“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

19 de mar. de 2009

ARISTÓTELES ONASSIS-Arte Tumular- 166- Ilha de Skorpios Cemitério , Ilha de Skorpios ,Kerkira, Sarchphagus ao lado da capela, Grécia.







gre1.gif (5468 bytes)





ARTE TUMULAR
Não há fotografias do túmulo
Memorial composto por uma base de granito suportando uma escultura em tamanho natural em bronze do empresário, ladeado por corretntes embronze.
LOCAL: lha de Skorpios Cemitério , Ilha de Skorpios ,Kerkira, Sarchphagus ao lado da capela, Grécia.
Fotos: pt. wikipidea.org
Descrição tumular: HRubiales

PERSONAGEM
Aristóteles Onassis, em grego Αριστοτέλης Ωνάσης, (Esmirna, 15 de janeiro de 1906 —Neuilly-sur-Seine, 15 de março de 1975) foi um empreendedor e magnata grego. Onassis adquiriu sua fortuna como empresário de marinha mercante, tornando-se o empresário mais famoso do mundo em tal setor do século XX.
Morreu aos 69 anos de idade
BIOGRAFIA
Vida
Aristóteles Sócrates Onassis nasceu numa família grega que vivia em Esmirna, na Turquia, e que se dedicava ao comércio de tabaco. Em 1922, após uma tentativa frustrada de invadirIstambul, o governo grego perdeu o controle que estabelecera em Esmirna em 1919 e aceitou uma troca de civis. Cerca de 400 mil turcos que habitavam na Grécia voltaram para sua terra de origem, enquanto que um milhão de helenos chegaram à Grécia como refugiados. A família de Onassis estava nesse grupo.
Em 1927, com apenas US$ 250 partiu em direção à Argentina, onde tentaria uma nova vida. Em Buenos Aires, falsificou sua identidade para “envelhecer” seis anos e ter condições legais de trabalhar. Tornou-se telefonista e, nas horas vagas, estudava por conta própria o mercado financeiro. Com os poucos lucros obtidos pela especulação, pôde comprar roupas sofisticadas, passando a freqüentar a alta sociedade portenha.
Aos poucos, os ganhos de Onassis se tornaram mais significativos e, com a ajuda de seu pai que permanecera na Grécia, se aventurou na importação de tabaco turco. Seu contato com a terra natal aumentou, e ele decidiu voltar, mas manteve-se na exportação de tabaco. Para ampliar sua capacidade de transporte de tabaco, comprou dois navios no Canadá.
Após um problema burocrático no porto de Roterdã, Onassis trocou a bandeira de seus barcos, agora com registro do Panamá. Com isso, trâmites como número de tripulantes, impostos e tipo de carga passaram a ser resolvidos com mais rapidez, barateando seus processos. Criativo, conseguia empréstimos bancários com constância, aumentando o tamanho de sua frota.
Em 1946, se casou com Athina Livanos, filha de Stavros Livanos, outro empresário grego do setor de marinha mercante. Mudou-se para os Estados Unidos, onde ganhou espaço no mercado de petroleiros e baleeiros. Em 1956, vendeu sua frota baleeira para o japoneses e, com o lucro, fundou a companhia aérea Olympic Airways, se tornando o homem mais rico do mundo. Após diversas negociações com o governo grego, a empresa obteve privilégios para se tornar a linha aérea nacional da Grécia, mesmo sendo de propriedade privada.
Em 1959, Onassis iniciou um longo romance com a soprano grega Maria Callas. No ano seguinte, se divorciou de Athina. A artista chegou a encerrar sua carreira temporariamente para acompanhar o empresário. Até que o grego anunciou seu casamento comJacqueline Kennedy, viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, em 1968. Deprimida, Callas praticamente encerrou sua carreira naquele tempo.
A Olympic Airways sobrevivia com dificuldades, mas a família Onassis quis mantê-la. Com a morte de seu filho Alexander Onassisnum acidente aéreo em 1974, Aristóteles ficou extremamente abalado e decidiu vender a Olympic Airways para o governo grego.
MORTE
Os negócios com os petroleiros estavam bem, mas a saúde do milionário deteriorava. Onassis morreu em 15 de março de 1975 em Neuilly-sur-Seine, França, devido a complicações após uma cirurgia para tratar uma pneumonia, complicação de miastenia grave. Sua fortuna ficou com Christina Onassis, sua única filha. Ela se suicidou em Buenos Aires em 1988.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: