaso por parte daqueles que são seus familiares, ou pelo menos que recebem pelas suas obras pelos direiros autorais de suas diversas exposições e pelo seu nome, dado a perfumes de marcas famosas.
Se o problema fosse apenas a simplicidade ou ausência de flores, ainda assim seria de se admirar, porém nota-se um local em abandono, uma camada de poeira e sujeira sobre o mausoléu que impressiona a qualquer transeunte.