“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de jan. de 2009

JOSEF STALIN - Arte Tumular -111- Panteão do Klemlin, Moscou, Rússia











Muro e Panteão do Klemlin


ARTE TUMULAR
Lápide de granito, tendo na cabeceira uma base de granito suportando um busto do ditador, também em granito.
LOCAL:Sepultado próximo aos muros do Kremlin. Seu epíteto era "O Pai dos Povos".(Panteão do Kremlim)
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Josef Stalin (Gori, Geórgia, 18 de dezembro de 1878 — Moscou, 5 de março de 1953) foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder de fato da União Soviética. Seu nome de nascimento era იოსებ ბესარიონის ძე ჯუღაშვილი (Ioseb Besarionis Dze Jughashvili) em georgiano e Ио́сиф Виссарио́нович Джугашви́ли (Ióssif Vissariónovich Djugashvíli) em russo. Em português seu nome é referido algumas vezes como José Estaline.
Morreu aos 75 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Embora Stalin tivesse uma certa influência dentro do Partido Bolchevique aumentou-a ainda mais partir de 1928, o que deixou-o com um grande poder - tornando-se o líder partidário e de fato, o ditador do seu país, com pleno controle da União Soviética e do seu povo. Os falhos programas de industrialização e coletivização na década de 1930 e sua campanha de repressão política custaram a vida de milhões de pessoas.

Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e passou a atingir o estatuto de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético. Durante esse período, o país também expandiu seu território para um tamanho semelhante ao do antigo Império Russo.

Apesar dos progressos e avanços conquistados, o regime de Stalin também foi marcado por violações constantes de direitos humanos, massacres, expurgos e execuções extra-judiciais de milhares de pessoas. Estima-se que entre 20 e 60 milhões de pessoas tenham morrido durante seus trinta anos de governo. Durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, o sucessor de Stalin, Nikita Khrushchov, apresentou seu Discurso secreto oficialmente chamado "Do culto à personalidade e suas consequências", a partir do qual iniciou-se um processo de "desestalinização" da União Soviética. Ainda hoje existem diversas perspectivas ao redor de Stalin e seu governo, alguns o vendo como ditador tirano e outros como líder habilidoso.


NÚMERO DE VITIMAS NO SEU GOVERNO
Em 1991, com o colapso da União Soviética, os arquivos do governo soviético finalmente foram revelados. Os relatórios do governo continham os seguintes registros:

Executados: 800 mil
Fome e privações (gulags): 1,7 milhões
Reassentamentos forçados: 389 mil
Total: aproximadamente três milhões

Entretanto os debates continuam alguns historiadores acreditam que relatórios soviéticos não são confiáveis. E de maneira geral apresentam dados incompletos, visto que algumas categorias de vitimas carecem de registros – como as vitimas das deportações ou a população alemã transferida ao fim da Segunda Guerra.

Alguns historiadores acreditam que o número de vítimas da repressão estalinista não ultrapasse os quatro milhões; outros, porém, acreditam que esse número seja consideravelmente maior. O escritor russo Vadim Erlikman, por exemplo, fez as seguintes estimativas:

Número de mortos
Executados: 1,5 milhão
Fome e privações (gulags): cinco milhões
Deportados: 1,7 milhão
Prisioneiros civis: um milhão
Total: aproximadamente nove milhões
Os estudos continuam e alguns pesquisadores, como Robert Conquest acreditam em cerca de vinte milhões de vítimas.



MORTE
Em 5 de março de 1953, Stalin morreu de hemorragia cerebral fato que, segundo muitos, ainda merece uma profunda investigação; existem aqueles que acreditam que ele foi assassinado. Os mais destacados historiadores mundiais, no entanto, ainda consideram que Stalin morreu de causas naturais

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales



30 de jan. de 2009

SANTA CATARINA DE SIENA - Arte Tumular -110- Igreja Santa Catarina de Siena, Roma,Itália.









Igreja
ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore decorada com o nome da santa gravado. Sobre essa base uma escultura em mármore em estilo medieval de santa catarina deitada. Envolvendo o túmulo uma construção em madeira ricamente decorada e laqueada em dourado, composta por vários pilares encerrando os seus restos mortais, e tendo como proteção vidros, que  constitui a base do altar mór da Igreja
LOCAL: Igreja Santa Catarina de Siena, Roma,Itália.
Fotos:Deborah (Picassa), e afamiliacatolica.blogspot.com
Descrição Tumular: Helio Rubiales

Catarina de Siena
Santa Catarina de Siena
c. 1665-70. Por Carlo Dolci, atualmente na Dulwich Picture Gallery, em Londres.
VirgemDoutora da Igreja
NascimentoSienaRepública de Siena 
25 de março de 1347[a]
MorteRoma 
29 de abril de 1380 (33 anos)
Veneração porIgreja Católica
Canonização29 de junho de 1461
Roma
por Papa Pio II
Principal temploSanta Maria sopra Minerva, em Roma e Santuário de Santa Catarina, em Siena
Festa litúrgica29 de abril,

30 de abril (Calendário Romano 1628–1969)

Atribuiçõeshábito dominicanolírio; livro; crucifixo; coração; coroa de espinhosestigmas; anel; pomba; rosa; caveira; miniatura de uma igreja; miniatura de um navio com o brasão papal
Padroeiracontra o fogo; doenças corporais; ItáliaEuropa; contra abortos naturais; pessoas ridicularizadas por sua fé; contra tentações sexuais; enfermeiros e da Cidade de Siena.
Gloriole.svg Portal dos Santos

PERSONAGEM
Catarina de Siena (25 de Março 1347 - 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Siena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente.
Morreu aos 33 anosde idade.

BIOGRAFIA
Catarina nasceu em Siena, Itália no dia 25 de março do ano 1347, sendo a 24ª filha de um tintureiro chamado Giacomo di Benincasa. Os seus pais eram burgueses comerciantes, com forte sentido religioso e familiar, próprio do seu tempo.

Aos 7 anos de idade Catarina consagrou a sua virgindade a Cristo e aos 15 ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Há estudos que indicam que ela sofria de anorexia. Vivia encerrada no seu próprio quarto, onde, por intermédio da oração e diálogo afirmava que estava sempre com e em Cristo. Catarina abandonou a sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermos e abandonados, tendo praticado grandes atos de caridade. Nesse mesmo ano (1374), recebeu uma visão e ficou estigmatizada. Na visão Cristo lhe disse de agora em diante ela trabalharia pela paz, e mostraria a todos que uma mulher fraca pode envergonhar o orgulho dos fortes.

No ano 1376, quando toda a Itália estava envolvida em graves disputas políticas à volta do papado, organizaram-se nas cidades de Peruggia, Florença, Pisa e em toda a Toscânia milícias e revoltas contra o poder político do Papa Gregório XI. Catarina decidiu seguir até Avinhão, cidade onde os papas viviam desde há mais de 70 anos, e apresentar-se diante do mesmo para o convencer a regressar a Roma, pois que tal seria fundamental para a unidade da Igreja e pacificação da Itália.

Tendo obtido esse grande sucesso em 1378, voltou para sua cidade, onde adoeceu e faleceu em 29 de Abril de 1380, dia em que se comemora a sua memória litúrgica. Tal sucesso foi no entanto de pouca duração, pois que a eleição seguinte tornou a mergulhar a cristandade em nova divisão: o Grande Cisma do Ocidente.

Embora analfabeta, Catarina ditou mais de 300 cartas endereçadas a todo o tipo de pessoas, desde papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde, onde lutava pela unificação da Igreja e a pacificação dos Estados Papais. Uma das suas obras ditadas, Diálogo sobre a Divina Providência, é um livro ainda hoje considerado um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e uma exposição clara de suas idéias teológicas e espiritualidade.

Em 1970, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, sendo a única leiga a obter esta distinção. O Papa João Paulo II declarou-a co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz.

MORTE
Catarina morreu em Roma em 29 de abril de 1380 aos trinta e três anos de idade, depois de ter sofrido um derrame oito dias antes[26]. Catarina foi enterrada no cemitério de Santa Maria sopra Minerva, uma basílica perto do Panteão, em Roma. Depois que milagres passaram a ser relatados perto do túmulo, Raimundo moveu-o para dentro da basílica, onde está até hoje e é visitado por milhares de peregrinos anualmente.


Sua cabeça, porém, foi separada de seu corpo e colocada no interior de um busto de bronze que, posteriormente, foi levado para Siena para ser carregado pela cidade durante as procissões dominicanas. Nas primeiras, caminhava atrás dele Lapa, a mãe de Catarina, que viveu até os 89 anos e já havia presenciado o fim da riqueza e da felicidade de sua família. Tendo sobrevivido a todos os seus filhos e a diversos netos, Lapa ajudou Raimundo a escrever a biografia de Catarina e afirmou: "Acredito que Deus tenha colocado minha alma de través no meu corpo para que ela não consiga sair". A cabeça e o polegar incorruptos estão preservados na Basílica de São Domingos, em Siena.

Fontes:
pt.wikipedia.org
afamiliacatolica.blogspot.com
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales



SALVADOR ALLEDE-109 - Arte tumular - Cemitério Geral, Santiago, Chile




Interior do Mausoléu (Foto: Ashey (Picassa)


Inscrições no Mausoléu (Foto: Ashey (Picassa)


Mausoléu (Foto: Ashey (Picassa)


Mausoléu (Foto: Barry Pinto)

ARTE TUMULAR
Mausoléu constituído por duas torres ladeadas uma da outra, em mármore. Na parte frontal do mausoléu estão as inscrições do presidente gravadas. Dentro do mausoléu, todo revestido em mármore, defronte a entrada, destaca-se a cripta do presidente, em formato retangular, com o seu nome e datas gravados e ladeados por duas argolas de bronze. O mausoléu  aloja os restos mortais de Allede e da sua esposa.
Local: Cemitério Geral, Santiago, Chile
Descrição tumular: Helio Rubiales

Salvador Allende
57.º Presidente do Chile
Período4 de Novembro de 1970
11 de Setembro de 1973
Antecessor(a)Eduardo Frei Montalva
Sucessor(a)Augusto Pinochet Ugarte
Presidente do Senado do Chile
Período27 de dezembro de 1966
1969
Antecessor(a)Tomás Reyes Vicuña
Sucessor(a)Tomás Pablo Elorza
Dados pessoais
Nome completoSalvador Isabelino del Sagrado Corazón de Jesús Allende Gossens
Nascimento26 de junho de 1908
ValparaísoChile
Morte11 de setembro de 1973 (65 anos)
Santiago do Chile
Nacionalidadechilena
CônjugeHortensia Bussi Soto
FilhosBeatriz
Carmen
Isabel
PartidoPartido Socialista
ProfissãoMédicofuncionário público
AssinaturaAssinatura de Salvador Allende
PERSONAGEM
Salvador Allende Gossens (Valparaíso, 26 de junho de 1908 — Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) foi um médico, político e estadista chileno. Foi o primeiro presidente de república e o primeiro Chefe de Estado socialista, de filosofia marxista, eleito democraticamente na América Latina. Allende foi socialista, marxista e mação; seus pilares ideológicos. A partir destas convicções foi muito respeitoso com todas as ideias políticas democráticas e com todas as confissões religiosas. Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa, e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente.
Morreu aos 65 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filho do advogado e notário Salvador Allende Castro e de Laura Gossens Uribe, Allende casou-se em 1940 com Hortensia Bussi Soto, com quem teve filhas: Paz, Isabel e Beatriz.
Início da carreira política
Grande orador, começa a carreira política como deputado em 1937 e ocupa o Ministério da Saúde de1939 a 1942. Foi senador em 1952 pelo Partido Socialista do Chile. Concorre à Presidência da República em 1952 e em 1958. Foi presidente constitucional do Chile de outubro 1970, apoiado pela Unidade Popular - que integrava comunistas, socialistas, radicais e outras correntes populares, até 11 de setembro de 1973, quando tropas sediciosas de extremadireita, lideradas pelo general Augusto Pinochet, e com apoio do governo dos Estados Unidos e da CIA, bombardearam o palácio presidencial de La Moneda, exigindo sua renúncia. Allende faleceu resistindo ao ataque, às 14:15 desse dia. Em 1972 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.
A presidência
Allende assume a presidência e tenta socializar a economia chilena, com base num projeto de reforma agrária e nacionalização das indústrias. A sua política, a chamada "via chilena para o socialismo", pretendia uma transição pacífica, com respeito às normas constitucionais chilenas e sem o emprego de força, para uma sociedade mais justa, de paradigma socializante. Nacionaliza os bancos, a parte dasminas de cobre que restou em mãos privadas após as nacionalizações promovidas por Frei, e várias grandes empresas - o Estado chileno chega a controlar 60% da economia - e passa a sofrer pesadas pressões políticas norte-americanas e de grupos de pressão criados no Chile pela CIA, como a organização terrorismo Patria y Libertad, de orientação nacionalista-neofacista.
Golpe militar e morte
Em 11 de setembro de 1973, com ostensivo apoio dos Estados Unidos, as Forças Armadas, chefiadas pelo general Augusto Pinochet, dão um sangrento golpe de Estado que derruba o governo da UP. O golpe surpreendeu por sua rapidez e violência. Allende morreu quando as forças armadas rebeladas contra o governo constitucional atacaram o Palácio de La Moneda.
O golpe teve início na costa do oceano Pacífico, na cidade portuária de Valparaiso, de onde partiram tropas navais chilenas com destino aSantiago, enquanto vários vasos de guerra da marinha estadunidense estavam em alerta na costa do Chile, no limite de suas águas territoriais. Se tivesse havido resistência armada ao golpe de estado, o plano previa que os marines invadiriam o Chile, para "preservar a vida de cidadãos nortemericanos". Um avião WB-575 - um centro de telecomunicações - da força área norteamericana, pilotado por militares norteamericanos, sobrevoava o Chile. Simultaneamente 33 caças e aviões de observação da força aérea norteamericana aterrisssavam na base aérea deMendonça, na fronteira da Argentina com o Chile.
Versões sobre a morte
Há duas versões aceitas sobre a morte de Allende: uma é que ele se suicida no Palácio de La Moneda, cercado por tropas do exército, com aarma que lhe fora dada por Fidel Castro; a outra versão é que ele foi assassinado pelas tropas invasoras. Sua sobrinha Isabel Allende Llona é uma das que acreditam que seu tio foi assassinado. A filha do Presidente, a deputada Isabel Allende, declarou que a versão do suicídio é a correta . Allende foi inicialmente enterrado numa cova comum, num caixão com as iniciais "NN". Com o término da ditadura de Pinochet, Allende teve um funeral com honras militares, em 1990.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

29 de jan. de 2009

SIMONE DE BEAUVOIR-Arte Tumular -108- Cemitière de Montparnasse, Paris, França.











ARTE TUMULAR
Está sepultada no mesmo túmulo que Sartre. Túmulo simples, composto por duas lajes sobrepostas de mármore e uma lápide com as suas inscrições.
LOCAL: Cemitière de Montparnasse, Paris, França.
Descrição tumular: Helio Rubiales
Fotos: Wikipidea e Gary Thelen

PERSONAGEM
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (Paris, 9 de janeiro de 1908 — Paris, 14 de abril de 1986), foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.
Morreu aos 78 anos de idade.
BIOGRAFIA
Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.
A mais velha de duas filhas de Georges de Beauvoir, um advogado, e Françoise Brasseur, Simone mais tarde optou por se livrar de suas origens burguesas. Sua primeira moradia em Paris foi noboulevar Raspail. Filha exemplar e aluna brilhante no Curso Désir, teve uma infância tranqüila e marcada pela dedicação aos estudos.
Na escola, estava sempre em primeiro lugar, junto com a amiga Elizabeth Mabille ("Zaza"), com quem teve uma relação de muitos anos que foi abruptamente rompida com a morte precoce de Zaza. Simone narrou esse episódio de sua vida, posteriormente, em seu primeiro livro autobiográfico, Memórias de Uma Moça bem-comportada, em que critica os valores burgueses.
Conheceu Jean-Paul Sartre na Sorbonne, no ano de 1929, e logo uniu-se estreitamente ao filósofo e a seu círculo, criando entre eles uma relação polêmica (foi uma relação "aberta", pois o casal tinha experiências amorosas com terceiros) e fecunda, que lhes permitiu compatibilizar suas liberdades individuais com sua vida em conjunto.
Foi professora de filosofia até 1943 em escolas de diferentes localidades francesas, como Ruão e Marselha.
As suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo.
Em seu primeiro romance, A convidada (1943), explorou os dilemas existencialistas da liberdade, da ação e da responsabilidade individual, temas que abordou igualmente em romances posteriores como O sangue dos outros (1944) e Os mandarins (1954), obra pela qual recebeu oPrêmio Goncourt e que é considerada a sua obra-prima.
As teses existencialistas, segundo as quais cada pessoa é responsável por si própria, introduzem-se também em uma série de quatro obras autobiográficas, além de Memórias de uma moça bem-comportada (1958), destacam-se A força das coisas (1963) e Tudo dito e feito (1972).
Entre seus ensaios críticos cabe destacar O Segundo Sexo (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade; A velhice(1970), sobre o processo de envelhecimento, onde teceu críticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os anciãos; e A cerimônia do adeus (1981), onde evocou a figura de seu companheiro de tantos anos, Sartre.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesuisa:HRubiales

JEAN-PAUL SARTRE - Arte Tumular -107-Cemitière de Montparnasse, Paris, França.


Sartre 1967 crop.jpg












ARTE TUMULAR
Túmulo simples, composto por duas lajes sobrepostas em mármore e uma lápide com as suas inscrições.

Local:: Cemitière de Montparnasse, Paris, França.
Descrição tumular:HRubiales
Fotos: Wikipidea,Gary Thelen e David 
Jean-Paul Sartre
Sartre 1967 crop.jpg
Jean-Paul Sartre em 1967.
Nome completoJean-Paul Charles Aymard Sartre
Nascimento21 de junho de 1905
Paris
Morte15 de abril de 1980 (74 anos)
Paris
Nacionalidadefrancês
CônjugeSimone de Beauvoir
OcupaçãoFilósofo, escritor, crítico
PrêmiosNobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1964)
Magnum opusO ser e o nada
Escola/tradiçãoExistencialismoMarxismoFenomenologia
Principais interessesEpistemologiaÉticaPolíticaOntologiaMetafísicaFenomenologiaLiteraturaPsicologia
Ideias notáveis"O Homem está condenado à liberdade", "A existência precede a essência"
Assinatura
Jean-Paul Sartre signature.svg

PERSONAGEM
Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Prémio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA(RESUMIDA)
Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Sartre (Nascida Anne Marie Schweitzer). Conheceu Simone de Beauvoir na Sorbonne, no ano de 1929, e logo uniram-se estreitamente e mesmo círculo, criando entre eles uma relação polêmica (foi uma relação "aberta", pois o casal tinha experiências amorosas com terceiros) e fecunda, que lhes permitiu compatibilizar suas liberdades individuais com sua vida em conjunto.
1.1905 a 1917: a formação do escritor
2.1921 a 1936: a formação do filósofo
3.1939 a 1945: a gênese do intelectual engajado
Considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ação às suas idéias, e o fazia sempre como ato político. Em 1963 Sartre escreve Les Mots (As palavras, lançado em 1964), relato autobiográfico que seria sua despedida da literatura. Após dezenas de obras literárias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo. Em 1964 vence o Prêmio Nobel de literatura, que ele recusa pois segundo ele "nenhum escritor pode ser transformado em instituição".
MORTE
Morre em 15 de abril de 1980 no Hospital Broussais (em Paris). Seu funeral foi acompanhado por mais de 50 000 pessoas.
Formatação: Helio Hubiales

AMÁLIA RODRIGUES- Arte Tumular -106-Panteão Nacional, Igreja de Santa Engrácia, Lisboa, Portugal



ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore de forma retangular formando o sarcófago com as inscrições da cantora.
LOCAL: Panteão Nacional, Igreja de Santa Engrácia, Lisboa, Portugal
Foto: Joel Silva (Picassa)
Descrição Tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (Lisboa, 23 de Julho ou 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Morreu aos 79 anos de idade.
BIOGRAFIA
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.
Filha de um músico sapateiro que, para sustentar os quatro filhos e a mulher, tentou a sua sorte em Lisboa. Amália terá nascido, segundo o seu assento de nascimento, às cinco horas de 23 de Julho de 1920 na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena. Amália pretendia, no entanto, que o aniversário fosse celebrado a 1 de Julho ("no tempo das cerejas"), e dizia : Talvez por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para me comprarem os presentes. Catorze meses depois, o pai, não tendo arranjado trabalho, volta com a família para o Fundão. Amália fica com os avós na capital.
Aos 15 anos vai vender fruta para a zona do Cais da Rocha, e torna-se notada devido ao especialíssimo timbre de voz. Integra a Marcha Popular de Alcântara (nas festividades de Santo António de Lisboa) de 1936. O ensaiador da Marcha insiste para que Amália se inscreva numa prova de descoberta de talentos, chamada Concurso da Primavera, em que se disputava o título de Rainha do Fado. Amália acabaria por não participar, pois todas as outras concorrentes se recusavam a competir com ela.
Conhece nessa altura o seu futuro marido, Francisco da Cruz, um guitarrista amador, com o qual casará em 1940. Um assistente recomenda-a para a casa de fados mais famosa de então, o Retiro da Severa, mas Amália acaba por recusar esse convite, e depois adiar a resposta, e só em 1939 irá cantar nessa casa.
MORTE
A 6 de Outubro de 1999, Amália Rodrigues morre com 79 anos, pouco depois de regressar da sua casa de férias no litoral alentejano. No seu funeral centenas de milhares de lisboetas descem à rua para lhe prestar uma última homenagem.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

28 de jan. de 2009

ROCIO JURADO - Arte Tumular -105 - Cementerio Municipal,Cádiz, Espanã.




ARTE TUMULAR
Magnifica escultura en tamaño natural en bronce, con un vestido tipico de España sobre su tumba y con una rosa en la mano. El templo tiene en los lados,  4 columnas griega en mármol que cubrem su tumba.
LOCAL: Reposa en Chipiona, su tierra, en el Cementerio Municipal,Cádiz, Espanã.
Fotos: commons.wikipedia.org
Descripción: Helio Rubiales

PERSONAGEN
María del Rocío Trinidad Mohedano, conocida artísticamente como Rocío Jurado (Chipiona, Cádiz, 18 de septiembre de 1946 - La Moraleja, Alcobendas (Madrid), 1 de junio de 2006) fue una cantante y actriz española.
Se especializó en géneros musicales genuinamente españoles (copla, flamenco) así como en la balada romántica, faceta con la que alcanzó relevancia internacional. En sus últimos años experimentó con ritmos hispanos y gospel.
Se ha muerto a los 59 años de edad
BIOGRAFIA (breve)
Profesionalmente, Rocío Jurado despuntó con un repertorio mayormente de copla, género que empezaba a perder vigencia y que ella revitalizó con actuaciones enérgicas, tanto en voz como en presencia escénica. Se ha repetido varias veces una anécdota con Concha Piquer, cuando Rocío, aún jovencita, se osó a interpretar ante ella uno de sus viejos éxitos; la Piquer la recibió con frialdad, acaso al ver peligrar su liderazgo.
Popular ya en los años 60 y primeros 70, en parte por algunas apariciones como actriz en televisión y cine, Rocío dio el salto a la categoría de estrella internacional al inclinarse a un repertorio melódico, de balada romántica, con instrumentaciones orquestales y una imagen personal (maquillaje, peluquería y vestuario) al gusto anglosajón. Rocío alternó la bata de cola con suntuosos vestidos de noche, a veces muy comentados por su exuberancia. De los años 70-80 son sus éxitos Como una ola, Señora, Como yo te amo, Muera el amor...muchos de ellos debidos a Manuel Alejandro.
La verdadera celebridad de Rocío radica en esta faceta, más que en la folclórica.
MUERTE
El 1 de junio de 2006 Dª Rocío Mohedano Jurado fallecía a las cinco y cuarto de la madrugada en su casa de La Moraleja en Madrid5 , a los 59 años de edad.
Fuente: es.wikipedia.org
Formatación y pesquisa: Helio Rubiales

26 de jan. de 2009

ALPHONSUS "AL" CAPONE- Arte Tumular -104-Mount Carmel Cemetery, Illinois, Chicago,USA.








Túmulo de Al Capone (seta)




ARTE TUMULAR
Base retangular em granito cinza, com uma uma cruz esculpida em relevo ladeada por filigranas, e com o nome da familia gravado na base inferior, marca o local da familia. Ladeando essa base, uma base de cada lado demarca o lote tumular. Na frente do lado direito, uma placa em mármore com o seu nome e datas gravados
LOCAL: Mount Carmel Cemetery, Illinois, Chicago,USA.-Section 35
Fotos: Mario Hernandez
Descrição tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Alphonsus Gabriel Capone (Brooklyn, Nova Iorque, 17 de janeiro de 1899 — Palm Beach, 25 de janeiro de 1947) Foi um gângster Ítalo-americano que liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas entre outras atividades ilegais, durante a Lei seca entre as décadas de 20 e 30.
Morreu aos 48 anos de idade.
BIOGRAFIA
Considerado por muitos como um dos maiores gângsteres dos Estados Unidos. Al - como era chamado pelo seu círculo íntimo, tinha o apelido de Scarface ("Cara de Cicatriz"), devido a uma cicatriz que tinha no rosto.
Filho de Gabriele Capone(1865-1920) e Teresina Raiola(1867-1952). O pai, era barbeiro na cidade de Castellammare di Stabia, uma vila a alguns quilômetros ao sul de Nápoles, Itália. A mãe, Teresina, costureira e filha de Angelo Raiola, oriunda de Angri, comarca da província de Salerno.
A família Capone emigrou para os Estados Unidos em 1894, somando-se aos 42.977 italianos que assim também o procederam.
Al Capone cresceu em uma vizinhança muito pobre e pertenceu a pelo menos duas quadrilhas de delinqüentes juvenis. Aos quatorze anos foi expulso da escola em que cursava o ensino médio por agredir um professor. Integrou o grupo dos Cinco Pontos Five Points Gang em Manhattan, e trabalhou para o gângster Frank Yale.
Em 1918, Capone conheceu Mary "Mae" Coughlin, de ascendência irlandesa. Em 4 de dezembro de 1918, Mae deu a luz a seu filho, Albert "Sonny" Francis. Capone casou-se com Mae no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
CRIMINALIDADE
No ano seguinte, 1919, foi enviado por Frank Yale para Chicago transferindo-se para lá com sua família para uma casa localizada em South Prairie Avenue, 7244. Tornou-se braço-direito do mentor de Yale, John Torrio.
Quando Torrio foi alvejado por rivais de outras gangues, Capone passou a liderar os negócios e rapidamente demonstrou que era melhor para comandar a organização do que Torrio, expandindo o sindicato criminoso para outras cidades entre 1925 e 1930.
Aos 26 anos mostrava-se um homem sem escrúpulos, frio e violento. Em 1929 foi nomeado o homem mais importante do ano, junto com personalidades da importância do físico Albert Einstein e do líder pacifista Mahatma Gandhi.
Capone controlava informantes, pontos de apostas, casas de jogos, prostíbulos, bancas de apostas em corridas de cavalos, clubes noturnos, destilarias e cervejarias. Chegou a faturar 100 milhões de dólares norte-americanos por ano, durante a Lei seca, foi um dos que mais a desrespeitou, também por ser bastante devasso, acabou contraindo sífilis, o que o obrigava tomar remédios fortes.
Até que em 1931, foi condenado pela justiça americana por sonegação de impostos, com 11 anos de reclusão. Sua pena foi revisada em 1939, em decorrência de seu estado de saúde; ele tinha sífilis e apresentava traços de distúrbios mentais.
MORTE
Ele morreu em sua casa em Miami, Flórida, de parada cardíaca resultante da terceira fase sífilis
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: HRubiales

REI DAVID - Arte Tumular -103 - Jerusalém, Israel











ARTE TUMULAR
Base tumular coberta por um manto com várias inscrições e a estrela de Davi, símbolo de Israel. Le-se no túmulo: "DAVID MELE ISRAEL EHAI VE CAIAM¨"
LOCAL: Jerusalém, Israel
Fotos: Clarissa (Picasa) e Internet
Descrição Tumular: HRubiales

Davi
Rei de Israel
Rei de Judá
Reinadoc. 1 010 a.C.c. 1 003 a.C.
Antecessor(a)Saul
Rei de Israel
Reinadoc. 1 003 a.C.c. 970 a.C.
PredecessorIsbosete
SucessorSalomão
 
Nascimentoc. 1 040 a.C.
 Belém
Mortec. 970 a.C. (70 anos)
 Jerusalém
Sepultado emc. 970 a.C.Cidade de Davi
EsposaBate-Seba
Abigail
Eglá
Mical
Ainoã
DescendênciaSalomão
Absalão
Tamar
Natã
Adonias
Amnom
Itreão
CasaCasa de Davi
PaiJessé
MãeNitzevet
ReligiãoJudaísmo
PERSONAGEM
David ou Davi (דוד significando literalmente "querido", "amado", em hebraico padrão Dávid, em hebraico tiberiano Dāwiḏ; Árabe داود) é um personagem da Bíblia (Antigo Testamento).
BIOGRAFIA
Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos Israelitas contra os Filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.
Ao contrário do que acontece com outros personagens do antigo Israel, é relativamente difícil questionar a existência histórica de Davi. Embora não existam inscrições contemporâneas que façam referência ao rei, textos não muito posteriores achados na Palestina parecem mencionar seu nome. Um desses artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galiléia. A estela de Tel Dan, achada no norte de Israel, traz um texto aramaico com a possível menção mais antiga ao nome de Davi fora da Bíblia  Também foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser ser uma indicação da existência do personagem bíblico Rei [Salomão], filho e sucessor do Rei David.
David viveu algures à volta de 1050 a.C., foi o segundo rei de Israel sucedendo a Saul (sua Historia é relatada em detalhes nos livros de I e II Samuel). Foi um rei popular e o homem mais vezes mencionado na Bíblia. Ele foi o oitavo e o mais novo filho de Jessé, um habitante de Belém. O seu pai parece ter sido um homem de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas alguns pensam que ela era a Nahash. Quanto à sua aparência pessoal, sabe-se apenas que ele tinha cabelos ruivos, formoso semblante e gentil aparência.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: HRubiales