“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de jan. de 2010

GEORGE EASTMAN - Arte Tumular - 342 - Kodak Park ,Rochester,Monroe County,New York, USA








Lápide

Base circular maior

Centro tumular

Entrada

Vista frontal

ARTE TUMULAR
Complexo tumular nos jardins da empresa. A parte frontal (acesso ao memorial) é construída de mármore rosa rajado e pequenas lajotas de cerâmica marrom. Três faixas de lajotas, divididas e intercaladas por faixas de mármore até encontar a parte circular em Mamoré. No centro, uma construção circular com o seu nome e datas, suporta um cilindro, sombolizando a solidez, com o relevo de um anjo nu flutuando, com as mãos juntas carregando uma chama. Representa um anjo mensageiro levando a chama da purificação (o morto) para os céus. Artisticamente o circulo e o cone representa uma objetiva de uma máquina fotográfica.
LOCAL: Kodak Park ,Rochester,Monroe County,New York, USA
Fotos:Edward Parsons, Allan Browenstrin, Charles Swasson
Descrição Tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
George Eastman (Waterville, Nova Iorque, 12 de julho de 1854 – (Rochester, Nova Iorque ),14 de março de 1932) fundou a Eastman Kodak Company e inventou o filme em rolo, ajudando a trazer fotografia para o público. O filme em rolo foi também a base para a invenção do filme cinematográfico.
Morreu aos 77 anos de idade.
BIOGRAFIA
Eastman nasceu em Waterville, condado de Oneida, Nova York. Ele foi o quarto filho mais jovem de George Washington Eastman e Maria Kilbourn, ambos da cidade vizinha de Marshall. Sua terceira irmã morreu logo após seu nascimento.
Em 1854, seu pai estabeleceu a Eastman Commercial College em Rochester.
A família Eastman mudou-se para Rochester, em 1865. Dois anos mais tarde após a morte de seu pai, George Eastman saiu do Hight School (ensino médio) para apoiar sua mãe e irmãs. Com 14 anos ele começou a trabalhar como office boy.
Em 1874, Eastman ficou intrigado com a fotografia, encontrando o processo desagradável. Era necessário revestir uma placa de vidro com uma emulsão líquida, que tinha de ser utilizado rapidamente antes de secar. Após três anos de experimentação com emulsões de gelatina britânica , Eastman desenvolveu uma chapa fotográfica seca e patenteou-a na Inglaterra e nos E.U. Em 1880 ele começou um negócio fotográfico.
Em 1884, Eastman patenteou um meio fotográfico que substituiu as frágeis placas de vidro com uma foto-emulsão revestida em rolos de papel. A invenção do fime em rolo para cinema acelerou grandemente o processo de gravação de imagens múltiplas.
Eastman, em seguida, recebeu uma patente em 1888 para uma câmera projetada para utilizar o filme em rolo. Ele cunhou a frase de marketing, "Você pressiona o botão, nós fazemos o resto." A frase entrou na consciência pública. Foi incorporada até mesmo em uma operetta de Gilbert & Sullivan (Utopia, Limited).
O proprietário da câmera podia envia-la na câmara com uma taxa de processamento de R $ 10. A empresa passou a desenvolver o filme, imprimindo 100 fotos, e também enviando um novo rolo longo de 100 - exposições filme .
Em 4 de setembro de 1888 a marca registrada Eastman Kodak. A letra "K" tinha sido uma das favoritas da Eastman. Ele disse, "t parece um tipo de letra forte, incisivo " . Eastman e sua mãe planejaram o nome Kodak com um jogo de anagrama. Ele utilizou três principais conceitos para criar o nome: ele deve ser curto, não pode ser similar, e ele não podia assemelhar-se a qualquer outra coisa ou ser associado a qualquer coisa, algo a mais, Kodak
Até 1896, 100 câmeras Kodak tinham sido vendidas. A primeira Kodak custava USD $ 15. Em um esforço para trazer a fotografia para as massas, Eastman introduziu a Brownie em 1900, a um preço de apenas US $ 1. Transformou-se em um grande sucesso.
Em 1925, Eastman deu a sua gestão diária da Kodak para se tornar presidente do conselho de administração. Ele então concentra-se em atividades filantrópicas, onde ele já tinha doado verbas substanciais. Ele foi um dos maiores filantropos do seu tempo, estando somente ligeiramente atrás de Andrew Carnegie, John D. Rockefeller, e alguns outros, mas sem procurar publicidade para as suas atividades.
Ele concentrou-se na criação de instituições e as causas que poderiam contribuir para a saúde das pessoas. Ele doou à University of Rochester, estabelecendo a Eastman School of Music e School of Dentistry; para Tuskegee Institute; e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), doações que forneceram o capital para construir vários de seus primeiros edifícios no seu segundo campus ao longo do rio Charles (Charles River).
Em seus últimos dois anos, Eastman estava com dor intensa, causada por uma desordem degenerativa que afetva a sua coluna vertebral. Ele teve dificuldades permanentes e sua caminhada tornou-se lenta e sem equilibrio (.estenose espinal, um estreitamento do canal raquidiano causada por calcificação nas vértebras )
Eastman cresceu deprimido, porque tinha visto sua mãe gastar os últimos dois anos de sua vida em uma cadeira de rodas a partir da mesma circunstância.
MORTE
Em 14 de março de 1932, Eastman cometeu suicídio. Ele deixou uma nota de suicida onde se lia, "Aos meus amigos, meu trabalho está feito. Porquê esperar?" Seu funeral foi realizado na igreja St. Paul's Episcopal Church, em Rochester. Eastman, que nunca se casou, foi enterrado nas terras da empresa que ele fundou no Kodak Park, em Rochester, Nova Iorque.
Fonte:
www.fotodicas.com/biografias/george_eastman.html
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: