“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de mar. de 2009

REMBRANDT VAN RIJN - Arte Tumular -167- Westerkerk ,Amsterdam,Noord-Holland, Netherlands.



bandeira-holanda-imagem-animada-0007












ARTE TUMULAR
Foi sepultado em uma cova anônima em Westerkerk.
Um memorial em forma oval ricamente decorado em mármore branco com os dizeres: “Aqui é o túmulo de...” ,no interior da Igreja em Westerkerk
LOCAL: Westerkerk ,Amsterdam,Noord-Holland, Netherlands.
Fotos :dead-trek.com
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leiden, 15 de julho de 1606 – Amsterdã, 4 de outubrode 1669) foi um pintor e gravador holandês.
Morreu aos 63 anos de idade.
É considerado um dos maiores de sua arte em toda a história. Suas contribuições à artesurgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.

BIOGRAFIA
Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 (tradicionalmente) mas provavelmente em 1607 em Leiden, Países Baixos. Fontes conflitantes afirmam que sua família era formada por 7, 9, ou 10 filhos. Seu pai era moleiro, e sua mãe, filha de um padeiro. Quando criança ele teve aulas de latim e foi matriculado na Universidade de Leiden, embora desde cedo demonstrasse inclinação para a pintura. Pouco depois ele se tornou aprendiz do pintor histórico de Leiden, Jacob van Swanenburgh. Depois de um breve mas importante aprendizado com o famoso pintor Pieter Lastman em Amsterdan, Rembrandt abriu um estúdio em Leiden, dividindo-o com seu colega Jan Lievens. Em 1627, Rembrandt passou a aceitar alunos, entre eles Gerrit Dou.
Em 1629 Rembrandt foi descoberto pelo estadista e poeta Constantijn Huygens, pai de Christiaan Huygens (um famoso físico e matemático neerlandês), que conseguiu para Rembrandt importantes encomendas da corte de Hague. Como resultado desta conexão, o Príncipe Frederik Hendrik foi cliente de Rembrandt até 1646.

Em 1631, Rembrandt havia adquirido tal renome que recebia diversas encomendas de retratos em Amsterdan. Como conseqüência, ele se mudou para a casa de seu agente, Hendrick van Uylenburgh. Esta mudança eventualmente levaria, em 1634, ao casamento de Rembrandt com a prima de Hendricks, Saskia van Uylenburgh. Saskia vinha de uma família abastada (seu pai fora advogado e burgomestre de Leeuwarden). Quando Saskia, a filha caçula, se tornou órfã, passou a morar com sua irmã mais velha em Het Bildt. Saskia e Rembrandt se casaram na igreja local, sem a presença de seus parentes.

Em 1639, Rembrandt e Saskia mudaram-se para uma casa maior em Jodenbreestraat, um quarteirão judeu. Era nesta casa que Rembrandt frequentemente contratava seus vizinhos judeus como modelo para suas cenas do Velho Testamento. Embora vivessem confortavelmente, o casal sofreu vários reveses; seu filho Rumbartus morreu com dois meses de idade em 1635. Uma filha, Cornelia, morreu com três semanas em1638. Apenas o terceiro filho, Titus, nascido em 1641, sobreviveu até a idade adulta. Saskia faleceu em 1642, pouco depois do nascimento de Titus, provavelmente vítima de tuberculose.

No final da década de 1640, Rembrandt passou a se envolver com Hendrickje Stoffels, inicialmente empregada de sua casa. Em 1654 eles tiveram uma filha, Cornelia, levando à excomunhão de Hendrickje da Igreja Protestante Holandesa por "viver em pecado". Rembrandt não foi intimado a comparecer ao julgamento, pois não era membro da igreja.

Rembrandt vivia além de suas posses, comprando várias obras de arte, gravuras e raridades, o que provavelmente levou à sua bancarrota em 1656. Posteriormente, ele foi forçado a vender a maioria de suas obras, além de sua casa e sua máquina de impressão, mudando-se para um local mais modesto em Rozengracht. Lá, Hendrickje e Titus abriram uma loja de arte para ganhar a vida. Em 1661 Rembrandt foi contratado para completar uma série de pinturas para o recém-construído prédio da prefeitura, mas só pelo fato do artista que havia sido contratado originalmente falecer antes de concluir o trabalho.
Rembrandt sobreviveu a Hendrickje e Titus. Ele morreu pouco tempo depois de seu filho, em 4 de outubro de 1666 em Amsterdan, .

MORTE
Morreu em Amsterdã
Fonte : pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa : HRubiales

Nenhum comentário: