“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de abr. de 2010

URSO SENTADO (Sitting Bear) -Arte Tumular - 376 - Fort Sill Post Cemetery ,Lawton,Comanche County,Oklahoma, USA





Lápide
Cemitério
ARTE TUMULAR
Lápide retangular em mármore branco com o seu nome gravado na pedra.
LOCAL: Fort Sill Post Cemetery ,Lawton,Comanche County,Oklahoma, USA
Fotos: Randy
Descrição Tumular: HRubiales

PERSONAGEM
Urso Sentado (Sitting Bear), conhecido também como “Satank e-Set Angya” (1810 – 8 de junho de 1871), foi um dos principais chefes do Kiowas em território americano.
Morreu aos 61 anos de idade.
BIOGRAFIA

Líder dos nativos americanos. Ele foi um dos principais chefes do Kiowas e chefe da sociedade de honra Kiowa chamado "Koitsenk" ou os "Dez Warriors mais bravo".. Ueso Sentado levou numerosos ataques contra as tribos do norte, os colonos, os comboios de vagões e postos do Exército. Por ser um guerreiro muito corajoso, ele era muito respeitado pelos Kiowa e Comanche. Em 1867, relutantemente assinou o Tratado de Medicina Lodge, mas quando colocados no Fort Sill, na Reserva Oklahoma ele logo começou a resistir a regulamentação. Em 1870, depois que seu filho foi morto durante um ataque de vingança no Texas, o velho chefe retomou seus ataques contra colonos e o exército até ser preso.
MORTE
Quando estava sendo transportado para o Texa onde seria julgado, tentou fugir e foi abatido a tiros.
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: