“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de fev. de 2023

JERRY LEE LEWIS - Arte tumular - 1748 - Herron Family Cemetery Clayton, Concordia Parish, Louisiana, EUA




Sepultamento inicial sem a lápide




ARTE TUMULAR
Lápide em granito natural de formato quadrado com o seu nome e datas gravados


Local:  Herron Family Cemetery Clayton, Concordia Parish, Louisiana, EUA 

             

Fotos: Findagrave

Descrição tumular: Helio  Rubiales

Jerry Lee Lewis
Lewis na década de 1950
Informação geral
Nome completoJerry Lee Lewis
Também conhecido(a) comoThe Killer
The German
Nascimento29 de setembro de 1935
Local de nascimentoFerridayLouisiana
Estados Unidos
Morte28 de outubro de 2022 (87 anos)
Local de morteDeSotoMississippi
Nacionalidadenorte-americano
Gênero(s)
Ocupação(ões)cantorcompositor e pianista
Instrumento(s)vocalpianoguitarra e violino
Período em atividade1954-2022
Gravadora(s)Sun RecordsMercury RecordsWarner Bros. RecordsMCA Records
Afiliação(ões)Elvis PresleyJohnny CashRoy OrbisonCarl PerkinsBruce Springsteen, Mickey Gilley e Linda Gail Lewis
Página oficialjerryleelewis.com

PERSONAGEM
Jerry Lee Lewis (Ferriday, 29 de setembro de 1935 – DeSoto, 28 de outubro de 2022) foi um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll, considerado um dos pioneiros do gênero. Foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1986. 
Morreu aos 87 anos.

SINOPSE
Em 2004, a revista Rolling Stone colocou-o em vigésimo quarto lugar no seu ranking dos cem melhores artistas de todos os tempos. Apelidado de The Killer, ele foi descrito como "o primeiro grande homem selvagem do rock n' roll e um dos pianistas mais influentes do século XX". Um pioneiro do rock and roll e do rockabilly, 

Lewis fez suas primeiras gravações em 1956. na Sun Records em Memphis, Tennessee. "Crazy Arms" vendeu 300 000 cópias no Sul, mas foi seu hit de 1957 "Whole Lotta Shakin' Goin' On" que levou Lewis à fama mundial. Ele seguiu isso com os grandes sucessos "Great Balls of Fire", "Breathless" e "High School Confidential". Sua carreira no rock and roll vacilou após seu casamento com Myra Gale Brown, sua prima de 13 anos. 

Sua popularidade rapidamente diminuiu após o escândalo e, com poucas exceções, como um cover de "What'd I Say", de Ray Charles, ele não teve muito sucesso nas paradas no início dos anos 1960. Suas performances ao vivo neste momento eram cada vez mais selvagens e enérgicas. Seu álbum ao vivo de 1964, Live at the Star Club, Hamburg, é considerado por muitos jornalistas de música e fãs em geral como um dos melhores e mais loucos álbuns de rock ao vivo de todos os tempos. Em 1968, Lewis fez uma transição para a música country e teve sucessos com músicas como "Another Place, Another Time". Isso reacendeu sua carreira e, ao longo do final dos anos 1960 e 1970, ele liderou regularmente as paradas country-western; ao longo de sua carreira de sete décadas, Lewis teve 30 músicas alcançando o Top 10 na Billboard Country and Western Chart. Seus hits country número 1 incluíram "To Make Love Sweeter for You", "There Must Be More to Love Than This", "Would You Take Another Chance on Me" e "Me and Bobby McGee". Os sucessos de Lewis continuaram ao longo das décadas e ele abraçou seu passado no rock and roll com músicas como um cover de "Chantilly Lace" de The Big Bopper e "Rockin' My Life Away" de Mack Vickery. 

No século 21, Lewis continuou a fazer turnês pelo mundo e lançou novos álbuns. Seu álbum de 2006 Last Man Standing foi seu lançamento mais vendido, com mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Isto foi seguido por Mean Old Man em 2010, outro de seus álbuns mais vendidos. Jerry Lee Lewis Lewis tem vários discos de ouro no rock e na música country. Ele ganhou quatro prêmios Grammy, e dois Grammy Hall of Fame Awards. Lewis foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1986 e sua contribuição pioneira para o gênero foi reconhecida pelo Rockabilly Hall of Fame. Ele também foi membro da classe inaugural introduzida no Hall da Fama da Música de Memphis. Ele foi introduzido no Country Music Hall of Fame em 2022. Em 1989, sua vida foi narrada no filme Great Balls of Fire, estrelado por Dennis Quaid. Em 2003, a Rolling Stone listou seu box set All Killer, No Filler: The Anthology no número 242 em sua lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". Em 2004, eles o classificaram em 24º lugar em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Lewis foi o último membro sobrevivente do Million Dollar Quartet da Sun Records e do álbum Class of '55, que também incluía Johnny Cash, Carl Perkins, Roy Orbison e Elvis Presley. O crítico de música Robert Christgau disse sobre Lewis: "Sua força, seu timing, seu poder vocal improvisado, seu inconfundível piano boogie e sua absoluta confiança em face do vazio fazem de Jerry Lee o rock and roll por excelência".

INÍCIO DA VIDA
Nascido em Ferriday, Luisiana, Jerry Lee Lewis tinha muito talento natural para o piano desde cedo. Apesar da pobreza, seus pais conseguiram um empréstimo para comprar um piano hipotecando a própria casa, e com um ano Jerry já desenvolvera seu próprio estilo de tocar. Assim como Elvis Presley, ele cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Em 1950, ele entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, mas foi expulso por má-conduta (como por exemplo tocar versões rock and roll dos cânticos da igreja). 

CARREIRA
Deixando a música religiosa para trás, ele tornou-se parte do recém-surgido movimento roll and rock, lançando sua primeira gravação em 1954. Lewis desenvolveu um som misto de rhythm and blues, boogie-woogie, gospel e country. Dois anos depois, no estúdio da Sun Records em Memphis, Tennessee, o produtor e engenheiro-de-som Jack Clement gravou com Lewis pelo selo enquanto seu dono, Sam Phillips, viajava para a Flórida. Como consequência, Lewis juntou-se a Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash na lista de astros que começaram sua carreira no Sun Studios na mesma época. 

 A primeira gravação de Lewis nos estúdios da Sun foi de sua distinta versão da balada country “Crazy Arms”. Em 1956, seu piano e o puro som rock de “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On” renderam-no fama internacional. Logo viria “Great Balls Of Fire”, seu maior sucesso. Vendo e ouvindo Jerry Lee Lewis tocar, Elvis disse que, se conseguisse tocar piano daquele jeito, não cantava nunca mais. 

DECRÍNIO
A turbulenta vida pessoal de Lewis era mantida em segredo do público até que, durante uma turnê britânica em 1958, a imprensa descobriu que a esposa do astro (então com 23 anos) era Myra Gale Brown, sua prima de segundo grau, de apenas 13 anos. A situação provocou um escândalo público e a turnê foi cancelada depois de apenas três shows. 

O escândalo seguiu Lewis para a casa na América e, como resultado, ele quase foi banido do cenário musical. Seu único sucesso durante a época foi uma versão de “What’d I Say”, de Ray Charles lançada em 1961. 

VIDA PESSOAL 
Lewis foi "casado" sete vezes, incluindo um casamento polêmico com sua prima em segundo grau. Lewis teve 6 filhos, Steven Alley Lewis, Jerry Lee Lewis Jr. Ronnie Guy Lewis, Phoebe Lewis, Lori Lee Lewis e Jerry Lee Lewis III. 

Quando adolescente, Lewis estudou no Southwest Bible Institute em Waxahachie, Texas, antes de ser expulso por ousar interpretar uma versão boogie-woogie de "My God Is Real". Durante o famoso Million Dollar Quartetjam envolvendo Lewis, Elvis Presley e Johnny Cash, eles tocaram várias canções gospel. O biógrafo de Lewis, Rick Bragg, explica que parte da razão pela qual a gravação apresenta apenas Lewis e Elvis cantando é porque "apenas Elvis e Jerry Lee foram criados na Assembleia de Deus", e Johnny e Carl realmente não conheciam as palavras ... eles eram batistas, Lewis disse, e, portanto, privados. 

Enquanto celebrava seu quadragésimo-primeiro aniversário em 1976, Lewis baleou acidentalmente seu baixista Butch Owens na barriga. Pensando que a arma estava descarregada, ele a apontou para o colega de brincadeira e apertou o gatilho. Owens milagrosamente sobreviveu. Poucas semanas depois, em 23 de novembro, Lewis foi preso novamente por um incidente com armas, desta vez na mansão de Elvis Presley em Graceland. Lewis fora convidado por Presley, mas os seguranças não sabiam da visita. Quando questionado por eles o que fazia na frente do portão, Lewis mostrou uma arma e disse brincando que estava ali para matar Elvis. 

No documentário de 1990 The Jerry Lee Lewis Story , Lewis disse ao entrevistador: "A Bíblia nem mesmo fala de religião. Nenhuma palavra de religião está na Bíblia. Santificação! Você é santificado? Você foi salvo? Veja, Fui um bom pregador, conheço minha Bíblia? Estou carente da glória de Deus". 

A música gospel foi um grampo de seu repertório de execução. Depois de uma série de álbuns country de sucesso, ele decidiu gravar um álbum gospel pela primeira vez em 1970. 

PROBLEMAS DE SAÚDE E MORTE
Em 28 de fevereiro de 2019, Lewis sofreu um grande derrame em Memphis. Ele se recuperou totalmente, mas teve que cancelar as próximas aparições. Lewis morreu em 28 de outubro de 2022, aos 87 anos de idade, no condado de DeSoto.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: