“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

31 de ago. de 2009

RAUL JULIÁ - Arte Tumular - 275 - Buxeda Cemitério ,San Juan, Porto Rico, E.U.A.


 

bandeira-porto-rico-imagem-animada-0005





Túmulo: vista geral

Detalhe da escultura

Lápide

Detalhe da lápide

Vista lateral

Vista posterior
ARTE TUMULAR
Num grande terreno do cemitério uma base tumular em mármore branco com o seu nome e datas e de sua família sepultadas no mesmo local. Na cabeceira tumular demarcando o local, erque-se sobre numa base central uma escultura da “Pietà” , ladeada por outras duas bases menores. Atrás da escultura erque-se uma base maior com uma cruz no alto. Simetricamente, há cerca de 4 metros da base tumular, um de cada lado em posição obliqua a lápide tumular, um banco com um vaso de flores, também em mármore.
LOCAL: Buxeda Cemitério ,San Juan, Porto Rico, E.U.A.
Fotos: J.Ayala e Guilherme Primo
Descrição tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Raúl Rafael Carlos Juliá y Arcelay (San Juan, Porto Rico, 9 de março de 1940 - Manhasset, EUA, 24 de outubro de 1994) foi um ator porto-riquenho.
Morreu aos 54 anos de idade.
BIOGRAFIA
Era o mais novo de quarto irmãos. Seu irmão, Carlos Rafael, morreu em um acidente de carro em 1960. Sua mãe era uma mezzo-soprano que abandonou sua próspera carreira de cantora para se dedicar ao marido. Seu pai tinha um restaurante chamado "La Cueva del Chicken Inn", o primeiro a servir a pizza em Porto Rico.
O êxito nos negócios da família Julia fez com que Raúl e seus irmãos tivessem uma excelente educação. Estudou no Colégio Espíritu Santo de Hato Rey terminou seus estudos no Colégio San Ignacio de Loyola de Rio Piedras, dirigido pelos Jesuitas. Começou seus estudos acadêmicos na Universidade de Fordham, porém, com a morte de seu irmão em um acidente de carro, resolveu terminar seus estudos na Universidade dePuerto Rico licenciando-se em Arte. Foi membro da Phi Sigma Alpha durante a faculdade. A descoberta de seu talento foi pelo ator Orson Bean enquanto Raúl se apresentava em uma boate em San Juan. Com o incentivo, Raúl mudou-se para Manhattan em 1964 e imediatamente conseguiu trabalhos como pequenas atuações. Em 1966, passou a atuar em peças de Shakespeare, como Rei Lear em 1973 e Otelo em 1979. Raúl também participou de musicais como Dois Cavalheiros de Verona em 1971, Príncipe dos Mendigos em 1976 (gerando mais tarde um filme) e do premiado Nine em 1982.
Seu sucesso no teatro fez com que ele trabalhasse no cinema, onde ficou mais conhecido como O Beijo da Mulher Aranha (1985) e o filme de maior reconhecimento de seu trabalho que foi a Família Addams (1992) e Família Addams 2 (1993) .
Foi casado com Magda Vasallo em 1965, divorciando-se em 1969, e no dia 28 de Junho de 1976 casou-se com Merel Poloway, com quem teve dois filhos, Raúl Sigmund Julia (1983) e Benjamin Rafael Julia (1987).
MORTE
Sua saúde fragilizou-se em 1993 em decorrência de um câncer no estômago, mas ele continuou atuando, fazendo o ativista brasileiro Chico Mendes em Amazônia em Chamas (1994).
No dia 16 de outubro de 1994, Raúl Julia sofreu um sério derrame cerebral, caindo em um profundo coma e vindo a falecer no dia 24 de outubro daquele ano,aos 54 anos. Seu corpo foi transportado a Porto Rico, onde foi enterrado.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa:HRubiales

3 comentários:

Marina loves Raul Julia 4 ever disse...

Triste, já se passaram 23 anos da morte desse excelente ator, que tanto amo seu trabalho, como o amno como ele era em pessoa, amo profundamente, especialmente quando fez Gomez Addams, em A Familia Addams1 e 2 , muito triste a maneira como se foi, e tão cedo e tão jovem ainda tinha 50 anos por aí eu acho... em 1994, eu nasci em 1992, tinha 2 anos, quando ele morreu, mas sou sua fã desde criança quando o vi pela primeira vez no filme , A Familia Addams, junto coms outras feras tbm atuando no filme como Anjelica Huston, Christopher Lloyd, Christina Ricci, o cara era fera, deixou sdds realmente e marcou nao so a minha infancia, mas a de mt gente, o Raul com aquele bigodinho charmoso e aquele jeito estranho e sedutor, galanteador com a Anjelica Huston, marcou mesmo. sdds, paz sempre pra sua linda alma, R.I.P Raul Julia!!! <3

Gu "O Vigilante" disse...

Excelente ator!!! Inesquecível Gómez parabens ao criador do blog pelo excelente arquivo e acervo ,quando olho Raul Júlia e como se ele nunca tivesse morrido.nao da pra acreditar mesmo....acho que da familia restam poucos vivos

Unknown disse...

Pode passar anos e anos mais ele vai ser lembrado , um dos melhores atores tanto pelas atuações em a família addas como no filme que ele fazia Chico o brasileiro