“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de nov. de 2009

BETTE DAVIS - Arte Tumular - 309 - Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills) ,Los Angeles County, California, USA












Detalhe da lápide
ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em mármore branco com um tampo superior com as laterais facetadas. No centro, gravado no mármore o nome e datas da atriz, com o epitáfio: “Ela fez isso da maneira mais difícil”. Sobre o conjunto ergue-se uma escultura em mámore de uma deusa grega. Todo o conjunto está enconstado numa alta parede, ladeado por ciprestes.
LOCAL:Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills) ,Los Angeles County, California, USA
Plot: Court of Remembrance, large white tomb to the left of the entrance.
Fotos: A.J.Marik, Jim Tripton, commons.wikimedia.org.
Descrição tumular: HRubiales

PERSONAGEM
Bette Davis, nome artístico de Ruth Elizabeth Davis, (Lowell, 5 de abril de 1908 — Neuilly-sur-Seine, França, 6 de outubro de 1989) foi uma atriz norte-americana.
Morreu aos 81 anos de idade.
BIOGRAFIA
Seus pais foram Ruth Favor ("Ruthie") e o advogado Harlow Morrel Davis, descendente de uma família de pioneiros que no século XVII se estabeleceu na costa leste dos Estados Unidos.
Um fato marcante de sua vida foi o abandono da sua família pelo pai, o que acabou por fortalecer a relação de Bette com a mãe, que sustentou as duas filhas trabalhando como fotógrafa em Boston. Segundo Bette Davis, "Não existia a palavra impossível para minha mãe".
Davis estudou na Cushing Academy em Ashburnham,Massachusetts, onde conheceu seu primeiro marido, Harmon O. Nelson, conhecido como "Ham". Em 1926, ela viu a peça The Wild Duck, do dramaturgonorueguês Henrik Ibsen, estrelada pelas atrizes Blanche Yurka e Peg Entwistle. Davis posteriormente revelaria que a experiência cimentou sua escolha pela carreira artística: "Antes da peça começar, eu queria ser atriz. Ao final, eu tinha que ser uma atriz… exatamente como Peg Entwistle".
Primeiramente, Davis tentou a Eva LeGallienne's Manhattan Civic Repertory, mas foi recusada quando a própria LeGallienne a acusou de ser uma "menina frívola" cujas intenções para com o teatro não seriam "sinceras". Porém, foi aceita pela John Murray Anderson School of Theatre, onde também estudou dança com Martha Graham.
Concluídos seus estudos, a jovem atriz foi contratada pela companhia de teatro de George Cukor, onde conseguiu seu primeiro papel pago em uma peça, Broadway. Demitida pouco tempo depois, Davis realizou seu antigo sonho, interpretando o mesmo papel de Peg Entwistle em uma nova montagem de The Wild Duck. Depois de atuar na Philadelphia, Washington e Boston, ela fez sua estréia na Broadway em 1929, com a peça Broken Dishes. Notada por um caçador de talentos da Universal Pictures, Davis foi convidada para um teste em Hollywood.
INÍCIO EM HOLLYWOOD
Acompanhada pela mãe, Davis viajou de trem para Hollywood, chegando dia 13 de dezembro de 1930. Os executivos da Universal não se impressionaram com a jovem, mas ofereceram-lhe um curto contrato. Em The Bad Sister (1931), Davis fez sua primeira aparição nos cinemas, em um papel menor. O filme, uma produção de baixo orçamento, é hoje lembrado por marcar as estréias de Davis e outro que ator que também se tornaria um mito, Humphrey Bogart. No mesmo ano, Davis apareceu em Seed.
A Universal renovou o contrato de Davis, dando-lhe um pequeno papel no bem recebido Waterloo Bridge. Davis foi então emprestada para outros estúdios, onde apareceu nas produções Way Back Home (1931), The Menace e Hell's House (ambos em 1932). Após nove meses e nenhum filme de sucesso, a Universal resolveu não renovar o contrato de Bette Davis.
Decidida a deixar Hollywood e voltar para o teatro, Davis foi surpreendida por um telefonema do ator George Arliss, seu antigo professor de interpretação. O veterano precisava de uma jovem atriz para seu novo filme, The Man Who Played God (1932), e convenceu os executivos da Warner Bros. a contratá-la. Pelo resto de sua vida, Davis creditou Arliss como o responsável por sua segunda chance em Hollywood, onde permaneceu até 1950, tornando-se uma das mais populares atrizes da época.
Além de um contrato de cinco anos com a Warner Bros., o ano de 1932 foi marcado pelo primeiro casamento de Bette Davis, com seu antigo namorado "Ham" Nelson.
PREMIOS
Primeira atriz a receber dez indicações ao Oscar, Davis foi vencedora de duas estatuetas, porPerigosa (1935) e Jezebel (1938). Ao lado do ator John Garfield, fundou e comandou a Hollywood Canteen, que angariava fundos e entretia soldados norte-americanos durante a segunda guerra mundial. Davis foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Em 1950, Davis filmou All About Eve , foi indicada ao Oscar mas não ganhou. Porém ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por este trabalho
Ela casou-se com o artista e pintor William Grant Sherry, em 1945. Após o casamento, a diferença de sucesso e remuneração levou o casamento a tensão e brigas.
Em 1947, Davis deu à luz sua primeira filha, Barbara. Na época pensou que sua carreira estava acabada por estar tão envolvida na maternidade.
No começo dos anos 1970, Davis foi convidada a aparecer no palco no Great Ladies of the American Cinema. Em cinco sucessivas noites, uma diferente estrela de cinema discutia sua carreira e respondia questões do público. Outras atrizes convidadas foram Myrna Loy, Rosalind Russell, Lana Turner e Joan Crawford.
Apareceu no palco na produção Miss Moffat, uma adaptação musical de The Corn is Green. Filmou como coadjuvante no filme Burnt Offeringse no filme para televisão chamado The Disappearance of Aimee, ambos em 1976. Mas entrou em colisão com Karen Black e Faye Dunaway, respectivamente as estrelas das duas produções.
Em 1977, Davis tornou-se a primeira mulher a receber do American Film Institute (Instituto de Cinema Norte-Americano) o prêmio por sua obra. Após o prêmio, ela recebeu várias propostas de trabalho. Em 1978, atuou na minissérie para televisão, The Dark Secret of Harvest Home e no filme Death on the Nile (br:Morte sobre o Nilo) baseado no livro de mistério de Agatha Christie. Em 1979 ganhou o Emmy por sua atuação no filme para televisão Strangers: The Story of a Mother and Daughter.
DECADA DE 1980
Foi indicada novamente ao Emmy em 1980 por White Mama e, em 1982, por Little Gloria… Happy at Last.
Seu nome começou a ficar mais conhecido entre os mais jovens da época, após Kim Carnesfazer sucesso mundial com a canção Bette Davis Eyes, em 1981.
Ela continuou aparecendo na televisão, como na minissérie Family Reunion de 1981, no qual pode contracenar com seu neto J. Ashley Hyman. Também apareceu no filme televisivo A Piano for Mrs. Cimino de 1982, e Right of Way de 1983, com o ator James Stewart.
Em 1983, durante as filmagens da série para televisão chamada Hotel, Davis foi diagnosticada com câncer de mama. Após uma mastectomia, Davis teve paralisia do lado direito no rosto e braço e teve que fazer fisioterapia para recuperar os movimentos. Com a saúde estável novamente, ela viajou para a Inglaterra para filmar mais um mistério de Agatha Christie, Murder with Mirrors, em 1985. No mesmo ano, Barbara publicou um livro intitulado My Mother's Keeperdescrevendo o difícil relacionamento que tinha com a mãe. Vários amigos de Davis disseram que o livro não era tão fiel à realidade. Críticos de Barbara Hyman apontaram que Davis tinha dado suporte financeiro à família de Hyman e recentemente salvara-os de perder a casa em que viviam. Até seu ex-marido, Gary Merrill, a defendeu das acusações da filha.
Em sua segunda memórias publicadas em 1987, This 'N That, Davis escreveu sobre o livro da filha. Davis já havia publicado sua primeira memórias em 1962, The Lonely Life.
Em 1986 Davis apareceu num filme para televisão chamado As Summers Die, e no filme para o cinema The Whales of August (br: Baleias de agosto). Seu último filme foi Wicked Stepmother, de 1989.
MORTE
Em 1989, em viagem à Espanha para ser homenageada no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Davis teve problemas de saúde. Debilitada para fazer uma longa viagem de volta aos Estados Unidos, Davis viajou até a França onde foi internada no hospital americano de Neuilly-sur-Seine. Ela morreu no dia 6 de outubro e, em sua sepultura está escrito: She did it the hard way (Ela fez isso da maneira mais difícil).
Fonte: pt.wikipedi.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Um comentário:

Anônimo disse...

Magnifica Atriz. Assisti alguns filmes dela eram maravilhoso. Que pena que ela se foi. não se tem mais artistas tão bons como ela hoje em dia.