“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

29 de jan. de 2009

JEAN-PAUL SARTRE - Arte Tumular -107-Cemitière de Montparnasse, Paris, França.


Sartre 1967 crop.jpg












ARTE TUMULAR
Túmulo simples, composto por duas lajes sobrepostas em mármore e uma lápide com as suas inscrições.

Local:: Cemitière de Montparnasse, Paris, França.
Descrição tumular:HRubiales
Fotos: Wikipidea,Gary Thelen e David 
Jean-Paul Sartre
Sartre 1967 crop.jpg
Jean-Paul Sartre em 1967.
Nome completoJean-Paul Charles Aymard Sartre
Nascimento21 de junho de 1905
Paris
Morte15 de abril de 1980 (74 anos)
Paris
Nacionalidadefrancês
CônjugeSimone de Beauvoir
OcupaçãoFilósofo, escritor, crítico
PrêmiosNobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1964)
Magnum opusO ser e o nada
Escola/tradiçãoExistencialismoMarxismoFenomenologia
Principais interessesEpistemologiaÉticaPolíticaOntologiaMetafísicaFenomenologiaLiteraturaPsicologia
Ideias notáveis"O Homem está condenado à liberdade", "A existência precede a essência"
Assinatura
Jean-Paul Sartre signature.svg

PERSONAGEM
Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Prémio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA(RESUMIDA)
Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Sartre (Nascida Anne Marie Schweitzer). Conheceu Simone de Beauvoir na Sorbonne, no ano de 1929, e logo uniram-se estreitamente e mesmo círculo, criando entre eles uma relação polêmica (foi uma relação "aberta", pois o casal tinha experiências amorosas com terceiros) e fecunda, que lhes permitiu compatibilizar suas liberdades individuais com sua vida em conjunto.
1.1905 a 1917: a formação do escritor
2.1921 a 1936: a formação do filósofo
3.1939 a 1945: a gênese do intelectual engajado
Considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ação às suas idéias, e o fazia sempre como ato político. Em 1963 Sartre escreve Les Mots (As palavras, lançado em 1964), relato autobiográfico que seria sua despedida da literatura. Após dezenas de obras literárias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo. Em 1964 vence o Prêmio Nobel de literatura, que ele recusa pois segundo ele "nenhum escritor pode ser transformado em instituição".
MORTE
Morre em 15 de abril de 1980 no Hospital Broussais (em Paris). Seu funeral foi acompanhado por mais de 50 000 pessoas.
Formatação: Helio Hubiales

Nenhum comentário: