“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

25 de abr. de 2009

GAY-LUSSAC - Arte Tumular -213- Cimetière du Père Lachaise, Paris, França











ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em formato retangular, com uma pequena laje de cobertura. Na cabeceira tumular ergue-se uma construção em mármore decorada de forma piramidal, com duas colunas laterias, uma de cada lado como se formasse um portal. Na parte central destaca-se o nome e datas  do físico gravados no mármore. Encimando a lápide, uma  placa circular de bronze com o relevo da cabeça de  Gay-Lussac envolvido por uma coroa de louros, símbolo da vitória. Ladeando o tumulo, um gradil em bronze.

Autor da Obra:: David D’Angers (1788-1856)
Local:  Cimetière du Père Lachaise, Paris, França - Divisão 26
Foto: Ezerberus.multiply.com/photos/álbum
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Louis Joseph GAY-LUSSAC ou Joseph Louis Gay-Lussac (6 de Dezembro de 1778, Saint-Lèonard-de-Noblat - 10 de Maio de 1850, Paris) foi um físico e químico francês.
Morreu aos 72 anos de idade.

BIOGRAFIA
É conhecido na atualidade por sua contribuição às leis dos gases. Em 1802, Gay-Lussac foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases: Um gás se expande proporcionalmente a sua temperatura absoluta se for mantida constante a pressão. Esta lei é conhecida atualmente como Lei de Charles.
Outra grande contribuição de Gay-Lussac é a sua Lei volumétrica, onde ele afirma que nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de um areação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. Sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor de água. Esta Lei ocasionou na unidade de medida de volume para álcoois, utilizada para medir o volume de teor alcoolico das bebidas. Geralmente medida em graus. Ex.: 14°GL. (Adicionada em 25/05/2008 - Leir Techprint)
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: