“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de dez. de 2009

RUTH CARDOSO - Arte Tumular - 316 -Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil









ARTE TUMULAR
Base tumular provisória, representada por um tampo em granito natural, comm uma pequena placa com o seu nome e datas, onde se lê a frase:
"Uma andorinha que fez verão"
Foto: Claúdio Zieger
Descrição tumular: HRubiales

Ruth Cardoso
34.ª Primeira-dama do Brasil
Período1 de janeiro de 1995
até 1 de janeiro de 2003
PresidenteFernando Henrique Cardoso
Antecessor(a)Rosane Collor
Sucessor(a)Marisa Letícia Lula da Silva
Dados pessoais
Nome completoRuth Vilaça Correia Leite Cardoso
Nascimento19 de setembro de 1930
AraraquaraSão Paulo
Morte24 de junho de 2008 (77 anos)
São PauloSão Paulo
NacionalidadeBrasileira
Alma materUniversidade de São Paulo
CônjugeFernando Henrique Cardoso (1953-2008)
FilhosPaulo Henrique (n. 1954)
Luciana (n. 1958)
Beatriz (n. 1960)
OcupaçãoSociólogaescritoraprofessora universitária
PERSONAGEM
Ruth Correia Leite Cardoso, nascida Ruth Vilaça Correia Leite (Araraquara, 19 de setembro de 1930 — São Paulo, 24 de junho de 2008) foi uma antropóloga brasileira e professora da Universidade de São Paulo.
Morreu aos 76 anos de idade.
BIOGRAFIA
Desde 1953, Ruth era casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, com quem teve três filhos. Sempre rechaçou o título de primeira-dama.
Criou e presidiu, durante o mandato de seu marido, o programa Comunidade Solidária , de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, criou a Comunitas, organização não-governamental, visando dar continuidade às atividades do Comunidade Solidária.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias de diferentes países - Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley(Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).
Era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap - São Paulo).
Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (especialmente a japonesa), movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.
OBRAS
 O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959)
 Estrutura familiar e mobilidade social (1972)
 A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)
 A trajetória dos movimentos sociais (1994)
 Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)
MORTE
Morreu no dia 24 de junho de 2008 , em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, um dia após realizar cateterismo cardíaco e receber alta hospitalar.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: